10 dicas para treinar mais motivado Criar novas metas e contratar um personal trainer podem ser a solução para sua falta de vontade de encarar os exercícios gplus
   

10 dicas para treinar mais motivado

Criar novas metas e contratar um personal trainer podem ser a solução para sua falta de vontade de encarar os exercícios

Confira Também

Ao se matricular em uma academia, é normal imaginar que terá pique para acompanhar os colegas de treino de forma exemplar e que, em pouquíssimo tempo, conseguirá atingir seus objetivos com sucesso. Então, completamente do nada, aquela vontade que antes servia de impulso para pular da cama direto para os aparelhos de ginástica desaparece. Assim, da noite para o dia. A academia passa a significar cada vez menos um lugar onde se pode cuidar do corpo e passa a ser vista como um lugar de tortura voluntária. É o fim do sonho do corpo perfeito. A sensação é essa, pelo menos.

Essa situação é comum na vida de muita gente que faz academia, porém não é o fundo do poço como se imagina. Se você se identificou e está sentindo falta de motivação para treinar, essas dicas podem ser de grande ajuda.

#1 Crie suas metas
O que te fez achar que seria uma boa ideia ir à academia em primeiro lugar? Seu objetivo é emagrecer, cuidar da saúde, deixar os músculos mais à mostra? Sem um foco definido, você dificilmente irá conseguir ir muito longe no treino. Portanto, é essencial que se saiba exatamente o motivo por estar fazendo isso. Se está na academia apenas para tirar fotos bombado e paquerar moças, desista. Afinal, "quem não luta por alguma coisa, cai por qualquer coisa".

#2 Inspire-se em ídolos
É normal e bastante comum que algumas pessoas definam outras como seus "ídolos" a serem admirados, tanto como exemplo a ser seguido quanto objetivo a ser atingido. Atletas, astros da música ou do cinema e até mesmo alguém do seu dia a dia são candidatos válidos para essa vaga. Elas podem servir de norte e ser de grande ajuda no momento de ir atrás dos próprios objetivos. 

#3 Fique de olho nos resultados
Use suas próprias conquistas como motivação. Que tal começar a anotar a quantidade de quilos perdidos após um mês de academia, quanto peso conseguiu levantar no último treino ou o tempo recorde em que conseguiu completar todos os exercícios propostos? Ver o próprio progresso e saber que se está mais próximo do objetivo planejado do que quando começou pode ser uma forma de se manter animado para seguir com os treinos.

#4 Renove seus treinos
O tédio pode ser muito perigoso e minar completamente sua motivação para continuar na academia. Acordar todo dia e fazer os mesmos exercícios de sempre faz com que, com o passar do tempo, o treino passe a ser visto apenas como uma obrigação monótona e não provoque mais nenhuma empolgação. Procurar novos exercícios e mudá-los com uma frequência moderada pode garantir que isso não aconteça.

#5 Tenha um parceiro de treino
Chamar um amigo para fazer companhia na academia pode ajudar na"motivação". Você irá se sentir mais à vontade se souber que terá alguém lá com quem poderá trocar ideias enquanto faz os exercícios. O velho "parceiro de crime" nunca te deixa na mão. 

#6 Saiba dividir o tempo com outras atividades
Ser um rato de academia (como muitos caras por aí) pode não ser tão benéfico quanto se pensa. Dedicar todo tempo livre para os treinos pode acabar com a sua motivação muito rápido. De vez em quando, é necessário desligar para recarregar as baterias e nada melhor para isso do que fazer uma viagem, ficar em casa descansando ou ir ao cinema com mais frequência. 

#7 Recompense a si mesmo
Pense em formas de se recompensar a cada objetivo completado. Se não faltar à academia durante um mês, por exemplo, você pode se dar de presente seu prato favorito. Essa técnica, porém, exige muito autocontrole e determinação da pessoa que a praticar. Se você se conhece e não confia em si mesmo para cumprir esse combinado, pode pedir para que outra pessoa o ajude, "fiscalizando" seu comprometimento. Não custa tentar, certo?

#8 Busque novas informações
Aprenda mais sobre seus treinos. Talvez saber como funcionam alguns exercícios possa te ensinar a como deixá-los ainda mais eficientes. Você verá a academia com outros olhos. Conversar com profissionais e pessoas mais experientes que tenham algo a acrescentar na sua rotina de exercícios também pode ser interessante. 

#9 Crie sua playlist de academia
A música certa pode salvar o seu dia. A playlist certa, então, tem o poder de salvar seu treino. A música tem grande poder de motivação e não é à toa que as academias tocam aqueles ritmos alucinantes para incentivar, porém esses podem não ser os certos para você. Faça seu próprio conjunto de músicas animadas que você acha que irão te ajudar a treinar e veja se elas te dão um gás a mais. Não se esqueça de atualizá-lo.

#10 Tenha um personal trainer
Quando tudo falhar, chame um personal trainer. Esses profissionais estão preparados para ajudar no que for necessário, inclusive criar os incentivos certos para você se mexer. Se ainda assim não se sentir motivado, considere dar um tempo da academia. Talvez esse não seja o momento certo para insistir nessa atividade. Que tal pensar em outro tipo de atividade?


Luis Carvalho