As novidades da Fórmula 1 para a temporada 2018 Com troca de pistas e mexida nos carros, a F1 vai aos poucos mostrando suas mudanças gplus
   

As novidades da Fórmula 1 para a temporada 2018

Com troca de pistas e mexida nos carros, a F1 vai aos poucos mostrando suas mudanças

Confira Também

Mal acaba uma temporada da Fórmula 1 e já começam as especulações sobre as possíveis novidades para a próxima. Quais pistas receberão o campeonato? Os carros estarão mais rápidos? As regras da FIA serão mais rígidas quanto a montagem do veículo?

Em 2017, por exemplo, as mudanças foram maiores, em que foi possível notar diminuições consideráveis nos tempos dos pilotos, com a então permitida barbatana nos carros, recurso que não continua valendo em 2018.

LEIA TAMBÉM

A temporada, que começa oficialmente dia 25 de março, na Austrália, e termina em Abu Dhabi, em 25 de novembro, vai proporcionar a chance de Lewis Hamilton defender mais uma vez seu título, piloto que ao vencer o campeonato em 2017, se tornou tetracampeão e igualou o feito de Alain Prost e Sebastian Vettel. 

Confira algumas novidades que marcarão presença na temporada 2018:

CARRO AGORA TEM O "HALO"
A barbatana na parte traseira do carro, tão odiada por muitos, sai de cena este ano, mas dá espaço para um novo equipamento, o "Halo". Essa peça controversa é um conjunto de hastes presas ao cockpit que foi inserida para aumentar a proteção do piloto na região da cabeça.  

A tendência é que a novidade não seja utilizada apenas na Fórmula 1, mas também em outras categorias. O dinamarquês Kevin Magnussen, que está na F1 desde 2014, não parece ter aprovado a mudança. "É muito irritante, feio. É difícil de entrar no carro, é difícil de sair do carro, é difícil de colocar e tirar o volante. Simplesmente estranho e irritante."

TROCA DE PISTAS
Com 21 GP's, essa será a temporada mais longa da história. Isso porque saiu do calendário da F1 o Grande Prêmio da Malásia e entraram os GP's da França e da Alemanha. Também haverá corrida em três finais de semana consecutivos (França - 24/06, Áustria - 01/07 e Inglaterra - 08/07). O Grande Prêmio do Brasil segue no calendário, é o penúltimo da temporada.


OS PNEUS
A Pirelli lançou dois tipos distintos de pneu para 2018. Com o surgimento do "superduro" e do "hipermacio", agora a empresa italiana possui 7 variações para pista seca. A ideia da fabricante é ter uma gama maior de opções durante toda a temporada, para melhorar a estratégia e efetividade por parte da montadora que estiver fazendo uso dos pneus.


USO DOS MOTORES
Cada piloto só poderá fazer uso de três motores durante todo o ano, um a menos do que a temporada passada. Cada vez que o piloto fazer uso de mais do que três motores de combustão interna, receberá uma punição.  


PRODÍGIOS NA PISTA
Nesta temporada dois jovens irão estrear na Fórmula 1. Charles Leclerc, monegasco de 20 anos, correrá representando a Sauber; Sergey Sirotkin, russo de 22 anos, vai pilotar o carro da Williams.

E OS BRASILEIROS?  
Em 2018 será a primeira vez desde 1969 que o Brasil não terá representante no grid de largada. Em 1970 aconteceu a estreia de Emerson Fittipaldi, e de lá pra cá, nosso país não havia ficado sem corredores. Felipe Nasr, um dos pilotos que poderia manter a tradição brasileira, não conseguiu renovar seu contrato com a Sauber e está fora da F1.


Rudiney Freitas