Heavy Metal pode ajudar a lidar com a morte Segundo estudo recente, os ouvintes desse gênero musical conseguem compreender melhor o significado da morte e sofrer menos gplus
   

Heavy Metal pode ajudar a lidar com a morte

Segundo estudo recente, os ouvintes desse gênero musical conseguem compreender melhor o significado da morte e sofrer menos

Confira Também

Quando você se sente triste, a que recorre para se sentir melhor? Talvez seu porto seguro seja uma pessoa muito próxima, um livro que te faz repensar a vida, um passeio ou até mesmo uma música capaz de evocar sentimentos bons e reconfortantes. A música, segundo a ciência, tem uma capacidade muito grande de influenciar na forma como nos sentimos. Porém, recentemente, o gênero musical mais imprevisto foi descoberto por pesquisadores como um dos mais benéficos: o heavy metal.

É isso mesmo. Segundo um artigo publicado no Journal of Psychology of Popular Media, esse estilo musical que se desenvolveu à partir do rock e lançou bandas como Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin à fama tem a capacidade de ajudar pessoas a compreenderem melhor o significado da morte e lidar melhor com a sua própria mortalidade devido ao senso de identidade que o gênero cria no público que o ouve.

Cantando sobre a morte para viver

Trinta pessoas participaram da pesquisa. Enquanto um grupo ouviu "Angel of Death", clássico da banda Slayer de 1986, outro se limitou a ouvir apenas um áudiolivro. Depois, todos tiverem que preencher um questionário psicológico no qual era necessário, entre outras coisas, que escrevessem o significado da palavra "morte" para eles.

Essa descoberta tem base no conceito da psicologia chamado Teoria de Gestão do Terror, teoria na qual os valores culturais têm a capacidade de ajudar as pessoas a lidar com a idéia de sua própria morte por meio da apresentação de propósitos para sua vida. As músicas desse gênero, portanto fazem parte da identidade social da pessoa que as escuta e influencia em seu pensamento diretamente. 

Por outro lado, para as pessoas que não apreciam o heavy metal, a música não é capaz de trazer qualquer tipo de benefício. Conforme apontado pelos resultados obtidos na pesquisa, o gênero é popularmente associado à morte por quem não tem contato com ele, porém, para quem tem, escutar essas músicas mais pesadas é de grande ajuda para escapar da depressão e fugir de pensamentos ligados à morte.

Pensar sobre a morte ajuda, e muito

Outra pesquisa, essa de 2012, realizada na África do Sul, já havia apontado que pensar sobre a morte pode, na verdade, fazer bem à saúde. A consciência adquirida dessa experiência tem a capacidade de fazer com que as pessoas passem a valorizar muito mais seu bem estar e seus objetivos, ao contrário do que estudos anteriores haviam mostrado sobre pensamentos ligados à mortalidade, que seriam responsáveis por alimentar atitudes prejudiciais como ganância e violência.

Portanto, na próxima vez que você estiver se sentindo pra baixo, que tal colocar uma playlist mais pesada em vez daquelas músicas melosas (nada contra, é claro)? Não vai resolver seu problema, mas pode te ajudar a encontrar o caminho pra fora desse poço. 


Luis Carvalho