6 Táticas pra lidar com a ginecomastia Descubra alguns truques para se vestir bem sem deixar que o crescimento exagerado das mamas comprometa o seu visual gplus
   

6 Táticas pra lidar com a ginecomastia

Descubra alguns truques para se vestir bem sem deixar que o crescimento exagerado das mamas comprometa o seu visual

Confira Também

Apesar de ser popularmente associada a adolescentes, que não raro apresentam aumento tardio nos níveis de testosterona, a ginecomastia pode ocorrer em qualquer idade nos homens.  Em adultos, o crescimento anormal das mamas está relacionado a tratamentos que afetam hormônios ou efeitos colaterais de medicamentos, e a solução do problema pode ser tanto cirúrgica quanto hormonal.

“A cirurgia deve ser considerada quando: não houver boa resposta ao tratamento hormonal, por indicação médica, ou quando há grande constrangimento do indivíduo em se expor, diminuindo sua autoestima e confiança”, esclarece o cirurgião plástico Dr. Patrick Kovac, chefe do setor de cirurgia plástica da Polícia Militar do Estado de São Paulo. “Tirando o constrangimento, a ginecomastia não leva a problemas maiores no futuro, e também não aumenta o risco de câncer de mama no homem”, garante. Segundo Kovac, embora o valor dependa do tipo de cirurgia, honorários médicos, tipo de anestesia e dos gastos hospitalares, o preço médio do procedimento gira em torno dos cinco a oito mil reais.

Quer melhorar o visual agora mesmo? Veja a seguir seis soluções paliativas para os indesejáveis manboobs:  

1) Compacte o problema: Não é só pra fazer a barriga sumir na hora certa que as peças compressoras servem. Se você vestir um colete ou top de compressão com uma camiseta justa, ninguém vai saber que você tem por baixo. De acordo com a Hourglass Angel, se fizer do jeito certo, no máximo vai parecer que você tem um peitoral encorpado. 

2) Ajuste as roupas ao seu corpo: Segundo Marc Allen, presidente da Marc Allen Fine Clothiers, tanto homens quanto mulheres sempre têm atributos físicos que devem ser acentuados ou diluídos no look. Portanto, não adianta só comprar roupas caras ou pela etiqueta: você tem que ajustá-las de acordo com o seu tipo físico e montar um guarda-roupa apropriado às suas necessidades.

3) Opte sempre por tons mais escuros: Ao dar preferência a tons mais escuros, você acaba tornando os contornos do seu corpo menos perceptíveis. O segredo está em equilibrar o contraste entre a parte de cima e a de baixo, sempre do mais claro para o mais escuro.  

4) Vista peças mais largas: Camisetas ou blusas dois números maiores que o seu devem funcionar. Por ter mais espaço, você pode até usar uma camiseta mais justa por baixo de tudo em dias de calor para conter o suor. Se decidir combinar com um compressor, o resultado será ainda mais convincente. 
 
5) Prefira tecidos mais grossos: Escolha sempre roupas mais espessas ou com várias camadas de tecido. Exceto nos meses mais quentes, ou quando você estiver praticando exercícios físicos, eles são uma solução rápida e prática para qualquer ocasião – principalmente quando você esqueceu o colete modelador em casa.

6) Invista em padrões verticais: Deixe as blusas e camisetas lisas para ficar em casa. Abuse de padrões, sejam listras, quadrados, formas aleatórias ou até flores, pois todos eles disfarçam bem os contornos do seu corpo. Vale lembrar que os padrões verticais ajudam você a parecer mais magro, enquanto os horizontais produzem o efeito contrário.


Danilo Barba