L-Carnitina: funciona ou não? Em excesso, a substância famosa por quem busca queimar mais gorduras nas academias, causa até insônia. gplus
   

L-Carnitina: funciona ou não?

Em excesso, a substância famosa por quem busca queimar mais gorduras nas academias, causa até insônia.

Confira Também

Conhecida principalmente pela galera que faz academia, a L-Carnitina é uma substância que promete dar disposição de sobra para puxar mais peso e efetividade na queima de calorias, em função da aceleração do metabolismo. Por se tratar de uma substância natural, presente especialmente nas carnes vermelhas, muitos acreditam que não haja qualquer problema em ingeri-la através de cápsulas, mas não é bem assim.

Em primeiro lugar, é bom saber do que o produto se trata. "É um suplemento alimentar com foco em aumentar a queima de gordura. A carnitina na verdade tem a função de transportar as células de gordura até a mitocôndria (que fica dentro da célula) para ser queimada, pois se não houver quantidade adequada no organismo, a gordura não será queimada de maneira eficiente", revela o personal trainer e especialista em musculação e emagrecimento Ricardo Wesley, da RwFit Personal Trainer.

Não há contraindicações para o consumo de produtos com essa substância, uma vez que ela não é tóxica ou sintética. Então, qual seria o grande problema em ingeri-la? Além de alguns defenderem a tese de que ela não funciona (uma vez que testada em ratos ela não ofereceu resultados expressivos), se consumida em excesso e com frequência, as cápsulas podem até mesmo inibir a produção natural de carnitina do organismo.

Mas, tão famosa quanto o seu efeito de queima de gorduras é a insônia. Segundo Ricardo, o efeito está associado a dosagens acima das recomendadas. Ainda assim, não é recomendado o consumo da L-Carnitina em períodos noturnos, afinal ela é capaz sim de deixar qualquer um ligadão. Para evitar outros problemas, não tem jeito: é importante consultar um médico antes de tomar esse tipo de suplemento.

Quanto tempo para fazer efeito?
Não adianta achar que sem esforço a L-Carnitina fará efeito. "A partir do momento que você começa a ingerir, você terá os benefícios da suplementação, mas os benefícios estéticos e físicos, só são gerados se conciliados com exercícios, que é onde realmente a gordura será queimada, já que esse produto procura só disponibilizar mais a gordura para ser utilizada", aponta Ricardo.

Boa para a saúde?
Você já viu qualquer produto que tenha efeito colateral positivo? Pois, ao menos parece que esta é uma grata surpresa sobre o consumo de L-Carnitina. "Já foram discutidos possíveis benefícios para pessoas com doenças esquêmias, tais como a doença arterial coronariana e neuropatia diabética, pois a L-Carnitina tem a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo aos músculos, devido a seu efeito vasodilatador e antioxidante, além de beneficiar pessoas com dislipidemia (tais como a alteração em colesterol, triglicérides e diabetes) se associado a exercícios aeróbios", aponta Ricardo. Mas, como ainda nada foi comprovado de fato, vale a pena ouvir, antes de tudo, seu médico.

É importante lembrar que o corpo já produz a Carnitina e que muitas pessoas já produzem quantidade suficiente para não ter benefício nenhum do produto. Agora, se fizer bem para o seu pique nos treinos, não hesite. Só não exagere na dose. A L-Carnitina pode ser encontrada em lojas especializadas em suplementos para esportistas e o preço de um frasco convencional (com 30 cápsulas) varia entre R$50,00 e R$150,00.