Os novos desafios de Felipe Massa na Fórmula E A categoria de carros elétricos já conta com dois campeões brasileiros gplus
   

Os novos desafios de Felipe Massa na Fórmula E

A categoria de carros elétricos já conta com dois campeões brasileiros

Confira Também

Felipe Massa, vice-campeão mundial da Fórmula 1 em 2008 e último brasileiro a competir pela categoria, agora encara novos desafios. O piloto de 37 anos decidiu voltar às pistas, mas desta vez pela Fórmula E, a competição dos carros elétricos.

"Estou muito feliz com a minha decisão, queria continuar competindo, então acho que a Fórmula E é o campeonato que está crescendo mais", afirmou Felipe ao justificar a nova etapa da carreira nas pistas.

LEIA TAMBÉM

A categoria dos veículos elétricos, lançada em 2014, demonstra crescimento ano após ano e já conta com outros pilotos brasileiros, casos de Lucas di Grassi e Nelson Piquet Jr. Felipe Massa, novato na competição, já sabe das dificuldades pela frente, tanto nas pistas quanto com o carro. 

"Espero entender o carro da melhor maneira possível e aos poucos. Ter o entendimento sobre todas as baterias, como usá-las da maneira perfeita, especialmente durante a corrida. É preciso mudar o estilo de pilotagem, pois as pistas são na maior parte em circuitos de rua. Além disso, tem menos aderência", contou o piloto da equipe Venturi em entrevista ao jornal "Lance!".

Felipe Massa vai realmente precisar se acostumar com a nova maneira de pilotar na Fórmula E. Na primeira corrida da temporada 2018/2019, na Arábia Saudita, o brasileiro teve um bom início. Porém, terminou a prova na amarga 14ª posição após algumas penalidades.

A disputa no país árabe, que ocorreu no dia 15 de dezembro de 2018, é o passo inaugural de um calendário que vai até o meio deste ano. Com 13 provas, em países da Ásia, Europa, África e América, a Fórmula E fecha o campeonato em 14 de julho, em Nova York. 

CORRIDAS 'ABRASILEIRADAS'
A decisão de se desafiar em outra categoria do automobilismo não é exclusividade de Felipe Massa. Assim como o vice-campeão da F1, Nelson Piquet Jr. e Lucas di Grassi também se aventuram com os carros elétricos.

Piquet competiu pela principal categoria do automobilismo em 2009, na equipe Renault; depois passou pela NASCAR e também pela Stock Car. Chegou na Fórmula E em 2014 e logo na primeira temporada da categoria conquistou o título.

Di Grassi também correu na F1, mas em 2010. Após sair, passou a correr na divisão de carros elétricos também em 2014. O piloto venceu a competição na temporada 2016-17, no ePrix de Montreal.

Felipe Massa faz parte do grid de largada junto a dois corredores brasileiros de grande calibre. Mas o ex-corredor da Ferrari, apesar de sonhar com um título em sua nova jornada, diz ver no automobilismo uma oportunidade a mais para se alegrar. "Quero continuar me divertindo como eu fiz toda a minha vida".


Rudiney Freitas