8 mitos e verdades sobre o esperma Alvo de curiosidade e muito tabu, o sêmen acumulou algumas dúvidas ao longo do tempo gplus
   

8 mitos e verdades sobre o esperma

Alvo de curiosidade e muito tabu, o sêmen acumulou algumas dúvidas ao longo do tempo

Confira Também

Dentro do “mundo da sexualidade” existem muitíssimos mitos e verdades. Em relação ao sêmen, por exemplo, o fato de engolir, irritar a garganta ou fazer bem para pele estão entre as inúmeras dúvidas que rondam a cabeça de muitos homens e mulheres.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos algumas mulheres têm se tornado adeptas da sementerapia: prática onde usam a ingestão do sêmen como forma de medicina alternativa. Muitos médicos condenam a prática, outros a apóiam dizendo que a ingestão do esperma traz benefícios à saúde. 

Ficou curioso para saber mais sobre outros possíveis efeitos do esperma – e se são reais ou não? Então confira alguns dos maiores mitos e verdades sobre o sêmen que costumamos ouvir por aí.

É TÓXICO SE FOR ENGOLIR?
FALSO. O sêmen não contém nenhum agente que pode ser prejudicial para a saúde. Pelo contrário, engolir esperma e considerado altamente nutritivo por alguns médicos, já que é constituído de ácido asórbico cítrico e táctico, frutose, potássio, magnésio, zinco e vitaminas B12, E e C, e sua deglutição faz muito bem à saúde. Entretanto, não devemos o considerar como um alimento (óbvio).

O SÊMEN É BOM PARA A PELE
VERDADEIRO. É verdade que este fluído é bom para a saúde da pele, fazendo com que ela fique mais hidratada e nutrida. Na verdade, existem alguns produtos cosméticos que usam o sêmen como componente, mas, sua presença no mercado é muito baixa. O motivo de ser bom para a pele é que conta com alguns minerais como o sódio, cálcio, zinco, fósforo ou potássio que podem ajudar a melhorar a saúde da pele conferindo nutrientes interessantes. Além disso, o sêmen é rico em proteínas com propriedades antioxidantes e adstringentes que fazem com que a cútis fique muito mais protegida com o passar do tempo, combatendo os radicais livres.

QUANDO INGERIDO, IRRITA A GARGANTA
VERDADEIRO. Isso acontece porque ele se acomoda durante um tempo na garganta. Afinal, teoricamente, ele deveria se acomodar no óvulo da mulher e não em uma garganta. 

DSTS PODEM SER TRANSMITIDAS PELO ESPERMA
VERDADEIRO. Parece óbvio, mas ainda tem gente que tem dúvida: HIV, clamídia, gonorréia, herpes, HPV, entre outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis, são passadas através do contato com fluídos corporais.

O ESPERMA É SUJO
MITO. Muitas pessoas, principalmente algumas mulheres, pensam que o esperma pode conter sujeiras ou vestígios de urina, devido à proximidade do canal urológico. Apesar de tanto a urina quanto o esperma saírem pelo mesmo lugar, eles não contêm impurezas que possam fazer mal à saúde.

A MULHER PODE ENGRAVIDAR SE ENGOLIR ESPERMA
MITO. Não há o menor risco de uma mulher engravidar caso engula sêmen. O que entra boca segue até o estômago, logo, não tem como um feto ser gerado lá.

ESPERMA TEM GOSTO RUIM
DEPENDE. Se a sua parceira reclama que o seu esperma tem gosto ruim, é melhor rever a sua alimentação, meu amigo. Isso porque o gosto do esperma varia de acordo com a alimentação (boa ou ruim) do parceiro.

SÊMEN ENGORDA
FALSO. O sêmen não engorda porque a quantidade de calorias que se ingere com uma ejaculação é tão pequena que nem sequer faz diferença ao organismo. Menos de 1 caloria é o que nos confere o sêmen e, dependendo da quantidade que o homem ejacule, este dado pode variar e ser muito menor. Portanto, avise a sua companheira: sêmen não engorda.


Nathalia Marques