Qual seu biotipo: ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo? Saber as diferenças entre cada tipo de corpo ajuda no planejamento da dieta e na efetividade dos exercícios físicos gplus
   

Qual seu biotipo: ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo?

Saber as diferenças entre cada tipo de corpo ajuda no planejamento da dieta e na efetividade dos exercícios físicos

Confira Também

Sabe aquele ditado que diz "nem todo mundo é igual"? Pois é, pelo menos no que diz respeito ao corpo, isso é uma grande verdade. Provavelmente você conhece alguém que come grandes quantidades de comida, várias vezes ao dia, e mesmo assim continua sem ganhar peso. 

Ou então aquele amigo que está há meses em uma dieta rígida, pratica exercícios regularmente, e ainda assim tem dificuldades na perda de gordura.

LEIA TAMBÉM

O segredo do enigma (ou da injustiça, para alguns) está no biotipo corpóreo e no metabolismo de cada pessoa. Seja para ganhar peso, perder uns quilinhos, ou aumentar a massa magra, é importante saber as diferenças em cada biotipo corpóreo. 

Com esse conhecimento, é possível montar uma dieta mais efetiva e direcionar as atividades físicas de acordo com as características e necessidades de cada um. O corpo humano, portanto, pode ser classificado em três categorias. Confira as especificidades de cada uma delas e as dicas para direcionar melhor sua dieta e rotina de treinos.

#ECTOMORFO
É o tipo de corpo considerado magro, que não tem facilidade para ganhar peso ou massa muscular. Algumas das características mais marcantes são: peitoral reto, ombros mais estreitos e metabolismo acelerado. 
Especialistas recomendam que não haja exagero nos exercícios aeróbicos e que seja dado um foco à musculação, além de uma dieta hipercalórica.   


#MESOMORFO
Este biotipo é o meio termo entre o ectomorfo e o endomorfo. De acordo com alguns, são as pessoas "abençoadas pela genética". Essa categoria engloba indivíduos com estrutura óssea mais robusta, músculos naturalmente mais definidos, baixos níveis de gordura corporal e, caso precisem, perdem ou ganham peso com mais facilidade.

Para manter a forma, quem tem este biotipo pode fazer musculação de maneira um pouco mais intensa, mas não precisam deixar os exercícios aeróbicos de lado. Apesar de para alguns ser o modelo de corpo perfeito, até o mesomorfo não pode abusar nas guloseimas. 
   

#ENDOMORFO
É o modelo de corpo que mais tem facilidade em acumular gordura, com um metabolismo mais lento e quadril mais largo, além da pouca definição muscular. O ponto positivo fica por conta dos consideráveis níveis de força presentes neste biotipo. 
Para perda de peso, os exercícios aeróbicos como bicileta e esteira podem ser muito eficazes, e o consumo de alimentos ricos em vitaminas e com pouca gordura são um bom caminho para um condicionamento físico mais saudável. 
  

#PROCURE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Antes de iniciar mudanças no corpo, é muito importante conversar com especialistas que possam ajudar em uma nova jornada. Consultar um nutricionista vai melhorar o planejamento de uma dieta mais equilibrada, cheia de nutrientes necessários para o corpo, seja para ganhar, perder, ou manter o peso de maneira saudável.

A análise de exercícios e metas feita junto a um educador físico otimiza tempo, trabalha músculos específicos e reduz a chance de lesões. 


Rudiney Freitas