Rock é o gênero favorito dos brasileiros Segundo pesquisa, cerca de 25% dos brasileiros tem rock, rock alternativo ou indie rock como gênero favorito gplus
   

Rock é o gênero favorito dos brasileiros

Segundo pesquisa, cerca de 25% dos brasileiros tem rock, rock alternativo ou indie rock como gênero favorito

Confira Também

É bastante comum, em shows e eventos culturais, ouvirmos dos artistas que os fãs brasileiros são especialmente queridos. E não é à toa: quase um quarto dos brasileiros tem o rock como estilo de música favorito, ao menos é o que diz uma pesquisa feita pelo StubHub, maior plataforma de intercâmbio de ingressos do mundo.

A empresa, que entrevistou 400 brasileiros com o intuito de compreender um pouco mais sobre o comportamento de quem vai a shows por aqui, ainda concluiu que 88% das pessoas sentem um impacto significativo em seu estado de ânimo após ir a um show, alegando que o evento os deixa mais felizes, satisfeitos e eufóricos.

De acordo com os dados, depois do rock (25%), o pop aparece em segundo lugar, com 22% dos votos, seguido pela música eletrônica, preferência de 15% do público. "Sabemos que o final do ano é um período muito importante para o público brasileiro, ansioso para a chegada das férias, das festas e do verão. O nosso objetivo foi o de entender o impacto desse período no ânimo geral e, consequentemente, no contexto cultural – se as pessoas se sentem mais ou menos motivadas e dispostas a frequentar shows e festivais", disse Natalia Sepulveda, Gerente de Comunicação do StubHub. Entre os seus achados, ela revela algumas curiosidades sobre o consumo de eventos musicais entre os brasileiros:

Existem muitos critérios que podem nos levar a investir tempo, dinheiro e energia em um show e não em outro, mas ser fã do artista é definitivamente o fator de maior peso, conforme apontam 46% dos brasileiros. Apesar disso, 29% alegam estar dispostos a investir em shows de seu gênero musical favorito, ainda que não sejam fãs do artista, "Um dado bastante curioso em uma época em que as diferenças entre os gêneros musicais estão cada vez mais sutis e em que vemos artistas com muita coragem para experimentar", afirma Natalia.

A pesquisa ainda revela que a maior motivação dos fãs brasileiros para ir a shows é a oportunidade de viver uma experiência inesquecível – motivo assinalado por 43% do público, mais do que a expectativa de ver um artista de sua preferência ou uma desculpa para ver amigos e socializar.

Eles ainda revelaram os nomes das bandas e cantores mais aguardados pelos brasileiros nos próximos meses. Na liderança, está U2, que faz quatro shows em São Paulo em outubro. Em seguida, aparecem Paul McCartney, Coldplay, Bruno Mars, John Mayer, Green Day, Bon Jovi, Maroon 5 e Aerosmith. 


Nathalia Marques