VCNOAREA: Para mim, Renato Russo é o maior músico brasileiro A profundidade de suas letras e sua capacidade de interpretar o mundo e torná-lo belo são alguns dos motivos gplus
   

VCNOAREA: Para mim, Renato Russo é o maior músico brasileiro

A profundidade de suas letras e sua capacidade de interpretar o mundo e torná-lo belo são alguns dos motivos

Confira Também

* Aislandio Miranda, especial para o AreaH

Em 11 de outubro de 1996, perdíamos o maior poeta que o rock brasileiro produziu: Renato Manfredini Júnior ou, simplesmente, Renato Russo. Uma data que muitos da minha geração não gostariam de estar lembrando. 

Acho que muitos nesse momento irão questionar e dirão que tivemos outros como Cazuza, Tim Maia, Raul Seixas - e não discordo -, mas acho que nenhum deles teve a expressão musical que o Renato criou em sua época, com letras fortes, questionadoras e que após vinte anos da sua morte parecem ser tão atuais.

Quem ouve, por exemplo, que “País é Esse” ou “Geração Coca-Cola” pela primeira vez acha que foram escritas na semana passada, de tão atuais que são, correto?

Mas aí me veio uma dúvida: será que o Renato era um Messias que conseguia ver o futuro, ou o Brasil - que se acha tão desenvolvido - ficou parado no tempo com a mesma podridão na política, na educação, na saúde...? Afinal, que país é esse?

Mas vamos falar das obras do Manfredini... 

Quem nunca se emocionou ao ouvir “Pais e Filhos”, se colocou no meio daquele conflito e se identificou com um dos personagens? Quantos filhos e pais não se reconciliaram depois de ouvi-la? 

Quem nunca se imaginou em um romance igual ao do Eduardo e Mônica?
 
Quem nunca esteve em uma roda de amigos tocando violão, ou naquela “festa estranha com gente esquisita”, ou preferiu de tarde ir à praia e ver se o vento estaria forte? 

Quem nunca se identificou com “Química” por preferir “educação sexual” a matemática, química e física? 

Quem nunca se imaginou em umas das letras do Renato? 

Quem nunca? 

São tantas canções que tocam nossa alma e transbordam nosso coração de alegrias e boas lembranças que até nos emocionam, afinal, tenho certeza de que algumas das músicas dele já fizeram parte de algum momento especial da sua vida. 

E mais, tenho certeza que você está nesse momento se lembrando ou cantarolando alguma enquanto lê.

Renato tinha uma forma especial de escrever que permite o ouvinte se transportar para a história de cada uma de suas músicas e imaginá-las em nossas vidas. Ele conseguia transformar o cotidiano em belas canções, transformar as coisas simples ao seu redor em memoráveis. 

Nossa, como eu gostaria de ser amigo desse cara e fazer parte das músicas dele... 

Por esses motivos acho a obra do Renato incomparável. Por ela se manter tão atual ao longo dos anos, de sobreviver ao mar de lixo fonográfico jogado todos os dias através das ondas do rádio e da TV, do lixo virtual que circula na rede. 

Somos sobreviventes e carentes de coisas boas e Renato, tão brasileiro, alivia essa dor. Afinal, para um país que não valoriza seus verdadeiros artistas e se contenta com tão pouco, a obra de Russo está aí para confirmar que existem coisas audíveis. 

Mesmo com tanto enlatados jogados pela mídia garganta abaixo, há quem resista e aprecie boa música. A “modinha” passa, mas a obra sobrevive ao tempo e é passado de geração a geração.

De pais para filhos.

(*) Aislandio Miranda tem 37 anos e é formado em Marketing. Atualmente trabalha como editor de vídeos.



#VCNOAREA
Você também pode escrever para o AreaH como nosso convidado especial, pois acreditamos que TODO HOMEM TEM ALGO A DIZER. Basta encaminhar um texto seu sobre temas que interessam ao homem para o e-mail vcnoarea@areah.com.br. Toda semana, nossa equipe seleciona um post de leitor para publicar no site e compartilhar em nossas redes sociais. Veja mais detalhes aqui