Novo no futebol? Saiba como começar a entender esse esporte tão popular Se você não é apaixonado pelo futebol, mas quer ser, veja algumas dicas para aproveitar mais o esporte gplus
   

Novo no futebol? Saiba como começar a entender esse esporte tão popular

Se você não é apaixonado pelo futebol, mas quer ser, veja algumas dicas para aproveitar mais o esporte

Confira Também

Cansado de tanto escutar notícias nas televisões e na rádio sobre futebol? Você abre as suas redes sociais e as primeiras notícias são sobre como um time se saiu sobre outro? Ou ainda, você se sente perdido quando seus amigos começam a discutir sobre clubes e jogadores de futebol? Se a resposta a essas perguntas for "sim", você não está sozinho no mundo! Mas calma, nem tudo está perdido! Não importa quando, sempre há a possibilidade de iniciar nesse mundo tão conhecido que é o futebol.

No Brasil, a história do futebol tem raízes lá em 1985, quando os primeiros clubes futebolísticos começavam a se formar.  Na Era Vargas, um grande esforço foi empreendido a fim de alavancar o esporte no país, inclusive com a construção do Maracanã e com a Copa do Mundo do Brasil, em 1950. Foi com a vitória do Mundial de 1958, com participação de Didi, Pelé, Vavá, Garrincha, e Bellini, que o futebol foi marcado como principal elemento de identificação nacional.

Hoje em dia, a imprensa movimenta enormes quantidades de material divulgando notícias do esporte, dos jogadores, técnicos, etc. Com o advento das redes sociais, as informações chegam muito mais rápido aos usuários, de modo que nunca foi tão fácil se deparar com o mundo do futebol. Mas, para os que ainda assim não entendem muito do assunto, esse guia foi feito sob medida! Abaixo, algumas dicas de como começar a entrar no mundo do futebol.

DICA #1 - COMECE PELA IMERSÃO

Se há uma forma comprovadamente eficaz para o aprendizado de qualquer assunto, essa forma é a imersão. A imersão acontece quando você se permite ser rodeado de informações sobre o que quer aprender. Com o futebol não é diferente! Comece assistindo os jogos na televisão, mesmo que ainda não tenha conhecimento sobre. Programe o seu feed de notícias para exibir o que há de novo no esporte, ou até mesmo seja visitante frequente de sites como sportez, onde há toneladas de informações sobre o Brasileirão. 

DICA #2 - CONHEÇA SOBRE A HISTÓRIA

O Brasil é um país em que o futebol se tornou parte importante da história da nação, portanto é necessário, pouco a pouco, conhecer os grandes nomes que marcaram o esporte. Pesquisa biografias de nomes como Pelé e Garrincha. Procure também conhecer um pouco mais dos nomes mais recentes na história, como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e, também, o tão conhecido Neymar. A história desses jogadores construirá um bom background de informações em sua busca pelo futebol.

DICA #3 - FREQUENTE OS JOGOS EM SUA CIDADE

Você com certeza possui amigos que amam o esporte. Aproveite essa oportunidade e diga que você tem interesse em visitar um estádio e participar da torcida em um jogo de futebol de verdade. A experiência lhe servirá como combustível para querer saber cada vez mais sobre o assunto. Sem contar que, de quebra, você vai possuir boas histórias para contar quando tiver conversando sobre futebol com sua família, amigos ou conhecidos.

Animado para tentar as três dicas acima? Saiba que o futebol é um esporte rico em história, mas não se sinta perdido no meio de tanta coisa nova. Aos poucos, a rotina do futebol fará parte de você, e quando menos esperar... Você será a pessoa que puxará conversa sobre o esporte!