Mais da metade dos brasileiros nunca praticou esportes, segundo estudo Apenas 37% declararam ter realizado atividade física entre 2014 e 2015 gplus
   

Mais da metade dos brasileiros nunca praticou esportes, segundo estudo

Apenas 37% declararam ter realizado atividade física entre 2014 e 2015

Confira Também

Apesar de ter sediado uma Copa do Mundo e uma Olimpíada Internacional em um intervalo de dois anos (2014 e 2016, respectivamente), o Brasil não evoluiu muito no quesito “prática esportiva” entre seus habitantes. Ao menos, é o que revela uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE: apenas 37,9% dos brasileiros declararam ter praticado um esporte ou feito uma atividade física entre os anos de 2014 e 2015. 

Em números, a pesquisa por amostragem consultou mais de 70 mil pessoas com idades entre 15 e 70 anos, entre todos os estados brasileiros, de setembro de 2014 à setembro de 2015. Os números finais se mostraram preocupantes: cerca de 100 milhões de brasileiros admitiram ser totalmente sedentários.  

Na análise por sexo, as mulheres se revelaram menos ativas: 66,6% declararam não ter feito esporte ou atividade física no período, contra 57,3% dos homens. O Distrito Federal foi o estado com maior número de pessoas ativas (50,4%), com o Alagoas no extremo oposto – apenas 29,4%. 

Pelo lado positivo, o esporte preferido respondido pelos participantes da pesquisa foi o futebol. No entanto, a maioria, formada por homens, admitiu praticar a modalidade apenas uma vez por semana. O dado vai contra a recomendação da Organização Mundial da Saúde de pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico semanal. Entre as atividades físicas, caminhada e academia foram os mais citados, depois do futebol.  

Entre os adultos, o principal motivo para a não realização de atividades ou práticas esportivas foi a “falta de tempo”. Já entre os jovens, a razão foi desinteresse, o que mostra claramente a falta incentivos nos colégios e universidades brasileiras. 

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, cerca de 91,3 milhões de brasileiros, isto é, mais da metade, nunca praticaram algum esporte na vida.


Nathalia Marques