Top 10: Clássicos do futebol brasileiro Chegou a hora dos estaduais e de rever os grandes clássicos do futebol brasileiro. Será que seu time leva o caneco em 2012? gplus
   

Top 10: Clássicos do futebol brasileiro

Chegou a hora dos estaduais e de rever os grandes clássicos do futebol brasileiro. Será que seu time leva o caneco em 2012?

Confira Também

História, rivalidade, lágrimas e comemorações. Ao contrário do Campeonato Brasileiro, que possui apenas quatro vencedores, os Estaduais estão aí para dar alegria para 27 afortunadas torcidas de Norte a Sul do país. E melhor, além de ter boas chances de garantir o primeiro caneco do ano, os Estaduais representam uma oportunidade única de ver um bom clássico em uma final, como o povo gosta: estádio lotado, volta olímpica, provocações e quebra de recordes. Afinal, o que seria do futebol sem rivalidade? Confira as dez mais dos estaduais em 2012.


10º Derby Campineiro (Guarani x Ponte Preta)
Após muito tempo sem viver aquela emoção do passado, nas últimas temporadas o Derby Campineiro parece ter reencontrado o caminho do sucesso – não mais na Série A, mas sim na B no Brasileirão. Já no Paulistão, o clássico não acontecia desde 2009, quando os clubes empataram em 2x2. Porém, em 2012 os clubes tem um reencontro marcado no estadual. No histórico, vantagem ao Campeão Brasileiro Guarani, 65 vitórias, contra 60 da Ponte Preta, cinco vezes vice-campeã estadual.
 
9º Atletiba (Coritiba x Atl. Paranaense)
São 133 vitórias para o Coxa e 109 para o Furacão; 35 títulos estaduais para o Coxa e 22 para o Furacão e um Brasileiro para cada lado. Logo, superioridade difícil de ser questionada por parte do Coritiba, certo? Agora vá falar isso para um rubro-negro! Para apimentar a rivalidade, depois de alguns vais e vens à Série B por parte do Coritiba, 2012 será o ano do Atlético Paranaense sentir o gosto amargo da luta pelo acesso, depois do vexame de 2011. Agora é esperar pelos esperados duelos e as clássicas finais do Paranaense.

8º Clássico-Rei (Ceará x Fortaleza)
Poucos embates podem se orgulhar de serem tão parelhos quanto o Clássico-Rei. Tudo bem, ele possui boa vantagem ao Ceará, que possui 184 triunfos diante de 162 do Fortaleza, mas isso muda completamente quanto se fala em títulos, o que realmente importa para a maioria das torcidas do mundo. O Vovô até mantém sua superioridade frente ao Leão do Pici, mas por apenas um troféu: 40 a 39. Para se ter uma ideia da reação do Fortaleza, de 2000 para cá o Tricolor cearense acumulou nove triunfos contra apenas três do Ceará – o de 2011 foi fundamental para evitar a virada e manter a frente na galeria de títulos. Será que a vantagem volta a crescer ou teremos igualdade novamente?
Último confronto: Ceará 0x1 Fortaleza - 27/03/2011

7º Re-Pa (Remo x Paysandu)
Não há clássico nacional com tantos confrontos como o duelo entre Remo e Paysandu. E por mais jogos que sejam realizados, ele continua parelho como sempre, atiçando a grande rivalidade entre o Leão Azul e o Papão da Curuzu. São 249 triunfos do Remo e 220 do Paysandu. Porém, nos estaduais a realidade é inversa: 42 títulos paraenses para os remistas e 44 para os alvi celestes. Coitados dos adversários. O único que ainda chega a ameaçar no Pará é o Tuna Luso, com 10 troféus – mas, não ganha desde 1988. Mas, é bom ficar de olho no Independente de Tucuruí: em 2011 surpreendeu e se sagrou campeão.
Último confronto: Paysandu 1x1 Remo - 01/05/2011

6º Ba-Vi (Bahia x Vitória)
Dizem as más línguas que se macumba realmente desse certo, o Baiano terminaria empatado. O mesmo pode ser dito para o Ba-Vi, que conta com ampla vantagem do Tricolor de Aço: são 177 triunfos do Baêa contra apenas 135 do Leão da Barra. Números esses que tornam ainda mais clara a superioridade do Bahia no derby. Em títulos, o Tricolor baiano tem 2 Brasileiros e 43 estaduais, já o Vitória não foi campeão nacional e tem 26 baianos. Só há um detalhe: de 2000 pra cá, o rubro-negro levou nove dos doze títulos disputados (alguma semelhança com o Clássico-Rei?), enquanto o Bahia só um (e faz tempo, em 2001). Que seca, Baêa!
Último confronto: Vitória 2x3 Bahia - 01/05/2011

5º Clássico dos Clássicos (Sport x Náutico)
Só vendo de perto para compreender (e curtir) a rivalidade entre Sport e Náutico. Por muitos anos, é bem verdade, o Leão pernambucano  rivalizou mais com os torcedores do Santinha, maior torcida de Pernambuco, mas nos últimos tempos os duelos mais eletrizantes têm sido mesmo o Clássico dos Clássicos, o terceiro mais antigo do futebol brasileiro, atrás apenas do Clássico Vovô (Fluminense e Botafogo) e do Grenal. Vantagem ao Sport, com 192 vitórias, contra 171 do Timbu.  Nos troféus estaduais, ampla vantagem ao Sport com 39 conquistas contra 21 do Náutico – a Cobra Coral mostra sua força com 25 campeonatos.

4º Fla-Flu (Flamengo x Fluminense)
Não há nenhum outro clássico mais charmoso que este no Brasil. Além do mais, talvez seja o nome mais sonoro e gostoso de se falar quando a pauta são clássicos. Afinal, grandezas à parte, o Fla-Flu é o derby que monopoliza simplesmente 62 troféus cariocas. Para atiçar a rivalidade, o histórico maior campeão carioca Fluminense teve sua marca igualada em 2008 e superada no seguinte pelo Mengão (hoje com 32 títulos, contra 30 do Tricolor). Nos confrontos diretos, mais vantagem ao rubro-negro carioca, que tem 107 vitórias contra 98 do Nense.
Último confronto: Flamengo 3x2 Fluminense - 09/10/2011

3º Superclássico Mineiro (Atl. Mineiro x Cruzeiro)
De tão polêmico, o duelo entre Atlético Mineiro e Cruzeiro tem duas estatísticas diferentes. Uma conta é dos alvinegros (na qual o Galo conta com 191 vitórias e 158 da Raposa), que não se parece nenhum pouco com os cálculos cruzeirenses (nos quais o Galo mantém a supremacia, mas por margem muito menor: 178 vitórias atleticanas e as mesmas 158 do Cruzeiro). Mas, de tudo isso, só não dá para esquecer o último confronto no Brasileirão 2011. De quase rebaixado à maior goleada da História do Superclássico Mineiro: Cruzeiro 6 a 1. Pobre Galo!

2º Derby Paulista (Palmeiras x Corinthians)
Assim é chamado o famoso Palmeiras e Corinthians,  clássico mais antigo do futebol paulista. Sem dúvidas também um dos mais equilibrados, afinal são 121 vitórias palestrinas e 115 do Timão. No primeiro confronto entre os clubes, um 3 a 0 do ainda Palestra Itália sobre o clube do Parque São Jorge. Para piorar a situação corintiana, a maior goleada do confronto também está do lado dos alviverdes: 8 a 0 em 1933. Engraçado para quem vê de fora é saber que um não vive sem o outro e que, rivalidades à parte, os dois se completariam perfeitamente: um com a Libertadores de 1999 e o outro com o Mundial FIFA de 2000.
Último confronto: Palmeiras 0x0 Corinthians - 04/12/2011

1º Grenal (Internacional x Grêmio)
Falar do Grenal é chover no molhado, mas, particularidades à parte, não há rivalidade como a de um bom Inter e Grêmio. O clássico é uma espécie de Boca x River brasileiro. Tudo isso devido à polarização absoluta que divide o Rio Grande do Sul ao meio em dia de clássico (e até nas datas menos prováveis, como o Natal. onde em casa de gremista Papai Noel só entra de azul). Para atiçar as contas, se o Inter se vangloria pela vantagem de vitórias (146 frente a 123 do arquirrival) o Grêmio tem em seu histórico a vitória de 10 a 0 logo no primeiro confronto entre os clubes. É pano para a manga.
Último confronto: Internacional 1x0 Grêmio - 04/12/2011