Top 10: carros roubados Apenas cinco modelos de Volkswagen, Fiat e GM representaram 47% dos roubos no primeiro trimestre de 2012 gplus
   

Top 10: carros roubados

Apenas cinco modelos de Volkswagen, Fiat e GM representaram 47% dos roubos no primeiro trimestre de 2012

Confira Também

Se você pensa que ter um carro importado é pedir para ter seu patrimônio roubado ou pagar uma nota preta no seguro, saiba que ter um popular na garagem pode representar uma dor de cabeça ainda maior. É o que comprova uma pesquisa da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), que elaborou o ranking dos veículos mais furtados ou roubados do primeiro trimestre de 2012. A dica é a de que se você tiver algum desses, é bom procurar uma seguradora, por mais cara que ele seja.

10º Fox
A Volkswagen tem fama de ser uma das marcas mais procuradas pelos ladrões – e de fato este é um dos casos nos quais a fama se justifica. Acontece que como a mecânica do veículo é muito semelhante a do Gol, carro mais vendido do país, suas peças acabam sendo muito procuradas nos famosos desmanches – ou seja, prato cheio para os bandidos.

9º Parati
Você já reparou que as Paratis estão sumindo das ruas? Pois, se o modelo não passa de um "Gol Wagon", para atender famílias maiores e que costumam viajar mais frequentemente, o seguro da Parati é absolutamente desproporcional ao preço do carro e de sua categoria de um carro popular. E, sem seguro, ter uma Parati é dar muita chance ao azar. Um carro fadado às feiras de antigos.

8º Fusca
Parece perseguição, mas até os mais antigos da Volkswagen, como o tradicional Fusca, sofrem com a procura dos meliantes. Não é tão difícil entender o motivo: ainda há muito Fusca nas ruas, mas encontrar peças originais ou provenientes de concessionárias já é impossível. Sobra recorrer aos ferros-velhos da vida. E alguém já pensou em fazer um seguro para Fusca? O jeito é rezar.

7º Monza
Mais um velhinho luxuoso, mas ainda muito presente nas ruas. Outro modelo no qual o dono fica entre a cruz e a espada, já que além de não haver seguradoras que aceitem um Monza, nem valeria mesmo a pena em função do preço do próprio veículo. Uma pena que um clássico luxuoso nos anos 80 não valha a pena hoje em dia. Bom de motor e gostoso de dirigir.

6º Fiesta
O primeiro e único veículo da Ford da lista, o Fiesta é um modelo presente há muitos anos no país e sempre como um carro popular, o que faz dele naturalmente um carro procurado para repor as peças dos desmanches. Hoje, como um carro voltado para um público com poder aquisitivo mais alto, o veículo deve cair posições nos próximos anos.

5º Celta
O primeiro popular da GM nesta lista é o Celta, carro que até hoje faz um grande sucesso por seu bom preço e por vender a imagem de que é fácil de ser vendido. O que a propaganda não fala é que ele é tão popular entre possíveis compradores como também entre os ladrões. Só no primeiro trimestre de 2012, foram levadas embora 2.138 unidades da marca.

4º Corsa
O que hoje é o Celta, um dia foi o Corsa. E como o Corsa é produzido por aqui desde 1994 (saindo de linha apenas no final do ano passado), basta olhar para o lado em qualquer rua de sua cidade para ver que eles estão longe da "extinção". Ao todo foram roubados ou furtados 2.807 Corsas nos quatro primeiros meses do ano.

3º Palio
Se você estava sentindo falta da Fiat, chegou a hora dela. O Palio é, sem dúvidas, um dos carros mais vendidos do país, mas mesmo sendo o terceiro carro mais roubado do Brasil na atualidade, o veículo ainda está muito longe do líder do ranking, com 3.957 furtos. Ainda assim, procurado demais para algumas seguradoras, que cobram preços extorsivos para protegê-los.

2º Uno
Assim como o Fiesta, o Uno mudou seu design e até mesmo seu público alvo com seu modelo mais recente. Mas, o mar de Unos populares que ainda correm pelas ruas continuam muito visados. Ao todo, 5.042 foram surrupiados, mais de mil a mais que o medalhista de bronze neste pódio nada honroso. Mas, ainda assim, é um bom carrinho.

1º Gol
Quem chegou até o fim desta lista sem adivinhar o primeiro colocado precisa de algumas aulas sobre o mundo automotor brasileiro. Quando o assunto é carro roubado, o Gol de fato é um demolidor de concorrentes. Em apenas quatro meses já foram mais de 10 mil roubos registrados. Nem mesmo a mudança de preço e design foi capaz de mudar o panorama.

Outras presenças nesta lista dos mais roubados que podem surpreender são a de carros como Chevette em 12º, Kombi em 14º, a clássica Fiorino em 16º e o Kadett em 20º. Por outro lado, há carros que podem ser boas opções de compras para quem deseja evitar dores de cabeça, como o Ford Ka, popular que ficou apenas em 19º na lista, o Peugeot 206 (em 24º), o Polo (em 25º), o Renault Clio (em 29º) e o Sandero (em 35º). O último da lista foi o Honda Fit.