Sete curiosidades sobre Kobe Bryant, o eterno ídolo da NBA Astro do Lakers, Kobe Bryant deixará as quadras de basquete para entrar na história do esporte gplus
   

Sete curiosidades sobre Kobe Bryant, o eterno ídolo da NBA

Astro do Lakers, Kobe Bryant deixará as quadras de basquete para entrar na história do esporte

Confira Também

Em novembro do ano passado um dos maiores jogadores da história do basquete tomou uma das decisões mais difíceis de sua vida. Depois de duas décadas na NBA, em forma de poema, Kobe Bryant anunciou que iria se aposentar no final da temporada 2015/2016. “Esta temporada é tudo o que eu ainda tenho para dar. Meu coração pode carregar o peso. Minha mente pode lidar com a dura rotina. Mas meu corpo sabe que é hora de dizer adeus.”

Filho de Joe Bryant, ex-jogador do Philadelphia 76ers, Kobe esteve convicto do que queria desde muito cedo. Ainda aos 6 anos, o menino já pingava a bola com pretensões de jogar na NBA. Hoje, com 37, ele pode se considerar um cara realizado. Além de ter atuado por 20 temporadas na maior e mais difícil liga de basquete do mundo, Kobe Bryant cravou marcas históricas e conquistou o anel dos campeões por cinco vezes.

Em homenagem a essa lenda do esporte, separamos algumas curiosidades sobre Kobe Bryant. Confira:

1 - A origem do nome Kobe Bean Bryant. Uma dica: tem a ver com comida...
Você deve estar se pensando que “Bean” teve origem na paixão dos pais de Kobe por um saboroso feijão. Errado. O nome do meio vem do apelido de seu pai, “Jellybean”. Já o “Kobe”... 

A história conta que, antes de Kobe nascer, seus pais foram a um chique restaurante japonês na Filadélfia. No menu, entre yakissobas e sashimis estava um tal de “kobe beef”, uma carne rica em gordura e muito saborosa. Bem, daí para frente não precisa explicar mais nada.

2“Você sempre tem que estar no limite. Você sempre tem que tomar todos os treinos, a cada jogo, como se fosse o último”

Desde criança Bryant sempre levou os treinos muito a sério. Sabia que só seria melhor se superasse a si mesmo. Quando seu pai foi jogar basquete na Itália, Kobe pedia dicas para os colegas de Joe e, com o intuito de aprender cada vez mais, disputava partidas de um-contra-um com eles sempre que possível.

Certa vez, quando Joe Bryant jogava pelo Reggiana, Kobe desafiou um dos jogadores da equipe de seu pai para uma partida de um-contra-um. Após a vitória de Kobe, o jogador do Reggiana ficou desolado por ter perdido para um menino de apenas 12 anos. Depois disso, Joe pediu a Kobe para que apenas treinasse com seus colegas de equipe, sem desafiá-los.

3 - Oscar, um dos ídolos de infância
A idolatria de Kobe Bryant pelo brasileiro Oscar Schmidt teve início na Itália. Na mesma época em que seu pai atuava por lá, o brasileiro era considerado um dos melhores jogadores da liga italiana de basquete. Inspirado no Mão Santa, Kobe treinava exaustivamente arremessos de três no quintal de sua casa.

4 – O futebol na vida de Kobe
Morar na Europa fez surgir uma paixão pouco comum entre os americanos de sua geração: o futebol. Em sua infância, além de arremessar muita bola, Kobe Bryant também jogava futebol todos os dias. Em entrevista ao jornalista americano Elie Seckbach, Kobe conta que, como no parque em que jogava basquete também havia traves de futebol, era comum aparecer umas 12 crianças que queriam bater uma bola. Para não ir para casa e voltar mais tarde, ele acabava participando da pelada.

Na mesma época em que seu pai jogou basquete na Itália, o futebol italiano passava por uma grande fase. Ao contrário do que é hoje, o time do Milan possuía um dos melhores elencos da Europa. Impressionado com o futebol apresentado, consequentemente Kobe Bryant tornou-se um torcedor do clube rossonero.

5 – Direto para a NBA
Após voltar para os Estados Unidos e começar a jogar por escolas do segundo grau (equivalente ao ensino médio aqui no Brasil), não tardou para Kobe Bryant se destacar entre os jovens jogadores. Logo em seu segundo ano de high school, Kobe se tornou o melhor jogador do estado da Filadélfia com marcas impressionantes: média de 31,1 pontos por jogo, 5,2 assistências e 10,4 rebotes. 

Com um espetacular jogo dentro de quadra e boas notas, várias universidades de renome o chamaram para fazer parte da equipe. Entretanto, Kobe recusara todas as propostas. Cheio de moral na Filadélfia, Bryant foi convidado para treinar no Philadelphia 76ers. No draft de 1996, Kobe Bryant foi escolhido pelo New Orleans Hornets sem nem mesmo ter passado por uma universidade – caso raro na NBA. 

6 - Os primeiros passos na maior liga de basquete do mundo
Depois de ter mudado do Hornets para os Los Angeles Lakers sem nunca ter atuado pelo time de Nova Orleans, logo em sua primeira temporada, Kobe Bryant quebrara três recordes da NBA: o mais jovem jogador a entrar em quadra, mais jovem jogador a começar uma partida e mais jovem jogador a vencer o concurso de enterradas – aquela competição que rola nos dias de All-Star Games. Até hoje, esse último recorde continua no nome de Kobe Bryant.

7 - Invejável carreira
Como jogador profissional, Bryant teve uma carreira de muito sucesso. Conquistou duas Olímpiadas – 2008 e 2012. Foi cinco vezes campeão da NBA - 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010. Fez 81 pontos em um único jogo – segunda maior pontuação em um jogo de NBA. É o único jogador da história da competiçãoa fazer mais de 30.000 pontos e 6.000 assistências. É considerado o jogador que por mais temporadas atuou em um único time. E, de quebra, tornou-se o maior pontuador da história do Los Angeles Lakers e o terceiro da história da NBA. 

 


Guilherme de Souza Guilherme