7 coisas que você não sabe sobre McDonalds No início, não tinha batata-frita no cardápio. Veja esta e outras curiosidades sobre uma das maiores redes de fast food do mundo gplus
   

7 coisas que você não sabe sobre McDonalds

No início, não tinha batata-frita no cardápio. Veja esta e outras curiosidades sobre uma das maiores redes de fast food do mundo

Confira Também

Em algum momento da vida, quase todos os seres humanos, com exceção dos índios de tribos afastadas e povos desconhecidos, já comeram algum lanche do McDonalds, afinal de contas, a lanchonete dos arcos dourados é uma das maiores redes de fast food do mundo e está presente em quase todos os pontos do planeta onde existe vida e consumo. Talvez você não saiba alguns fatos curiosos sobre a franquia, então se surpreenda:

#1 - McDonalds é o maior distribuidor de brinquedos do mundo
Anualmente são distribuídos pelo McDonalds 1.5 bilhões de brinquedos em todo o mundo, mas até que a famosa rede americana Toys R' Us. O motivo desse número enorme é devido ao McLanche Feliz que representa 20% das vendas e sempre vem com um ou mais brinquedinhos.

#2 - Cardápios exclusivos
Em cada país que a rede está presente, as lanchonetes oferecem opções baseadas na cultura local. Por exemplo, em Portugal você pode pedir uma sopa de caldo verde, na Índia (onde a maior parte da população não pode comer carne) há mais opções de lanches de frango, aqui no Brasil temos quiche de queijo e em Hong Kong há uma sobremesa com feijões vermelhos, tradição local.

#3 - Arcos brancos, verdes, fluorescentes...
Apesar da marca registrada dos arcos dourados há sempre exceções: uma das lojas em Paris possui arcos brancos, só para combinar com o resto dos estabelecimentos da rua. No Arizona, uma das lanchonetes não só tem arcos de cor verde, mas todo o esquema de design é personalizado para combinar com a vizinhança.

#4 - Origem do logo
Outra curiosidade é que ao contrário da crença popular, os arcos dourados não representam batatas-fritas - o cardápio original nem oferecia batata-frita. O logotipo é baseado em verdadeiros arcos dourados que faziam parte da arquitetura dos restaurantes, e depois, como dois arcos juntos formam um "M", encaixou perfeitamente como marca.

#5 - Negócio imobiliário
Quando perguntado sobre o ramo do seu negócio, Ray Kroc, fundador do McDonalds, respondia que estava no mercado imobiliário. A explicação: seu foco era vender franquias do restaurante, no entanto, a localização é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso de cada franquia - um restaurante mal localizado pode falir.

#6 - McRap?
Em uma jogada de marketing, McDonalds prometeu pagar rappers que mencionassem o famoso BigMac em suas músicas - cinco dólares para cada vez que a música fosse ao ar nas rádios americanas. A ideia era atrair jovens e crianças, mas justamente por conta das letras de rap não serem muito infantis, a rede recebeu críticas e não rendeu muitos resultados.

#7 - O caso do café
Em 1994, uma senhora de 71 anos foi a um McDonalds local e pediu um café. Acidentalmente ela deixou cair café em seu colo, só que o líquido estava tão quente que ela sofreu queimaduras de terceiro grau e teve que passar por cirurgias- a conta do hospital passou dos $10 mil dólares. Stella Liebach iniciou um processo contra a rede de fast food e a mídia fez piada com o caso por ser algo "trivial" e "insignificante". O café estava aquecido acima da temperatura considerada segura pelo próprio McDonalds. A indenização foi de $480 mil dólares depois de muita discussão nos tribunais.