9 Curiosidades sobre o Hard Rock Café Descubra detalhes pouco populares sobre a rede de restaurantes mais descolada da história, presente em 59 países ao redor do mundo gplus
   

9 Curiosidades sobre o Hard Rock Café

Descubra detalhes pouco populares sobre a rede de restaurantes mais descolada da história, presente em 59 países ao redor do mundo

Confira Também

Seja em Baltimore ou Budapeste, quando você ver aquela enorme guitarra em neon, já vai saber exatamente o que significa: hambúrgueres, cerveja e pelo menos uma jaqueta que pertenceu a George Harrison. Anos de rock depois, o Hard Rock Café ganhou o mundo com sua combinação única de comida e devoção musical, e obviamente hoje coleciona algumas histórias bem malucas em sua trajetória. Veja a seguir algumas delas:

1. A primeira loja foi aberta numa antiga concessionária da Rolls-Royce
O Hard Rock Café entrou em cena em Londres no ano de 1971. Foi o trabalho dos parceiros Isaac Tigrett e Peter Morton, dois norte-americanos expatriados que queriam um lugar onde pudessem comer um hambúrguer americano de qualidade. Eles conseguiram financiar em seis meses um espaço que antes tinha servido de concessionária para a Rolls-Royce, um carro que raramente apareceu nos clássicos do rock.

2. O pai do co-fundador construiu um império vendendo patinhos de borracha
O pai de Tigrett era um cara bastante descolado a sua própria maneira – ele era amigo de Isaac Hayes e Al Gore, escreveu um livro e serviu a Marinha norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, o ponto mais notável de sua carreira é que ele comprou a patente do famoso pato de borracha Glub-Glub por US$ 800 no início dos anos 1950. Ao todo ele vendeu 22 milhões deles, provando que sempre há grana em brinquedos baratos de escritório.

3. O logo foi desenhado por um gênio da arte musical icônica
Para fazer o logo simples do Hard Rock, os caras contrataram Alan Aldridge, uma verdadeira lenda da ilustração artística. Ele desenhou para os Beatles, produziu um montão de capas para a Penguin Books que eram a maior viagem, e até uma para um álbum do Elton John, entre outros trabalhos. Tigrett e Morton escalaram o cara para criar o emblema da marca, que foi inspirado no ornamento de capô de um antigo Chevrolet. Ao contrário da maior parte do trabalho de Aldridge, o logo final trazia um número extremamente baixo de olhos, corações, caveiras e cores fluorescentes.

4. Paul McCartney & Wings foi o primeiro grupo a se apresentar no Hard Rock Café  
Shows ao vivo não podem faltar hoje no Hard Rock Café, mas nos primeiros dois anos do negócio o restaurante era tragicamente desprovido de amplificadores. Isso mudou em 1973, quando Paul McCartney & Wings se prontificaram a fazer o primeiro concerto da casa como aquecimento para uma turnê pelo Reino Unido. Infelizmente, não foi possível confirmar se na época o restaurante já servia suas Jumbo Wings; mas comer asinhas de frango enquanto assistia os wings deve ter sido alucinante!

5. O futebol impulsionou sua marca  
Assim como a penicilina, o império de camisetas do Hard Rock Café começou completamente por acidente. Tigrett e Morton decidiram patrocinar um time de futebol local em 1974, e naturalmente os jogadores passaram a usar camisetas com o logo do restaurante nelas. Mas como havia algumas camisetas extras, eles as retornaram para o café. Tigrett e Morton então repassaram as peças para alguns fregueses assíduos, que ficaram malucos com o material. A demanda cresceu tão rápido que os caras tiveram que abrir uma seção exclusiva só pra vender as peças. Graças ao futebol é que você tem aquela camiseta do Hard Rock que comprou na sua última viagem a Miami.

6. Carole King compôs uma canção sobre eles 
Não demorou muito até que o restaurante da marca em Londres começasse a ser frequentado por músicos de alto nível, incluindo Carole King. Ela chegou a canalizar seu amor pelo lugar na faixa “Hard Rock Café”, lançada em seu álbum Simple Things, de 1977. De acordo com sua própria letra, o Hard Rock original era repleto de “boa companhia” e “TV colorida”. 

7. Eric Clapton doou a primeira peça de memoriabilia
Um dia, um certo guitarrista chamado Eric Clapton começou a frequentar o Hard Rock Café. Um dia ele pediu a Tigrett pra pendurar sua guitarra perto do seu banco favorito do bar para “marcar seu lugar” – e a notícia correu rápido. Apenas uma semana depois, Pete Townshend enviou uma de suas guitas prediletas com a mensagem, “a minha é tão boa quanto a dele! Com amor, Pete”. Foi assim que nasceu a coleção de souvenires do Hard Rock – e a rivalidade entre Clapton e Townshend.

8. Eles arremataram bens de Michael Jackson, Madonna e Hendrix num leilão de 1986
Sim, as guitarras de Clapton e Townshend são demais, porém o lugar se tornou um legítimo museu quando os administradores fizeram a limpa no leilão de Sotheby nos anos 80. O lote de preciosidades trazia o vestido de casamento de “Like a Virgin” de Madonna, os óculos de John Lennon, a guitarra Flying V de Jimi Hendrix e a jaqueta vermelha que Michael Jackson usou em “Beat It”. Além dos diversos anuários escolares e calças boca de sino, o museu Hard Rock foi agregando mais de 74 mil peças de famosos do showbiz. Moral da história: não tente disputar com o pessoal do Hard Rock em leilões.

9. A primeira garçonete virou embaixadora internacional
Em vez de usar uma guitarra gigante quebrada como mascote, o Hard Rock escolheu sua primeira garçonete. Rita Gilligan está com a empresa há mais de quatro décadas – Tigrett e Morton a contrataram enquanto ela trabalhava num lugar bem mais luxuoso em 1971 – e hoje ela trabalha viajando o mundo como representante dos interesses do Hard Rock Café. Um irlandesa encantadora, ela é amiga até da Rainha da Inglaterra.


Danilo Barba