Qual é a melhor forma de depilar os pelos do corpo? Chega de bancar o Tony Ramos. Lâmina, maquininha, laser, creme ou cera: descubra as vantagens e desvantagens de cada ferramenta gplus
   

Qual é a melhor forma de depilar os pelos do corpo?

Chega de bancar o Tony Ramos. Lâmina, maquininha, laser, creme ou cera: descubra as vantagens e desvantagens de cada ferramenta

Confira Também

Nada de mata virgem. Pele lisinha ou com pelos bem aparados é a preferência de muitas mulheres. Até por isso, aquela visão preconceituosa que muitos homens tinham sobre a depilação masculina vem se tornando cada vez mais obsoleta.

Apesar disso, grande parte dos homens ainda se vê acuado a tirar os pelos do corpo. Pensam logo naquela cera quente, capaz de fazer qualquer um sentir intensas dores. Mas, alto lá! Você não precisa passar por sessões de tortura só para se ver livre dos pelos. Há outras formas de ficar lisinho. Além do mais, também existem alguns truques que amenizam as dores e possíveis reações alérgicas da depilação.

Para você, que tem dúvidas sobre qual é a melhor maneira de eliminar os pelos, mostraremos as vantagens e desvantagens de cada método depilatório e os respectivos cuidados que devem ser tomados. Confira. 

Lâmina:

Por ser um método simples, barato e indolor (acidentes à parte), muitos homens optam por se depilar com lâminas. Entretanto, deve-se ter muito cuidado ao colocar este objeto cortante em contato com a pele. Irritações e alergias podem acontecer. Para evitar esses problemas, a dermatologista Natally de Oliveira dá algumas dicas: “O ideal é fazer a depilação aplicando a lâmina a favor do pelo e não contra. Além disso, é importante escolher aparelhos de barbear limpos e trocar as lâminas com frequência. A pele também deve estar higienizada antes da depilação, e logo após deve ser hidratada”.

Além das alergias, outro problema de se depilar com lâminas a duração do resultado. Após um ou dois dias os pelos voltam a aparecer. Mas, fique tranquilo. Natally afirma que os pelos não vão crescer mais grossos.

Creme depilatório:

Como no caso das lâminas, usar cremes depilatórios também é uma forma indolor de eliminar os pelos. Porém, se comparado à depilação com lamina, esse produto tem efeito até duas vezes mais duradouro. 

A grande desvantagem das ceras são as possíveis reações alérgicas que elas podem causar. Quando usei, por exemplo, tive muita coceira e ao colocar algumas camisetas minha pele chegava a arder. Para evitar esses possíveis efeitos colaterais, aplique o produto em uma pequena região de sua pele e verifique as reações. Se algo fora do comum acontecer, dispense esse método ou teste outras marcas. Caso contrário, mãos à obra. 

Passe o produto no corpo e dê 5 a 10 minutos para que o creme possa agir sobre os pelos. Quando eles se desprenderem da pele passe água e esponja para retirar o produto.

Maquininha aparadora de pelos

A possibilidade de regular a altura do corte faz desse método o ideal para os homens que apenas querem ter os pelos aparados. Apesar do preço de uma maquininha decente ser relativamente alto (em torno de 150 reais), a duração do produto faz o custo valer a pena.

Entretanto, se você pretende ficar sem pelos aparentes, essas maquininhas, sozinhas, provavelmente não darão conta da missão. Ainda assim, elas podem ser úteis para diminuir o tamanho do pelo antes da aplicação de outro método depilatório.

Laser

Se você não quer preocupação com pelos a todo o momento (e está com dinheiro sobrando) essa pode ser a solução. Também conhecido como depilação definitiva, a depilação a laser é a que proporciona os resultados mais duradouros. A dermatologista Natally de Oliveira explica que “na depilação a laser o objetivo é destruição do folículo piloso, para que não haja crescimento do pelo”.

Apesar de suas vantagens, os preços são salgados. Em uma das clínicas mais conhecidas de São Paulo o pacote que garante a remoção definitiva dos pelos das costas, e somente das costas, custa 2.570 reais. Como o laser se concentra na melanina, esse método é contra indicado para pessoas de pele escura ou com pelos claros.  A depilação a laser também não é muito eficaz contra pelos muito finos. Por via das dúvidas, deve-se consultar um especialista para saber se a depilação a laser é ou não indicada para seu corpo.

Cera quente

Vai doer. Aliás, vai doer muito, fera. 

Apesar das dores que essa forma de depilação provoca, o uso de ceras quentes é uma das práticas mais comuns para a extração dos pelos. Isso porque esse é um método relativamente barato e eficaz.

Seus resultados podem durar de 15 a 20 dias e, como a cera tira o pelo direto da raiz, quando eles voltam a nascer, eles crescem mais finos. Segundo Natally de Oliveira, na depilação com cera, se não há fratura do pelo, ele cresce novamente a partir do folículo. "E a primeira parte a emergir na superfície cutânea é mais fina justamente por causa do formato do novo pelo”.

Porém, a depilação a cera implica alguns cuidados. Antes e depois desse procedimento não deve-se ficar muito exposto ao sol. Além disso, protetores solares e hidratantes são imprescindíveis. Dias antes da depilação, fazer uso de esfoliantes diminui o risco de os pelos nascerem encravados. Se você faz uso de algum ácido na pele, como produtos antiacnes, esse método não é aconselhado.

 


Guilherme de Souza Guilherme