5 dicas para seus pés sobreviverem ao Rock in Rio 2017 Especialista dá dicas para salvar seus pés durante os shows no Rock In Rio gplus
   

5 dicas para seus pés sobreviverem ao Rock in Rio 2017

Especialista dá dicas para salvar seus pés durante os shows no Rock In Rio

Confira Também

Temos que ter alguns cuidados com a preparação do nosso corpo para a maratona de shows que será o Rock In Rio 2017. Serão aproximadamente 12 horas de espetáculo intenso, com abertura dos portões às duas horas da tarde e o último show por volta das duas da manhã. Com toda a empolgação, correria e pulos antes, durante e após os shows, os pés e as panturrilhas acabam sofrendo horrores.

Para atenuar dores e estar melhor preparado para os shows, podemos buscar a ajuda da Osteopatia. A Osteopatia é uma especialidade da fisioterapia que também atua com a posturologia, área que estuda a relação entre a postura e outras patologias crônicas. Segundo médicos da área, os pés fazem parte de um sistema de captores posturais, ou seja, a pisada pode interferir no modo como o corpo reage ao solo, afetando o equilíbrio e outras estruturas.

Com base na Osteopatia, confira algumas dicas importantes do Dr. Bernardo de Souza Costa, fisioterapeuta osteopata, especialista em posturologia osteopática e monitor da Escuela de Osteopatía de Madrid Brasil, no Rio de Janeiro, para manter a saúde dos seus pés durante todos os show do Rock In Rio 2017:

#1 – CALÇADO APROPRIADO
Nada mais adequado para enfrentar uma maratona que um bom par de tênis. Conforto em primeiro lugar, portanto, nada de salto alto, sapatos de bico fino, que peguem no calcanhar ou muito apertados. O ideal é comprar um tênis meio número acima do seu. Essa folga poderá ser preenchida caso seus pés inchem – o que é bem comum nesses casos. 

#2 – PREPARAÇÃO É TUDO
Ninguém vai para uma maratona sem se preparar, por isso, se você é um roqueiro sedentário, damos uma dica básica: movimente-se! Sair da inércia por algumas semanas antes dos shows ajudará a diminuir o impacto sentido pelo seu corpo. Assim você poderá aproveitar os shows com o fôlego em dia.

#3 – HORA DO DESCANSO
Aproveite intervalos para descansar. Entre um show e outro, vale a pena sentar, tirar o calçado, alongar os dedos e fazer uma boa massagem. Além de permitir que o pé respire, eles irão agradecer e garantir que a diversão continue por mais algumas horas.

#4 – PRIMEIROS SOCORROS
Não se esqueça de levar um curativo. Depois de tanto tempo em pé, pulando e andando, seus pés poderão apresentar bolhas ou regiões mais sensíveis. Para quem tem problemas específicos, como joanetes ou calos, existem curativos próprios para evitar que a dor acabe com a sua diversão no Rock in Rio.

#5 – SEGUE O BAILE
Se você é daqueles que não se contenta com apenas um dia de show, o seu cuidado terá que ser ainda maior. Capriche nos alongamentos antes e depois dos espetáculos – não esqueça os pés e dedos. Faça um escalda pés numa bacia com água entre 38°C e 46°C e aproveite para massagear – isso alivia dores e os efeitos dos impactos sobre eles.

Se, ao final dos sete dias de atrações você ainda estiver com dores, procure um Osteopata. Esse profissional poderá realizar um diagnóstico preciso e baseado na posturologia, identificando as causas das dores e aplicando técnicas sem intervenção cirúrgica e medicamentosa.


Nathalia Marques