O melhor sono é o da terça-feira à noite Segundo estudo, uma das possíveis razões está no fato de o fim de semana normalmente ser mais sonolento gplus
   

O melhor sono é o da terça-feira à noite

Segundo estudo, uma das possíveis razões está no fato de o fim de semana normalmente ser mais sonolento

Confira Também

A semana mal começou e você já se sente cansado com as 1001 tarefas que precisa fazer? Normal. A segunda-feira costuma ser um dia muito estressante para a maioria das pessoas. Mas uma pesquisa britânica feita recentemente aponta que a semana pode ficar bem melhor depois do segundo dia. 

O estudo, realizado com mais de 5 mil homens e mulheres, e publicado no jornal Daily Mail, revelou que as noites de terça-feira são mais revigorantes que os outros dias da semana, embora tenhamos sonos mais longos aos finais de semana.

O motivo não foi esclarecido no estudo, mas alguns especialistas levantam algumas hipóteses: “No fim de semana, dorme-se mais horas, mas o álcool e outros exageros, como comidas gordurosas, prejudicam o ciclo normal de sono”, sugere o neurologista Carlos Alejandro, após a divulgação do estudo. “Outro motivo é que, na terça-feira, você ainda não pegou o embalo da semana. Está relaxado de domingo”, afirma Alejandro. 

Segundo o Dr. Gunther Kissmann, responsável pela Comissão do Sono da Sociedade de Pneumologia e Tisologia do Rio de Janeiro, o fator psicológico também poderia influenciar na ideia de sono mais revigorante. “A percepção do sono pode ser alterada em relação à realidade, já que a expectativa de dormir melhor durante o fim de semana é muito alta”, afirma. “É difícil prever um dia da semana em que se pode descansar mais, já que, nos dias úteis, tendemos a dormir menos devido aos compromissos profissionais”, conclui o médico.

JÁ AS MULHERES...

A pesquisa ainda afirma que as mulheres costumam dormir mais que homens (cerca de 7 horas a mais que eles), embora seja menos reparador. 

“O sono da mulher costuma ser mais superficial, já que elas acordam muitas vezes durante a noite”, afirma Kissmann. De acordo com o profissional, a preocupação com o núcleo familiar e o trabalho deixa o sono feminino mais leve. 


Nathalia Marques