Novo código de conduta da seleção inglesa Para evitar polêmicas fora de campo, jogadores devem seguir lista com 33 pontos proibitivos, um deles é não usar o Twitter gplus
   

Novo código de conduta da seleção inglesa

Para evitar polêmicas fora de campo, jogadores devem seguir lista com 33 pontos proibitivos, um deles é não usar o Twitter

Confira Também

A seleção inglesa tem um novo código de conduta com uma série de proibições aos jogadores. Entre as normas atuais, eles não podem usar o Twitter 24 horas antes das partidas, não podem usar os celulares sem ser no horário das refeições, não podem passar nenhuma informação à imprensa sem o conhecimento do clube e nem ingerir bebidas alcoólicas sem o consentimento do treinador Roy Hodgson. Eles também estão proibidos de utilizar a rede social para falar sobre o oponente, o técnico e outros atletas, correndo o risco de passarem por um inquérito disciplinar.

Para os dirigentes da Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), o problema central é a maneira como os boleiros divulgam besteiras pela web. A FA entende que os jogadores que representam a Inglaterra são embaixadores do seu país e um exemplo para os jovens futebolistas, não importando se são reservas ou titulares. Por isso, perderá a braçadeira quem falhar em ser um "modelo a outros jogadores".

Recentemente, o lateral Ashley Cole foi denunciado pela FA depois de publicar no Twitter que os dirigentes da entidade são “imbecis". O zagueiro do Chelsea John Terry também usou a ferramenta para divulgar frases racistas tornando-se o motivador para a criação das novas regras do código.

Terry já perdeu a braçadeira duas vezes como punição, a primeira por manter um relacionamento extraconjugal com a mulher de seu ex-companheiro Wayne Bridge, e a segunda pelo caso de racismo.

Alguns jogadores brasileiros também já se complicaram usando as redes sociais, relembre os casos:
  • O atacante Kléber, ex-Palmeiras e atual Grêmio, postou no Twitter que o técnico Felipão contava os problemas internos do clube para a imprensa.
  • Alex Silva falou mal do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, pois ele insinuou que o zagueiro mentiu quando disse ter recebido proposta do Sporting de Portugal.

  • O jogador americano de hóquei, Justin Fontaine, foi suspenso por dois jogos quando publicou no Twitter que os integrantes da banda Foo Fighters eram homossexuais.   
  • O ex-zagueiro do São Paulo e do Bayern de Munique, Breno, escreveu no microblog que o treinador estava de sacanagem com ele por deixá-lo como reserva. Recentemente, ele foi condenado a três anos e nove meses de prisão por atear fogo à sua própria casa, na Alemanha.
  • O nadador americano Tyler Clary tuitou que Michel Phelps era preguiçoso e não se esforçava como deveria nos treinamentos.
  • Durante a partida entre Santos e Vitória, apareceram no Twitter de Neymar as mensagens "Meu Santos sempre prejudicado pela arbitragem!" e "Juiz ladrão, vai sair de camburão", devido a uma marcação de Sandro Meira Ricci contra o time. As frases foram apagadas na sequência e o jogador disse que um amigo que tinha acesso à sua conta. Mesmo assim foi punido e teve que pagar 15.000 reais de indenização.