5 personagens de série que podem te dar uma lição sobre liderança Conheça alguns dos personagens de séries que inspiram liderança gplus
   

5 personagens de série que podem te dar uma lição sobre liderança

Conheça alguns dos personagens de séries que inspiram liderança

Confira Também

Se você é empreendedor ou apenas tem o desejo de ser um bom líder, sabe que existem uma séries de características que é preciso ter, ou adquirir, para se tornar um cara admirado por todos, certo? O conceito de liderança, no entanto, está muito ligado a crenças, comportamentos e ações, sendo, é claro, que não existe uma receita pronta porque comportamentos e ações que funcionam muito bem em alguns negócios, nem sempre são suficientes para que outros alcancem o sucesso.

VEJA MAIS:

Mas, apesar de a fórmula não estar pronta, podemos identificar alguns comportamentos diferenciados em grandes líderes, que irão lhe inspirar a seguir seus passos, buscando extrair o que cada um tem de melhor para aplicar diretamente em seus interesses.

Pensando nisso, hoje vou compartilhar com vocês uma lista de alguns personagens de séries que inspiram por sua liderança e dão verdadeiras lições. Nenhum deles é perfeito, óbvio, mas todos têm pontos fortes que podem servir de exemplo para qualquer tipo de gestor.

*ATENÇÃO: o texto contém SPOILERS. Leia por própria conta e risco!

#1 – DAENERYS TARGARYEN (GAME OF THRONES)

A personagem Daenerys Targaryen, de Game Of Thrones, tem muito a ensinar sobre liderança. Ela cresceu sabendo que, um dia, iria vingar a morte de toda a sua família e iria tomar o trono de ferro para si. Apesar de, no começo da série, ela fazer o papel de uma menina ingênua, com o passar dos anos (episódios, no caso) ela mostrou a que veio. 

Como uma boa líder, Daenerys recorreu ao clichê “sacode a poeira” depois que seu marido morreu e o exército a abandonou com meia dúzia de soldados. Mas, com muita força de vontade, e sendo bem aconselhada por seus fiéis escudeiros Sor Jorah Mormont e Sor Barristan Selmy (e com a “ajudinha” dos seus três dragões, claro), ela conquistou cidades e libertou escravos para lutarem ao seu lado. 

Suas maiores características como líder são a empatia, o fato de ser uma boa ouvinte e tomar suas próprias decisões sem medo das consequências. Ela também é hábil nas negociações, sabe formar alianças como ninguém (Dorne, Tyrell, Greyjoy, Dothrakis, etc) e como se posicionar na frente de todos. 

#2 – JON SNOW (GAME OF THRONES)

Outro personagem de Game Of Thrones que merece destaque é o bastardo Jon Snow. Sua ascensão, apesar de demorada, foi notável: passou de filho ilegítimo de Ned Stark ao posto de “Rei do Norte” em sete temporadas.

Sua criação no castelo dos Stark, apesar de ter sido aceita por poucos, tornou Jon um homem maduro. Primeiramente, ele não teve medo de se arriscar em uma nova empreitada quando percebeu que não tinha chances de crescimento onde estava. Foi então que partiu para a Muralha, para se tornar parte da Patrulha da Noite. Depois de muitas desavenças, Jon conseguiu formar boas alianças até se tornar o Lord Commander, ou seja, o Líder e protetor da Muralha. 

Assim como Daenerys, Jon sabe ser um bom ouvinte e tomar suas próprias decisões sem medo das consequências. Ele também sabe fazer negociações, sempre pensando no bem de todos – mesmo que contrarie a maioria dos que o cercam em um primeiro momento. Mais do que isso, ele sabe ser gentil e piedoso.

#3 – RAGNAR LOTHBROK (VIKINGS)

A série Vikings, do canal History, conta a história do lendário guerreiro Ragnar Lothbrok, que teria vivido no século IX e comandado os nórdicos em investidas contra a França e a Inglaterra.

No começo, Ragnar é um camponês em um pequeno vilarejo chamado Kattegat. A cidade onde vive é pobre e fria, o que torna a agriculta difícil para muitos. Todos os anos o seu povo viaja até cidades próximas para saquear e roubar suprimentos para abastecer a cidade, mas, cansado disso, Ragnar logo descobre que a sudoeste de Kattegat, há novos reinos e terra fértil para o seu povo plantar.  

Acontece que ele é apenas um camponês, logo tem pouca influência entre os habitantes. Ainda assim, ele decide ir até o líder local e compartilhar sua ideia: construir barcos e navegar até as terras promissoras, que no caso é a Inglaterra. O líder acha todo o papo de terras uma grande baboseira, mas Ragnar o desafia – e vence. Quando o ex-camponês se torna o “Conde” de Kattegat, ele começa a tocar seu projeto de desbravar o mundo, onde promove uma série de saques e conquistas.

Ragnar, segundo as lendas, teria sido o primeiro nórdico a desbravar terras ao sul. Ele merece destaque como um líder visionário por ter tido uma grande ideia e por nunca ter desistido dela, independente das dificuldades enfrentadas ao longo do caminho. Além do ouro, o que mais interessava era a produtividade das terras francesas e inglesas e a possibilidade de dar uma qualidade de vida melhor ao seu povo. Também vale destacá-lo como uma figura inspiradora, afinal, todos queriam ser como ele.

#4 – RICK GRIMES (THE WALKING DEAD)

Em um mundo apocalíptico, dominado por zumbis, qualquer deslize pode significar uma morte. Em meio a desespero de um grupo pela sobrevivência, surge a figura do ex-policial Rick Grimes, que se torna o verdadeiro líder com o desenrolar da trama.

Nas duas primeiras temporadas ele guia seu grupo de sobreviventes através de uma liderança aberta, onde todos têm um pouco de participação nas decisões. Mas, quando as coisas fogem do controle, Rick se vê obrigado a ser autoritário, o que gera em uma das frases mais famosas da série: “isso não é mais uma democracia!”.

Claro que não é uma boa ideia liderar o seu negócio de forma “ditatorial”, no entanto, num cenário onde o caos impera e sua vida está em perigo 24 horas por dia, Rick sempre soube ser um bom líder ao acreditar nas pessoas de sua equipe e considerar suas necessidades – mesmo que tenha que tomar decisões impopulares.

#5 – MICHAEL SCOFIELD (PRISON BREAK)

Michael Scofield é um daqueles caras cheio de boas intenções, mas que sabe ser “bruto” quando precisa. Na série, ele comete um crime de propósito para ir preso. Porque um líder faria isso? Na cadeia está seu irmão, Lincoln Burrows, que foi condenado à morte por um crime que não cometeu.

Mas, antes de ser preso, Michael tatua o seu corpo inteiro com o mapa da prisão. Esse mapa está “escondido” entre os desenhos de outras tatuagens e somente ele consegue decifrá-lo. Uma vez dentro da cadeia, Scofield começa a usar suas habilidades de liderança para recrutar presos que podem ser úteis durante e após a fuga da prisão. 

O personagem é um exímio estrategista, já que ele conhece de cor o plano para livrar seu irmão da cadeira elétrica e exatamente quem são pessoas que pode ajudá-lo nessa missão. Por fim, outra marca da liderança de Scofield é a conciliação, já que ele lida com todos os tipos de gangues dentro da cadeira e precisa que todos se deem bem para concluir seu plano. 


Nathalia Marques