Sapatos de verão: como manter o estilo e o conforto com eles Modelos para a temporada prometem refrescar os pés e trazer conforto sem que você descuide do estilo gplus
   

Sapatos de verão: como manter o estilo e o conforto com eles

Modelos para a temporada prometem refrescar os pés e trazer conforto sem que você descuide do estilo

Confira Também

O verão está aí, batendo à porta. E com ele, a vontade de calçar sandálias (ou chinelos, no popular) e ficar bem à vontade de um lado para o outro por aí. Uma pena que o fim de semana seja curto e nos demais dias você tenha que usar calça comprida, meias, sapatos fechados... Será mesmo?

O.K., nem toda empresa permite que você vá trabalhar de bermuda (seu sonho), mas pelo menos com sapatos dá para ser diferente. Isso porque há uma boa oferta de modelos próprios para as temporadas mais quentes que prometem “refrescar” os pés sem que você descuide do estilo, seja durante os dias de trabalho ou na folga do fim de semana. Outros sapatos mais convencionais podem ainda ser usados sem meia, o que é um alívio também e traz uma leveza ao visual do homem. 

Os mocassins e os modelos estilo dockside e drivers são as grandes estrelas para os dias quentes. De maneira geral, para usar um deles com calça você precisa, antes de tudo, ficar de olho no comprimento da barra. Calças muito compridas não dão bom caimento com mocassins e docksides. A mesma regra vale para as barras muito largas. O ideal é que a barra seja mais justa e esteja na altura do tornozelo ou que você as dobre para obter esse efeito – conhecido como “mankle”, nome da tendência que é uma junção de duas palavras do inglês: man (homem) e ankle (tornozelo).

Mocassins ficam muito bem com calças de alfaiataria, de sarja ou jeans. Alguns modelos pendem para o social (você talvez já tenha até um em casa), possuem bico mais fino e estão disponíveis nas cores marrom ou preto, sem grandes variações. A dica é usá-los sem meia – exceto se você tiver de vestir terno formal, ok? Fica um visual mais despojado, leve e estiloso. 

Para quem gosta de modelos esportivos, a dica é variar nas cores. Há mocassins, drivers e docksides de cores variadas, alguns deles até combinando mais de uma num mesmo calçado. Usar esses tipos de sapatos com calças jeans e de sarja – SEMPRE SEM MEIAS – dá um “up” no estilo de qualquer homem. Esses calçados são leves, macios e trazem ainda uma sensação de frescor durante todo o dia. E podem ser usados, também, com bermudas na hora de folga. 

Os sapatênis, por conta de seu estilo despojado, também são ótima pedida para os dias mais quentes. Alguns modelos em tons de marrom, cinza e azul, por exemplo, podem ser usados sem grandes dramas com calças de alfaiataria e de sarja. Mas a “praia” dos sapatênis são mesmo as calças jeans. 

Por fim, falando agora das suas horas de folga e lazer, se você tem a possibilidade de andar de chinelos ou sandálias, vale apostar num modelo um pouco mais refinado, em tons de couro, nobuck ou preto, para usar com calças também.