10 Coisas que você não sabia sobre o Bozo O que Bozo tem a ver com Beatles? Desenterramos fatos curiosos sobre o palhaço que marcou época na televisão brasileira gplus
   

10 Coisas que você não sabia sobre o Bozo

O que Bozo tem a ver com Beatles? Desenterramos fatos curiosos sobre o palhaço que marcou época na televisão brasileira

Confira Também

“Alô, criançada! O Bozo chegou!”. Eu tinha nove anos quando ouvi pela última vez essas palavras saírem da televisão, no canal 4, a antiga sintonia analógica do SBT. O programa do palhaço mais conhecido da TV passava em horários similares aos do Xou da Xuxa ou atrações “globais” da tarde. Grandes tempos. Era uma época em que a criançada não tinha o menor medo de palhaço, pelo contrário, elas ligavam para o programa e mandavam ele praquele lugar. Mal eu sabia que décadas depois eu ainda daria boas risadas com o bom e velho Bozo, mas dessa vez sob a interpretação exacerbada (e sensacional) de Hermes e Renato, aliás, numa das melhores épocas da MTV Brasil. E até hoje continuo aprendendo sobre esse personagem mítico que se transformou praticamente num símbolo inconsciente da melhor época da vida: a infância. Descubra a seguir fatos pouco populares sobre o palhaço de todos vocês!

1. O Bozo já esteve no topo das paradas. Na verdade, Bozo começou a carreira na música. O palhaço, criado pelo produtor e escritor Alan W. Livingston – um dos gestores da Capitol Records (gravadora dos Beatles) – nasceu com um Long Play de faixas infantis cujo nome era “Bozo at the circus”. Lançado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos, o disco se manteve no topo da lista dos mais vendidos por quatro anos seguidos, e em 1956 já havia faturado 200 milhões de dólares. 

2. O Bozo mais famoso ficou 24 anos no ar. No Brasil, o Bozo foi transmitido pelo SBT de 1981 a 1991, e foi interpretado por diversas pessoas. Nos Estados Unidos também, mas Bob Well foi o ator que passou mais de duas décadas ininterruptas comandando o programa na WGN de Chicago (1960-1984).

3. Estilistas de Hollywood ajudaram a criar o cabelo do Bozo. Larry Harmon, dono de O Gordo e o Magro, foi quem consagrou o visual do Bozo e o formato do programa que conhecemos até hoje. Tinha que ser diário, ao vivo, com uma plateia infantil e intercalado por desenhos animados. De roupa azul e branca, o palhaço trazia o clássico nariz grande de palhaço, mas os cabelos deveriam ser cor de laranja e espichados nas laterais. Harmon morreu em 2008, aos 83 anos, em decorrência de problemas cardíacos e, ao todo, licenciou e treinou pessoalmente cerca de 200 Bozos durante sua vida.

4. O Bozo virou franquia reproduzida em 40 países. E por 240 redes de televisão, incluindo o canal brasileiro SBT. Silvio Santos lançou o Bozo por aqui no início dos anos 80 e deixou o palhaço no ar por dez anos. O programa era gravado na Rua Dona Santa Veloso, 575, Vila Guilherme, o antigo estúdio do SBT em São Paulo. Sua última transmissão rolou em março de 1991.  

5. O Bozo sempre fazia um show especial no parque Playcenter no Dia das Crianças. Quem teve a felicidade de ir sabe muito bem o que isso queria dizer. Diversão completa!

6. O primeiro Bozo brasileiro foi Wandeko Pipoca. Em 1978 o comediante gaúcho foi selecionado pessoalmente por Larry Harmon entre centenas de outros palhaços. Pipoca ficou apenas um ano na posição e saiu, segundo especulações, porque não tinha muita paciência com crianças e chegava a xingar a molecada durante os intervalos. Em 1983 ele perdeu o comando de outro programa infantil na TV Gazeta para a dupla Atchim, Espirro. Detalhe: Wandeko é quem havia idealizado e criado a Turma da Pipoca. Às vezes a vida é meio gozada mesmo!

7. Ronald McDonald é filho do Bozo. Antes do Ronald pintar na área, Williard Scott encarnava o Bozo nos comerciais da franquia de lanchonetes norte-americana. Mais tarde a marca criou seu próprio palhaço, Ronald McDonald, mas era o mesmo Scott que o interpretava. Sabia que não era só uma paranoia minha!

8. Um Bozo brasileiro cheirava mais que Tamanduá Bandeira. Arlindo Barreto, que ficou famoso como o palhaço entre 1984 e 1986 confessou em entrevistas posteriores que usava cocaína “pra manter o pique”, e que às vezes cheirava pó “até o nariz sangrar”. Curiosamente, entre seus trabalhos anteriores no cinema estão O Inseto do Amor (1980), Palácio de Vênus (1980), Anarquia Sexual (1981) e A Primeira Noite de Uma Adolescente (1982). Depois de tentar terapias, candomblé e até macumba, Barreto se tornou pastor evangélico. 

9. Houve mais Bozos no Brasil do que você imagina. Arlindo Barreto chegou a revezar com Luís Ricardo (o carinha que fazia as propagandas dos Carnês do Baú), que durou até meados de 1984 em São Paulo. Mas havia outros Bozos sendo transmitidos simultaneamente pelo Brasil: Charles Myara e Nani Antunes interpretavam o palhaço na SBT Minas, enquanto Cau Alves era o Bozo da sucursal baiana do canal. Em 1985 o programa perdeu o auditório e passou a ser comandado por Décio Roberto, que transmitia de São Paulo para todo o país. 

10. “Quem sabe seu papai ou sua mamãe não gostem disso?”. Em entrevista à revista Trip, Arlindo Barreto, o Bozo cheirador, confirmou o episódio em que um garoto ligou e disse: “Ei, Bozo, vai tomar no cu”. Segundo o ex-palhaço, ele respondeu com uma pergunta bem, digamos, sugestiva. Em 1994, o Los Angeles Times também noticiou que um garoto que participava do programa havia ficado zangado com o Bozo e dito “cram it, clown”.