5 dicas para cortar as despesas do carro Combustível, IPVA, seguro e manutenção: saiba como minimizar os gastos com a sua caranga gplus
   

5 dicas para cortar as despesas do carro

Combustível, IPVA, seguro e manutenção: saiba como minimizar os gastos com a sua caranga

Confira Também

Manter um carro hoje em dia está bem caro. Quando colocamos na ponta do lápis isso fica ainda mais claro: com combustível, estacionamento, lavagens, IPVA, seguro e manutenção, os gastos com um carro podem chegar a mais de R$ 10 mil por ano! Em tempos de crise e com o aumento no preço da gasolina, vale super a pena ficar de olho nas despesas. Para acelerar o processo, confira a seguir as dicas que os consultores da Bem Mais Seguro listaram para a gente: 

1. Opte por um modelo que não beba tanto
O Inmetro publica uma classificação de eficiência de combustível, onde os modelos sob a categoria A é que consomem menos álcool ou gasolina. Evite aqueles que estiverem na categoria E, pois são os que mais queimam combustível por quilômetro rodado. Entre eles estão o Renault Clio, Volkswagen Up!, Ford Ka e Fiat Uno. Se a sua caranga for flex, vale também à pena usar o aplicativo Álcool ou Gasolina, Chefia?: ele calcula rapidamente qual combustível vale mais a pena completar o tanque. 

2. Busque seguros que não exijam análise de perfil
Se você tem vinte e poucos anos sabe bem que contratar um seguro pode custar bem mais caro, às vezes até o dobro do que para um motorista na faixa dos 40 anos. Por isso vale à pena buscar serviços de seguro para o seu carro que avaliem somente o ano e modelo do veículo – sem análise de perfil. Se você der uma pesquisada, vai encontrar opções que permitem escolher só o tipo de proteção que serve para o seu caso e o seu bolso.

3. Procure estacionamentos mais baratos
Em metrópoles onde há mais carros circulando do que lugares para estacionar é óbvio que você vai ter que pagar por uma vaga num estacionamento. Se você já gastou mais para estacionar do que nas lojas do shopping, sabe bem do que estamos falando aqui. Hoje em dia existem vários apps com recurso de geolocalização que te ajudam a escolher qual o estacionamento mais barato perto de onde você está, seja onde for. Entre os mais populares estão o Let’s Park, o ParkMe e o VagaCerta.

4. Pesquise por peças mais baratas na internet
Quando você precisa repor alguma peça do carro é comum o cara da loja tentar “empurrar” as marcas mais caras, então é bom você se preparar antes de se deslocar. Algumas lojas virtuais, por exemplo, chegam a oferecer até a instalação grátis, como é o caso da Itaro: basta inserir dados sobre a largura, perfil e aro do pneu no site deles para saber quais são as principais opções disponíveis no mercado.

5. Peça Nota Fiscal Paulista 
Se você mora em São Paulo, peça a Nota Fiscal com seu CPF quando fizer compras. Ao invés de sacar o dinheiro, posteriormente você vai poder pedir o abatimento do valor no seu IPVA. É necessário apenas que o carro esteja no nome da mesma pessoa cadastrada no programa. Informe-se se o estado onde você reside garante a mesma vantagem para os contribuintes e economize com o seu automóvel.


Danilo Barba