O guia da Copa do Mundo da Rússia Curiosidades sobre o torneio, as seleções, os jogadores, e tudo o que você precisa saber para acompanhar o mundial bem informado gplus
   

O guia da Copa do Mundo da Rússia

Curiosidades sobre o torneio, as seleções, os jogadores, e tudo o que você precisa saber para acompanhar o mundial bem informado

Confira Também

Em 1930, no Uruguai, o mundo viu pela primeira vez o maior evento do futebol mundial acontecer. Uma reunião entre treze seleções em um certame com fórmula de disputa bem diferente de hoje em dia. Com menos pompa e garbo do que atualmente é, a Copa foi conquistada pelos anfitriões, em final disputada contra os vizinhos de fronteira, os argentinos. 

Após o primeiro torneio, mais dezenove edições aconteceram, em quatro continentes. A edição de número 21, que terá início no dia 14 de junho, será realizada na Rússia, histórico país do Leste Europeu. 

LEIA TAMBÉM 

O mundial em terras russas será disputado por 32 seleções, que estarão em busca de um dos troféus mais famosos do esporte. Dentre os inúmeros países que já participaram de uma Copa do Mundo, apenas oito conseguiram a façanha de erguer o caneco, alguns mais de uma vez, como no caso do Brasil. 

O torneio, no entanto, não consagrou ao longo da história apenas os grandes times, mas imortalizou também diversos personagens, verdadeiros protagonistas na arte de jogar futebol. 

É nesse clima de Copa do Mundo, que começa em poucos dias, que montamos um guia sobre o tão aguardado torneio - capaz de colocar por horas na mesma sala amantes e indiferentes ao esporte bretão. Em diferentes escalas de sofrimento e encanto pelo esporte, a Copa do Mundo é sinônimo de reunião, dentro e fora das quatro linhas. E ela já está entre nós! 


| AS SELEÇÕES CAMPEÃS 
Por mais que dezenas de nações tenham disputado o mundial, apenas oito delas têm o prazer de dizer que já levantaram o troféu. O Brasil, por cinco vezes, Itália e Alemanha, em quatro, Uruguai e Argentina, por duas vezes, e França, Inglaterra e Espanha, que ergueram o caneco uma vez cada. 

A menção honrosa fica por conta da Holanda - não estará na Rússia -, que nunca venceu o torneio, mas já foi três vezes vice-campeã (1974, 1978, 2010). 
 
| OS ESQUADRÕES HISTÓRICOS 
Quando se discute sobre os grandes plantéis ao longo da história do esporte, muitos colocam no debate famosos elencos que se destacaram nos mundiais. Como não lembrar da Hungria de Kócsis, Hidegkuti e Puskás? O grande esquadrão húngaro fez uma grande Copa em 1954, na qual alcançou o vice-campeonato. 

Em 1970, com um elenco recheado de craques, o Brasil alcançou o Tri, no México; Carlos Alberto Torres, Jairzinho, Rivellino, Pelé, Tostão... craques que entraram para a história. 

A própria seleção canarinho, em 1982, causou comoção mundial, após ser eliminada pela Itália na chamada "Tragédia do Sarriá", em Copa realizada na Espanha. A derrota pelo placar de 3 a 2 frente a "Azurra" traz lembranças amargas e lamentos de quem apreciava o talento de Júnior, Zico, Sócrates, Cerezo e Falcão. 

A Holanda, outro exemplo, em 1974, perdeu para a Alemanha na final, mas ficou eternizada por seu "Carrossel", revolução feita sob as batutas de Rinus Michels e do gênio Johan Cruyff. 
 
| OS JOGADORES RECORDISTAS 
É difícil encontrar jogadores que não sonham em disputar uma Copa do Mundo. Outros, mais agraciados, não só realizam o desejo, como também jogam em mais de uma edição. O goleiro mexicano Antonio Carbajal, por exemplo, já foi convocado para 5 Copas (1950, 54, 58, 62, 66). 

Outro arqueiro, o italiano Buffon também já foi chamado ao mundial em cinco oportunidades (1998, 2002, 06, 10, 14), assim como o alemão Lothar Matthäus, que atuou de 1982 até 1998. O mexicano Rafa Márquez, de 39 anos, também completará sua quinta Copa do Mundo disputada. O zagueiro da seleção Tricolor jogou as Copas de 2002, 2006, 2010, 2014 e está convocado pelo técnico Juan Carlos Osorio para jogar em 2018.  

| O JOGADOR QUE MAIS VENCEU 
O atleta que mais ganhou Copas do Mundo foi Pelé, com três canecos conquistados. O camisa 10 do Brasil venceu pela primeira vez em 1958, na Suécia, aos 17 anos. Depois, no Chile, em 1962, conquistou o bi; a consagração veio em 1970, no México, torneio em que marcou quatro gols. 

| A IDADE DOS ATLETAS 
A Copa do Mundo sempre tem o seu "vovô", assim como o garoto que faz sua estreia na maior competição do futebol. Até o momento, o jogador mais velho a entrar em campo em um mundial de seleções foi o goleiro mexicano Faryd Mondragón, aos 43 anos, na Copa de 2014. 

Porém, esse recorde pode ser batido em 2018, já que o goleiro do Egito, Essam El-Hadary, de 45 anos, pode defender a meta de seu país na Rússia e se tornar o "ancião" na história das Copas. 

Já o atleta mais jovem a disputar um mundial é o norte-irlandês Norman Whiteside, que entrou em campo na Copa de 1982, aos 17 anos, um mês e dez dias. Na Copa que começa este mês, o garoto do torneio é o meia-atacante australiano Daniel Arzani, de 19 anos. Curiosamente, nenhum jogador presente na Rússia nasceu no século 21. 

| OS ARTILHEIROS 
Até a Copa de 2014, o posto de maior goleador de todas as Copas era de Ronaldo Fenômeno. O brasileiro havia marcado 15 gols, três deles em seu último torneio disputado, em 2006, na Alemanha. 

Um dos algozes da seleção canarinho no fatídico 7 a 1, Miroslav Klose marcou o primeiro gol da goleada no Maracanã e alcançou a marca de 16 gols em mundiais, ultrapassando Ronaldo, batendo um recorde e colaborando para a maior derrota já sofrida pela seleção brasileira em Copas.  

| QUEM ESTREIA EM 2018? 
Em 2018, as seleções debutantes em Copas são Islândia e Panamá. O time europeu terminou as eliminatórias na primeira posição, em um grupo com seleções mais tradicionais, como Croácia, Ucrânia e Turquia. Já os panamenhos ficaram na terceira posição do hexagonal final nas classificatórias das Américas do Norte e Central.  

A Islândia está no Grupo D da Copa, ao lado de Argentina, Croácia e Nigéria; o Panamá disputa vaga às oitavas no Grupo G, junto a Bélgica, Tunísia e Inglaterra. 

| QUEM FICOU DE FORA? 
Algumas seleções são lembradas pela falta que farão. A Itália, tetracampeã do torneio, ficou de fora após não jogar um bom futebol durante as classificatórias e perder para a Suécia na repescagem. 

A Holanda, por sua vez, não chegou nem a conseguir uma segunda chance, já que foi eliminada ainda na fase de grupos. O Chile, bicampeão da Copa América, também não se classificou. A vaga na repescagem Sul-Americana ficou com o Peru. 

Alguns jogadores, mesmo que seus países tenham alcançado a vaga, também não vão à Rússia, mas por opção dos treinadores. São os casos de Rabiot e Benzema, da França, Morata e Pedro, da Espanha, Götze, da Alemanha, Icardi, da Argentina, e Nainggolan, da Bélgica. A eles, restou acompanhar o torneio pela TV.

| OS PALCOS NA RÚSSIA 
Onze cidades serão responsáveis por receber jogos. São elas: Moscou, São Petersburgo, Kazan, Sochi, Caliningrado, Níjni Novgorod, Samara, Volgogrado, Saransk, Rostov-on-Don e Icaterimburgo. A seleção canarinho ficará hospedada em Sochi durante a primeira fase, apesar de não disputar partidas na cidade durante os jogos do grupo. 

| O MASCOTE RUSSO 
"Zabivaka" é o nome do mascote da Copa de 2018. O personagem representa um lobo, e foi escolhido após uma eleição aberta ao público. O nome, em tradução livre para o português, significa "Pequeno Goleador". O animal vem para substituir o tatu Fuleco, mascote da Copa de 2014, realizada no Brasil.

| OS CRAQUES DO MUNDIAL 
O torneio em terras russas está recheado de grandes nomes do esporte mundial. Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e Mohamed Salah, os maiores nomes da atualidade, marcarão presença, claro. Outros craques também destilarão talento na Rússia, como Philippe Coutinho, Iniesta, Griezmann, Mbappé, Kross, De Bruyne, Harry Kane, Suárez...  

| E OS JOGOS DA SELEÇÃO CANARINHO? 
O Brasil estreia contra a Suíça, no dia 17/06, às 15h, em Rostov-on-Don. Depois viaja até São Petersburgo para encarar a Costa Rica no dia 22/06, às 9h. No derradeiro jogo da fase de grupos, a seleção enfrenta a Sérvia no dia 27/06, às 15h, em Moscou.  

| CURIOSIDADE DOS CLUBES 
-O Barcelona tem jogadores de sua equipe em todos os grupos da Copa do Mundo; 
-Apenas três jogadores que atuam no Brasil foram convocados pela seleção brasileira (Cássio, Fágner e Pedro Geromel); 
-O Manchester City tem 16 jogadores convocados para o mundial, mais do que qualquer outro clube.


Rudiney Freitas