7 maneiras de se exercitar no local de trabalho Não culpe a cadeira por sua forma física. Fuja do sedentarismo enquanto trabalha gplus
   

7 maneiras de se exercitar no local de trabalho

Não culpe a cadeira por sua forma física. Fuja do sedentarismo enquanto trabalha

Confira Também

O Brasil é um dos países mais preguiçosos do mundo. Segundo um estudo feito pelo Ministério do Esporte, cerca de 67 milhões de brasileiros são sedentários. Uma das explicações para esse fenômeno é o fato de que temos que trabalhar durante boa parte do dia, o que inevitavelmente nos deixa sem muito tempo para uma corridinha no parque ou uma passada na academia. 

Ao jornal britânico BBC, o diretor de medicina esportiva do University College Hospital de Londres, Mike Loosemore, disse: “Em comparação com há 100 anos, nosso nível de atividade diária é bem menor. O trabalho manual vem sendo reduzido continuamente. Mesmo se você precisar construir uma estrada, fará isso sentado em um trator"

Claro que nem todas as profissões deixam a atividade física de lado. Pedreiros e garçons podem se gabar por estarem sempre em movimento enquanto trabalham. Porém, infelizmente, nem todos possuem esse privilégio. Muitos homens passam horas e horas sentados em frente ao computador, o que só agrava ainda mais os riscos de ter uma vida sedentária. Obesidade, infarto, distúrbios psicológicos e até alguns tipos de câncer são problemas que podem ser desenvolvidos pelo “efeito cadeira”. Para evitar esses malefícios, uma boa saída pode ser se exercitar no trabalho (mas, tem que ser discretamente para o chefe não ver). Confira sete maneiras de fazer mais atividade física no trabalho.

Suba escadas
A não ser que o escritório em que  você trabalhe fique no 26º andar, procure usar as escadas em vez de pegar o elevador. Isso pode ajudar a emagrecer, fortalece os músculos das pernas e deixa os glúteos mais avantajados – para que malhar os glúteos? Pergunte para uma mulher se ela prefere um homem com ou sem bunda.

Aperte, aperte, aperte
Enquanto você lê relatórios atrás de relatórios, aperte hand grips. Eles são bem baratos. Usá-los é uma tarefa simples, discreta, e ainda ajuda a fortalecer a musculatura do antebraço.

Suporte o peso de suas pernas
Sentado na cadeira, mantenha suas pernas fixas no ar. É importante deixá-las estendidas para pegar mais o quadríceps. Fique nessa posição até suas pernas não suportarem mais.

Segure a garrafa com as pernas
Apoie paralelamente os dois pés no chão. Posteriormente, coloque uma garrafa entre os joelhos e pressione ao máximo. Esse movimento exercitará os músculos adutores, ou seja, a parte interna da coxa. 

Força nos abdutores
Agora que você já treinou a parte interna da coxa, é hora de malhar a parte externa. Sente-se de forma que suas coxas entrem em contato com o braço da cadeira. Tente abrir suas pernas o máximo possível. Só tome cuidado para não acabar quebrando a cadeira e ter que ressarcir o prejuízo!

Abdominal (quase) estático
De tão discreto que esse exercício é, dá para fazê-lo mesmo que você esteja em uma reunião. Com a coluna reta e as pernas paralelas, contraia o abdômen como se tentasse encostar o umbigo nas costas. Mantenha a contração o máximo que conseguir.

Panturrilhas torneadas
Você já deve ter ouvido falar que a panturrilha é o segundo coração, já que ela contribui para a circulação sanguínea. Então, exercitá-la é muito importante. Quando ninguém estiver vendo, levante-se e eleve seu corpo somente com as forças das panturrilhas (como se você quisesse pegar algo que está muito alto). Faça isso por algumas vezes. Porém, caso você esteja no campo de visão do seu chefe, apenas mantenha os calcanhares elevados – assim ele não lhe achará um louco e você manterá o emprego.


Guilherme de Souza Guilherme