Doping: a dualidade entre drogas e esportes Jon Jones cheira cocaína. Mas ele não está só. Atletas são humanos antes de qualquer modalidade esportiva gplus
   

Doping: a dualidade entre drogas e esportes

Jon Jones cheira cocaína. Mas ele não está só. Atletas são humanos antes de qualquer modalidade esportiva

Confira Também

Por Marcel G Costa 


Recentemente o mundo do esporte se abalou com mais um escândalo envolvendo um atleta de ponta e o uso de drogas. Jon Jones, detentor do cinturão de Meio-Pesados do UFC, foi flagrado no exame antidoping pelo uso de cocaína. Embora o caso esteja se desenrolando a favor de Jones, pois o diretor da NSAC Bob Bennett afirmou que este tipo de exame para drogas recreativas não deveria ser feito, uma vez que elas não são proibidas fora do período de competição, fica aceso o alerta e mais uma vez vem à tona a discussão sobre a relação de atletas e drogas.

As drogas estão em todos os ambientes e os atletas são pessoas comuns fora dos centros de treinamentos e das competições, o que acontece é que a gente coloca esse tipo de profissional em redomas e jamais imaginamos que eles possam sair delas para voltarem a condição normal que os iguala a nós: eles são humanos, logo fazem cagada e experimentam o que não deve. Cada um com seu motivo.

Vamos relembrar de grandes atletas que foram pegos no doping por uso de drogas:

# Giba - Vôlei
Em 2002 enquanto jogava pelo Estense 4 Torri, de Ferrara, na Itália, Giba foi pego no exame antidoping por uso de maconha. Giba foi suspenso por oito partidas e ganhou a pena de reverter parte de seu salário para instituições que ajudam dependentes químicos.

# Mike Tyson - Boxe
Embora não tenha sido flagrado no auge da carreira, Tyson afirmou em sua bibliografia que usava cocaína desde os onze anos, e que inclusive usava antes das lutas. Para não ser pego no antidoping, Mike usava um pênis falso com a urina de outra pessoa. Mas sua sorte não durou por toda a carreira, em 20 de outubro de 2001 Tyson foi flagrado no doping pelo uso de maconha.

# André Agassi - Tênis
A história de André Agassi é um tanto curiosa, ele foi o único atleta da lista a não ser punido. Mas como todos os outros ele foi pego no antidoping. Mas como admitiu em seu livro, Agassi enviou uma carta extremamente mentirosa a ATP (Federação Mundial de Tênis) que resolveu absolvê-lo. Entretanto, Agassi admitiu ter usado Cristal, que é a droga fabricada pelo personagem fictício Heisenberg na famosa séria Breaking Bad. No fim das contas ele foi salvo por sua lábia.

# Dinei - Futebol
Antes de fazer um enorme sucesso no Corinthians, o jogador Dinei foi pego no antidoping por uso de cocaína em 1996 quando era titular da equipe do Coritiba. Em entrevista, o jogador admitiu ter usado além de cocaína, maconha e cola. Depois de uma suspensão de 240 dias, Dinei voltou a jogar em alto nível ganhando uma série de títulos pelo timão.

# Thiago Silva - UFC
O lutador brasileiro de UFC Thiago Silva admitiu ter adulterado sua urina em 2011 após vencer Brandon Vera. Mas sua sorte acabou quando ele enfrentou o búlgaro Stanislav Nedcov, embora tenha finalizado o adversário no terceiro round, Thiago foi pego no doping pelo uso de maconha e ficou suspenso por seis meses.

# Adrian Mutu - Futebol
O craque romeno teve uma carreira bem complicada. No ano de 2004, no começo do mandato do bilionário russo Roman Abramovic no Chelsea, Mutu foi pego no doping por uso de cocaína. Depois de sete meses afastado, voltou a jogar, mas foi negociado com a Juventus. Em 2010, enquanto atuava pela Fiorentina Mutu foi pego novamente no doping, mas desta vez pelo uso de sibutramina e sua punição foi de um ano fora dos gramados.

# Jobson - Futebol
Jobson surgiu como uma grande promessa do futebol brasileiro. Mas em 2009 o atacante foi pego duas vezes pelo exame antidoping e acumulou quase 2 anos de suspenção. Neste período Jobson admitiu o vício em crack. Após voltar a jogar pelo São Caetano, Jobson voltou a se desentender com a lei, após ser acusado de agredir a mulher. No fim Jobson é apenas mais uma grande promessa que não brilhou.

# Nick Diaz - UFC
Após perder para Carlos Condit em 2012, o exame antidoping também apontou outra derrota para o lutador que foi pego pelo uso de THC, principio ativo encontrado na maconha. Em 2007 Diaz já havia sido punido pelo mesmo motivo. Sua suspenção foi de um ano além de uma multa aplicada pela federação.

# Mario Sérgio - Futebol
Não é de hoje que o doping flagra grandes astros do esporte. O ex-jogador, ex-treinador e comentarista Mario Sérgio foi pego no exame antidoping no ano de 1984 pelo uso de anfetamina. Na época Mario jogava pelo Palmeiras.

# Maradona - Futebol
Provavelmente o caso mais clássico e mais polêmico de todos. Embora seja de conhecimento de todos não poderíamos deixar de citar Maradona e a sua brilhante carreira, que poderia ter sido mais brilhante ainda se ele conseguisse driblar a cocaína. Maradona só abandonou o uso da droga depois de quase morrer, e anos depois de ter se aposentado do futebol. 

Mas no Brasil não foram apenas Jobson, Mario Sérgio e Dinei que foram pegos no doping por conta do uso de drogas, nós separamos uma lista de mais alguns jogadores brasileiros que também tiveram problemas com drogas:

# Rodrigo Souto - Santos/São Paulo
# Michael - Fluminense
# André Neles (André Balada) - Palmeiras/Figueirense
# Edinho - Santos
# Junior Baiano - Vasco
# Michel - Santos/ São Paulo
# Régis Pitbull - Corinthians/ Vasco
# Renato Silva - Fluminense
# Valdiram - Vasco
# Max - Palmeiras 
# Lopes - Palmeiras