Com três times brasileiros, Florida Cup começa nesta quarta-feira Em pré temporada, clubes do Brasil vão a Orlando em busca de expansão da marca e novos patrocínios gplus
   

Com três times brasileiros, Florida Cup começa nesta quarta-feira

Em pré temporada, clubes do Brasil vão a Orlando em busca de expansão da marca e novos patrocínios

Confira Também


A Florida Cup é um torneio amistoso realizado desde 2015 que acontece todo mês de janeiro na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. O campeonato criado pelo ex-jogador brasileiro Ricardo Villar reúne clubes da América do Sul e da Europa.

Após jogar futsal na base do São Paulo por duas temporadas, Villar foi para os Estados Unidos tentar a sorte jogando no futebol universitário, enquanto se formava em engenharia. Após participar da liga universitária, ele foi para o FC Dallas, clube profissional da liga norte-americana de futebol (MLS). Idealizou na Florida Cup a oportunidade de criar um campeonato em que pudesse unir times de diversos países e torná-lo atrativo para clubes e espectadores ao redor do mundo.

Na edição de 2018, que começa nesta quarta-feira (10), três times representarão o Brasil: Atlético Mineiro, Corinthians e Fluminense. O continente europeu será defendido por PSV Eindhoven (Holanda), Rangers FC (Escócia) e Legia Varsóvia (Polônia). Completam o certame, Atlético Nacional (Colômbia) e Barcelona de Guayaquil (Equador). 

Enquanto os clubes europeus estão em plena temporada, os Sul-americanos ainda estão iniciando os trabalhos físicos e técnicos de 2018, com a possibilidade de novos reforços aparecerem. A meta, portanto, vai além de levantar o troféu no fim do torneio, que acontece no próximo dia 20. O objetivo é espalhar a marca dos clubes pelo mundo, já que o campeonato é transmitido para mais de 140 países. Outro fator de interesse dos clubes é a forte presença de marcas  que podem vir a ser potenciais patrocinadores, como no caso do Fluminense, que firmou negócio com a Universal Orlando Resort no ano passado.

Dentro de campo nos últimos três anos, apesar do pouco tempo de treino, os brasileiros não fizeram feio. O Atlético Mineiro venceu a edição de 2016 e o São Paulo a de 2017. Os times do Brasil ainda tiveram jogadores entre os artilheiros nas três edições: Paolo Guerrero em 2015 (Corinthians), Eduardo Sasha em 2016 (Internacional) e Nenê (Vasco da Gama) em 2017, todos com 2 gols.
A fórmula de disputa deste ano será por pontos corridos, mas as regras são um pouquinho diferentes: vencerá o torneio o time que mais pontuar após duas partidas feitas, com o triunfo em cada partida valendo 3 pontos, o empate 1, e um ponto extra para o clube vencedor na disputa por pênaltis após placar igualado no tempo regulamentar. Os critérios de desempate entre os clubes são: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados e sofridos.

O primeiro time a estrear na Florida Cup é o Corinthians, que enfrenta o PSV nesta quarta-feira (10), às 22h (horário de Brasília). O Atlético-MG entra em campo na quinta-feira contra o Rangers, também às 10 horas da noite. Já o Fluminense debuta apenas na sexta, contra o PSV, no mesmo horário dos jogos anteriores.