Mulheres têm mais tendência a perder interesse sexual no parceiro Segundo estudo, a falta de diálogo leva muitas mulheres a perder o interesse sexual pelo parceiro gplus
   

Mulheres têm mais tendência a perder interesse sexual no parceiro

Segundo estudo, a falta de diálogo leva muitas mulheres a perder o interesse sexual pelo parceiro

Confira Também

Mulheres e homens tendem a perder o interesse sexual nos parceiros após anos de relação. No entanto, amigo, a má notícia é que elas lidam com essa realidade duas vezes mais rápido do que indivíduos do gênero masculino, ao menos foi o que revelou um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ), o principal periódico médico do Reino Unido.

De acordo com a professora Cynthia Graham, do Centro de Pesquisa em Saúde Sexual da Universidade de Southampton e uma das autoras da pesquisa, a qualidade, a duração do relacionamento e a comunicação entre parceiros são importantes para evitar esse desinteresse físico, especialmente para as mulheres. "Nossas descobertas mostram a importância do contexto da relação para entender o baixo interesse sexual tanto para homens quanto mulheres", afirma Cynthia.

O estudo concluiu que, em geral, as pessoas que sempre encontram facilidade para conversar sobre sexo com seus parceiros são menos propensas a reportar falta de interesse – e consequentemente lidar com ela. "Isso evidencia a necessidade de avaliar e — se necessário — tratar os problemas do interesse sexual de uma forma holística da relação, bem como de modo específico por gênero", diz a especialista.

A co-autora do estudo e médica Kirstin Mitchell, da Unidade de Ciências de Saúde Pública e Social, da Universidade de Glasgow, ainda frisa a importância de não limitar a educação sexual às consequências adversas do sexo e de como preveni-las: "As descobertas sobre a forte associação entre comunicação aberta sobre sexo e uma reduzida probabilidade de problemas de interesse sexual enfatizam a importância de providenciar uma ampla educação sexual em casais", esclarece ela.

O estudo também revelou outros elementos ligados ao baixo interesse sexual em homens e mulheres, como o diagnóstico uma doença sexualmente transmissível, vivenciar uma experiência sexual contra a vontade, problemas na saúde física e emocional e a sensação de não estar emocionalmente próximo do parceiro durante o sexo.

Especialmente entre as mulheres, entre os fatores que mais contribuem para a “broxada” na relação são a existência de crianças com menos de 5 anos de idade em casa, diferenças de gostos com o parceiro e ter feito sexo com três ou mais parceiros no último ano.

A pesquisa entrevistou mais de 7 mil mulheres e 5 mil homens com idades entre 16 e 74 anos que afirmaram ter tido ao menos um parceiro no último ano. No geral, 34% das mulheres e 15% dos homens reportaram perda de interesse sexual. Dessa amostra, 62% das mulheres e 53% dos homens relataram que se sentem angustiados por isso.

O estudo é resultado de um trabalho de pesquisadores da Universidade College London, da London School of Hygiene & Tropical Medicine, e a NatCen Social Research. A iniciativa foi do Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido e do Wellcome Trust, com apoio do Conselho de Pesquisa Econômico e Social e do Departamento de Saúde.


Nathalia Marques