Pare de lavar a louça! Democracia não funciona? Estudo norueguês revela que casais que dividem tarefas domésticas têm mais chances de se separar gplus
   

Pare de lavar a louça!

Democracia não funciona? Estudo norueguês revela que casais que dividem tarefas domésticas têm mais chances de se separar

Confira Também

Isso poderá soar como um “tapa na cara da igualdade dos sexos”, porém uma recente pesquisa realizada na Noruega descobriu que casais que dividem o trabalho de casa de forma igualitária tem 50% mais chances de se divorciar do que aqueles em que a mulher é responsável pela maioria das tarefas domésticas. 

“Percebemos que repartir a responsabilidade dos serviços do lar não necessariamente contribui para a satisfação”, disse Thomans Hansen, co-autor do estudo intitulado “Igualdade no Lar”.
 
“Alguns podem pensar que as separações ocorrem mais em família com menos igualdade dentro de casa, no entanto as estatísticas mostram o contrário”, acrescentou ele. Segundo hansen, os resultados mostram que quanto mais o homem mostra serviço em casa, maior a probabilidade de se divorciar.
  
Os pesquisadores descobriram que a correlação provavelmente tem algo a ver com o poder dos casais modernos, em que geralmente a mulher possui um nível educacional e financeiro superior -- o que facilita as coisas na hora “de puxar o carro”. Além disso, o fato de estabelecer “regras muito claras sobre quem será responsável por quais tarefas” torna mais fácil identificar quando um dos parceiros está pisando na bola.  
 
Em cada dez norueguesas, sete ainda cuidam de boa parte das tarefas domésticas e afirma estar contentes com a situação. De acordo com o professor de sociologia da Universidade de Canterbury, Dr. Frank Furedi, isso realmente pode fazer sentido. “Essas pessoas são extremamente precavidas e querem garantir que tudo seja formal, garantido e contratual. Isso contribui para um relacionamento pesado”. 

Mas se você pensa que em lares onde os homens é que esquentam a barriga no fogão as mulheres são mais felizes, está enganado! A pesquisa mostrou que elas mal se importam com o que a gente faz dentro de casa -- somos nós que nos satisfazemos com a atitude!

E como alguém pode ficar feliz em passar roupas, aspirar tapetes empoeirados e por o lixo pra fora? Bem, segundo especialistas, isso se deve, em parte, a um menor sentimento de culpa -- enquanto o principal motivo residiria no secreto aprendizado masculino de uma vida mansa.