Imobiliária, pra quê? Especialistas explicam quando é conveniente administrar os próprios imóveis ou deixar os negócios nas mãos de profissionais gplus
   

Imobiliária, pra quê?

Especialistas explicam quando é conveniente administrar os próprios imóveis ou deixar os negócios nas mãos de profissionais

Confira Também

Atire a primeira pedra aquele que, mesmo sabendo que nem relógio trabalha de graça, não sente um aperto no coração (e no bolso) ao ter seus rendimentos descontados por conta de serviços imobiliários. Sim, na hora de vender ou reivindicar seus direitos eles podem realmente lhe dar menos trabalho do que se você estivesse por conta. Mas será que as imobiliárias são de fato indispensáveis na administração de seus próprios imóveis?

Para Roberto Simonard, professor de economia da ESPM-RJ, ao contratá-las você faz um investimento, “pois o imóvel terá mais visibilidade, embora seja importante observar as taxas administrativas, que variam muito”, recomenda ele. Por experiência própria, o economista alerta que não verificar a credibilidade da empresa pode comprometer seus negócios. “Já fui vítima de companhias que desviavam dinheiro do inquilino ao proprietário mensalmente”, confessa o professor universitário.

Já Reginaldo Gonçalves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina, defende que, em termos de investimentos, confiar as rédeas à terceiros nem sempre é a opção mais atraente. “Se houver conhecimento elementar das documentações necessárias relacionadas a transferência do bem, além de estar por dento dos valores do imóvel na região na e condição em que se encontram, é muito melhor negociar direto com o proprietário. A utilização de imobiliárias e corretores facilita quando não se conhece documentação e os mecanismos de transferência”, sugere o profissional. 

Para quem já possui certa experiência e uma carteira de imóveis, contratar uma administradora pode ser mesmo uma mão na roda. Afinal de contas, se você ainda não vive completamente de renda e tem uma rotina atribulada, isso pode economizar seu tempo -- desde que se possa constatar com frequência a eficiência dos serviços prestados.