9 lições que todo homem deve aprender com Homer Simpson Apesar de servir de exemplo para tudo o que um homem NÃO deve ser e fazer, Homer Simpson ainda pode transmitir algumas boas lições gplus
   

9 lições que todo homem deve aprender com Homer Simpson

Apesar de servir de exemplo para tudo o que um homem NÃO deve ser e fazer, Homer Simpson ainda pode transmitir algumas boas lições

Confira Também

Ao longo de suas 28 temporadas, a família Simpson e todos que fazem parte do universo da série de Matt Groening tiveram grandes momentos na TV. Porém, nenhum outro personagem, entre tantos outros criados durantes estes 30 anos de histórias, fez tanto sucesso entre o público quanto o engraçadíssimo Homer Simpson, considerado por muitos como o principal - ainda que muitos outros ganhem foco em alguns episódios. 

Não que Homer seja lá tudo isso - afinal, o personagem serve como uma crítica ao modo de vida americano moderno -, porém, debaixo do homem gordo, preguiçoso e pouco inteligente que vemos se meter em situações cômicas a cada novo episódio, existe um pai de família preocupado, um marido amoroso e um amigo prestativo que serve de inspiração a todo homem.

Confira alguns motivos para todo homem tirar algumas lições de vida da jornada desse personagem tão icônico.

#1 TODO HOMEM POSSUI HABILIDADES, ENTÃO CURTA AS SUAS
Uma habilidade que Homer sempre apresentou durante toda a série é seu talento musical. Ele já tocou guitarra, piano, bateria e até mesmo fez sucesso como cantor (inclusive de ópera, mas só quando estava deitado) e letrista. Fez parte também de diferentes grupos bastante populares em Springfield - de quarteto a capella à banda grunge - e ganhou um Grammy e vários Discos de Ouro por seu trabalho, além de já ter ajudado Lisa a ganhar uma competição com músicas assinadas por ele. Um verdadeiro artista de mão cheia.

#2 SEJA UM LÍDER QUE AS PESSOAS QUEIRAM SEGUIR
Apesar de considerado um tanto impopular durante toda sua vida, Homer já foi capaz de incitar multidões em mais de uma ocasião, usando discursos motivacionais para mobilizar pessoas a aderirem à alguma causa específico ou até mesmo acalmá-las quando revoltadas. Essa habilidade, como é possível ver em vários episódios da série, foi herdada por seu filho Bart, apesar deste usar este dom principalmente para fins duvidosos.

#3 UM BOM AMIGOS SEMPRE AJUDA SEUS COMPANHEIROS
Diga o que quiser sobre Homer Simpson, mas nunca que ele é um amigo ruim. Em mais de uma ocasião no decorrer da série, Homer ajudou seus amigos mais próximos a superar dificuldades em situações que renderam boas risadas, como a vez em que abriu mão de uma fortuna ganhada na loteria para ajudar a limpar o nome da família de seu amigo Carl ou quando tenta salvar o casamento de Apu, o dono indiano da loja de conveniências Kwik-E-Mart, entre várias outras ocasiões. Em tantos anos desde que a série foi ao ar pela primeira, Homer sempre demonstrou ser um amigo fiel e dedicado a ajudar seus amigos em necessidade.

#4 SEJA SEMPRE FIEL À SUA ESPOSA
Como todo casamento que se preze, a união entre Homer e Marge já teve seus altos e baixos ao longo dos anos e das temporadas. Várias ocasiões já mostraram tanto um quanto outro recebendo investidas de outras pessoas, mas isso nunca impediu que o casal fosse feliz e que mantivesse os laços unidos por tantos anos. Até mesmo em possíveis futuros, no qual parece que o mundo todo é virado de cabeça para baixo e o absurdo torna-se comum, o casamento entre Homer e Marge permanece forte e sincero da parte de ambos. Isso prova que, apesar de tantos defeitos do marido, desvalorizar a mulher que ama não é um deles.

#5 NUNCA DEIXE DE RESPEITAR AS MULHERES
Em um ótimo episódio que critica a mídia tendenciosa, que explora assuntos sem ter provas concretas, Homer é acusado de molestar sexualmente a babá de seus filhos após dar uma carona à jovem até sua casa. O que a moça acreditava ter sido uma apalpada foi, na verdade, Homer retirando um doce (a precisa bala Vênus de Millo, roubada por ele mais cedo em uma feira de doces) que havia grudado em sua calça. Depois de ser publicamente massacrado pela mídia, Homer consegue provar sua inocência e faz as pazes com a TV. 

#6 SUA MÃE SEMPRE SERÁ UMA DAS PESSOAS MAIS IMPORTANTES NA SUA VIDA
Depois de acreditar que sua mãe, Mona, estava morta há anos, Homer finalmente a conhece, convidando-a para morar com ele. Porém, ela é forçada a deixar seu filho novamente por conta de seu passado. Depois de uma dolorosa despedida, Homer continua ao lado da estrada enquanto o ônibus de sua mãe desaparece no horizonte. Mesmo depois dos créditos finais subirem, Homer continua lá sem dizer uma só palavra. Um final marcante para um episódio sentimental capaz de fazer qualquer homem parar o que estiver fazendo e pensar na própria relação com sua mãe.

#7 SEJA SEMPRE UM HOMEM HONESTO E DE PRINCÍPIOS
Depois de ter sua integridade elogiada por Lisa no colégio, Homer é convidado a a arbitrar na Copa do Mundo do Brasil e acaba se envolvendo com gangsteres que tentam manipular o resultado das partidas. Após lembrar que a filha o considera um herói, Homer resiste à proposta de favorecer a partida para um time durante o jogo final da Copa, que resulta da derrota do Brasil pela Alemanha e na ira dos criminosos. O episódio ficou famoso por ter "previsto" alguns acontecimentos marcantes da Copa do Mundo de 2014 como a derrota do Brasil para a Alemanha e a lesão sofrida pelo jogador Neymar.

#8 SEUS FILHOS PRECISAM DE VOCÊ; E VOCÊ, DELES
Quando Bart e Lisa perguntam o motivo de não haver fotos de Maggie no álbum da família, Homer lembra-se de um tempo antes de sua filha mais nova nascer, quando conseguiu o emprego de seus sonhos, no boliche. Mas, quando Marge engravida novamente, Homer precisa voltar para a usina nuclear. Senhor Burns, então, coloca uma placa em seu escritório com os dizeres “Don’t forget: you’re here forever” (Não se esqueça: você está aqui pra sempre). Homer cola as fotos de Maggie sobre a placa, alterando a mensagem para “Do it for her” (Faça isso por ela), uma bela imagem que consegue fazer qualquer macho suar pelos olhos.

#9 A VIDA PASSA MUITO DEPRESSA, ENTÃO APRECIE AS COISAS SIMPLES
Depois de comer um baiacu mal-preparado, Homer descobre através do Dr. Hilbert que tem apenas mais 24 horas de vida, as quais ele pretende aproveitar ao máximo. O episódio mostra seu "último dia" e como ele passa cada momento restante ao lado de seus entes mais queridos, inclusive seu pai, abandonado em um asilo. Apesar do tom sombrio, pouco comum no restante da série, a situação ainda rende bons momentos de comédia. À noite, Homer se despede de sua família antes de irem dormir. Na manhã seguinte, Marge encontra Homer vivo e ele, feliz, promete passar o resto de seus dias aproveitando a vida ao máximo.


Luis Carvalho