Homens devem se masturbar ao menos 21 vezes por mês Segundo estudo, se masturbar quase todos os dias reduzir risco de câncer de próstata gplus
   

Homens devem se masturbar ao menos 21 vezes por mês

Segundo estudo, se masturbar quase todos os dias reduzir risco de câncer de próstata

Confira Também

Que a masturbação trás inúmeros benefícios para a saúde masculina, muitos homens já sabem. No entanto, você sabe a quantidade de vezes ideal para promover todos esses privilégios? De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, 21 vezes ao mês!

Muito? Pouco? Os especialistas explicaram que este número exato reduz significativamente o risco de câncer de próstata nos homens. A pesquisa, publicada pelo jornal European Urology, comparou 31 mil indivíduos que ejaculavam pelo menos 21 vezes a cada quatro semanas àqueles que ejaculavam até sete vezes no mesmo período. Por meio de análises, o resultado mostrou que quem se masturbou mais de 20 vezes por mês reduziu o risco de ter câncer de próstata em até um terço.

Estudos anteriores já sugeriam que uma vida sexual ativa ajuda a reduzir esse tipo de doença. No entanto, a pesquisa de Harvard indica de forma "matemática" uma quantidade de ejaculações necessárias ao mês. Os cientistas acreditam também que os orgasmos frequentes eliminam toxinas que podem se acumular na próstata e, consequentemente, causar a doença. 

Os especialistas, contudo, reforçaram que não é só a masturbação que ajuda a prevenir o câncer de próstata. Uma dieta saudável, aliada à prática de exercícios físicos, além de exames regulares, ajudam a reduzir esse tipo de doença (já falamos dela inúmeras vezes aqui, inclusive).

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele). Felizmente, a taxa de sobrevivência é relativamente alta em comparação com outros tipos de câncer e, dependendo do estágio do câncer, o tratamento varia de não-invasivo para cirurgia. Ainda sim, alguns podem oferecer sérios efeitos colaterais. 

Para evitar uma surpresa desagradável a respeito da sua saúde, a recomendação é sempre a mesma: esqueça seus preconceitos e procure um urologista anualmente e quando sentir incômodos na próstata. Quanto mais cedo diagnosticado o problema, maiores as chances de cura.


Nathalia Marques