10 Dicas de higiene pra melhorar o sexo Todos têm opiniões sobre limpeza lá embaixo, mas existem alguns fundamentos que se aplicam a todos os homens gplus
   

10 Dicas de higiene pra melhorar o sexo

Todos têm opiniões sobre limpeza lá embaixo, mas existem alguns fundamentos que se aplicam a todos os homens

Confira Também

Costumamos pensar na parte boa do negócio, mas transar na verdade pode ser bem desastroso. Tudo bem, esfregar bem lá embaixo é importante, só que higiene sexual significa muito mais do que isso.

“A definição higiene sexual, até que eu saiba, se expande em diversas outras áreas”, afirma Bill Taverner, diretor executivo do Center for Sex Education, “incluindo a comunicação com os parceiros”. Com isso em mente, aqui vão 10 sugestões selecionadas pelo Men’s Journal para manter sua vida debaixo dos lençóis higiênica e saudável – não importa o quanto a barra possa sujar.

1. Lavar e secar
A pele da região genital de um homem não é diferente de outras partes do corpo, portanto basta limpar uma vez por dia. Para evitar coceiras, os caras têm que se secar bem depois de nadar, tomar banho, ou suar após o treino. Segundo Taverner, para evitar ainda mais as infecções, é uma boa ideia se lavar antes da penetração. “Se houver muito acúmulo de resíduos, isso pode atrair mais bactérias”, salienta o especialista. 
 
2. As regras da cueca  
Esperamos que não seja surpresa pra ninguém, mas os rapazes deveriam trocar de cueca todos os dias. Isso ajuda a evitar infecções, irritações e principalmente o odor. O algodão é uma ótima opção pra ventilar o corpo; já para atividades físicas mais atléticas, recomenda-se tecidos que absorvam a umidade. Se suou pra valer, vale até trocar duas vezes.

3. Dê uma conferida em tudo 
É um bom hábito dar uma olhada pra ver se tudo está nos conformes com o seu pau e, naturalmente, com as bolas. Encontrou alguma irregularidade? Entre elas, você pode se deparar com marcas roxas, vermelhas, feridas, bolhas ou verrugas (embora outras anormalidades além dessas devam ser comunicadas ao médico). Não vale a pena sofrer tentando adivinhar o que é: vá logo atrás de um profissional de confiança. 

4. Se comunique com o seu parceiro 
A qualidade da comunicação entre parceiros sexuais forma grande parte da higiene sexual. Pode ser desconfortável, entretanto conversar sobre DSTs e saúde sexual desde o início pode fazer uma bela diferença no meio do caminho. Antes de ambos fazerem os exames, não dispense a proteção.

5. Converse com o seu médico (sem mentir!)
Falando em testes, o ideal seria que todos os caras fizessem exames físicos de rotina uma vez por ano. É vital que  você seja honesto com o médico. Mesmo que você use proteção, nada como fazer o tira-teima contra DSTs. 

6. Pentelhos têm um propósito 
“As pessoas antigamente apenas aceitavam os pelos naturais de seus genitais como eram”, garante Taverner. Embora tenham ganhado fama de incômodos, alguns profissionais acreditam que os pentelhos ajudam a genitália a se manter quente e limpa, além de proporcionar conforto durante a penetração. Os pubianos (juntamente com os pelos das axilas) também liberam feromônios, que ajudam as pessoas a se sentirem atraídas umas pelas outras. 

7. Danos escondidos  
Tirando atividades extremas, a prática sexual comum envolve um certo nível de pele rasgada e sangramento. Isso inclui sexo vaginal e anal. “Use camisinha”, recomenda Taverner. Afinal de contas, não vale a pena esperar ver sangue pra pensar que você está encrencado. Até porque mesmo rupturas microscópicas na pele podem contribuir para transmissão de doenças.

8. Mantenha a limpeza simples  
Por mais limpo que seja, todo mundo tem um tipo de odor lá embaixo. Basta seguir a primeira regra uma vez por dia, principalmente após atividades físicas, e tudo vai ficar bem.

9. Use roupas mais largas  
O calor e a pressão podem afetar a fertilidade, e contribuir para infecções, como micoses na virilha. Além disso, é importante tomar banho sempre depois de praticar esportes e suar. 

10. Confira o corpo dela também 
Parceiros íntimos sempre devem procurar por sinais de infecções uns nos outros. Sim, na maioria das vezes são eles que acabam reparando primeiro do que nós mesmos que algo não está como deveria. Mas não pense que isso deva se limitar ao visual: faça exames regularmente, pois mesmo indivíduos aparentemente sadios podem carregar doenças consigo. 


Danilo Barba