Os jogadores que se machucaram perto da Copa e ficaram fora do mundial Este ano alguns outros correm risco de não ir à Rússia, casos de Neuer, Mendy, e até Neymar gplus
   

Os jogadores que se machucaram perto da Copa e ficaram fora do mundial

Este ano alguns outros correm risco de não ir à Rússia, casos de Neuer, Mendy, e até Neymar

Confira Também

Ligamento cruzado, ligamento colateral medial, quinto metatarso... Todos estes termos já ficaram populares na boca de quase todo mundo que acompanha futebol. Mais do que qualquer adversário mal-encarado, o maior temor para a maioria dos boleiros são as contusões. 

É improvável, no entanto, que algum jogador termine a carreira sem ter se machucado pelo menos uma vez, por menos séria que tenha sido a lesão. Alguns atletas recebem a notícia de que o machucado o impedirá de jogar por alguns dias, talvez semanas, e há também aqueles que, contundidos, perdem o maior campeonato do esporte, a tão sonhada Copa do Mundo.

LEIA TAMBÉM

Ronaldo Fenômeno é um dos maiores exemplos quando o assunto é lesão e Mundial. Campeão em 2002, passou por sérias contusões enquanto jogava pela Inter de Milão. A última antes da Copa e talvez a mais chocante, aconteceu em abril de 2000, com um tratamento que perdurou até perto do torneio na Coreia e Japão.

Há outros tão azarados quanto o Fenômeno, mas que por uma questão de tempo, não conseguiram se recuperar e perderam a Copa. Confira os atletas que tiveram de acompanhar o mundial pela TV:


MICHAEL OWEN
O atacante inglês, que em 2010 jogava pelo Manchester United, sofreu uma lesão na coxa quando enfrentou o Aston Villa em fevereiro do mesmo ano. Com pouco tempo de recuperação e um histórico de lesões anteriores, Owen ficou de fora da Copa da África do Sul.

CLODOALDO
Tricampeão em 1970 e titular absoluto após o mundial, Clodoaldo era esperado na Copa seguinte, que aconteceria na Alemanha. Porém, o meio campista sofreu um estiramento na coxa e foi cortado pelo técnico Zagallo.

DAVID BECKHAM
O inglês rompeu o 'Tendão de Aquiles' quando defendia as cores do Milan, em 2010. O atleta demorou 5 meses para voltar aos gramados, o que impossibilitou sua participação na Copa da África do Sul.

ROMÁRIO
Campeão em 1994, nos Estados Unidos, Romário estava prestes a disputar o mundial na França, em 98, quando sofreu uma lesão muscular. Não se recuperou a tempo e deixou os torcedores tristes, que esperavam ver o baixinho formando dupla com Ronaldo.

VAN BASTEN
Um dos maiores nomes do futebol holandês e de sua geração, Marco Van Basten teve uma carreira cheia de lesões. A que o tirou do mundial de 1994, nos Estados Unidos, foi uma contusão no tornozelo.

CARECA
O atacante brasileiro era um dos principais jogadores no plantel de Telê Santana para o torneio de 1982, mas ficou de fora da Copa na Espanha por estar machucado. Careca esteve presente na Copa de 86, no México, quando terminou em 5° lugar com a seleção.

MARCO REUS
O meio campista alemão ficou vendo pela TV o mundial realizado no Brasil, em 2014. Em meio a muitas lesões, a que minou as chances de Reus jogar em território brasileiro foi uma ruptura parcial nos ligamentos do tornozelo esquerdo, que aconteceu em uma partida amistosa da seleção alemã contra a Armênia.

THIAGO ALCÁNTARA
Uma lesão no ligamento do joelho direito eliminou as chances do hispânico-brasileiro em disputar o mundial no Brasil. Thiago era um dos principais nomes do elenco do técnico Vicente del Bosque, que estava em busca do bicampeonato.

RIBÉRY
O atacante francês, um dos principais pilares na equipe do treinador Didier Deschamps, em 2014, ficou de fora devido a uma lombalgia (problema nas costas) que sofreu. Pouco tempo depois, Ribéry anunciou sua aposentadoria da seleção.

FALCÃO GARCIA
O centroavante colombiano viu seu desejo de participar da Copa de 2014 ser frustrado após romper os ligamentos do joelho esquerdo no início do ano do torneio.

QUEM PODE FICAR DE FORA EM 2018?
Ainda é cedo para cravar o nome dos atletas que perderão a Copa na Rússia, mas alguns correm risco, como nos casos do goleiro alemão Manuel Neuer, o lateral francês Mendy e, mais recentemente, o atacante brasileiro Neymar. 

O arqueiro campeão em 2014 tem uma fratura no pé e não disputa uma partida desde setembro do ano passado. Apesar de ainda não estar treinando, Neuer está em avançado estado de recuperação. 
Já o caso de Mendy, defensor do Manchester City, foi um pouco mais complicado. Rompeu o ligamento cruzado do joelho e a expectativa é de voltar em meados de abril ou maio.

Por último, e não menos preocupante, a lesão de Neymar. O atacante tem uma fissura no quinto metatarso do pé e a expectativa é de afastamento dos gramados por cerca de 3 meses. De acordo com prognóstico, Neymar voltaria no fim de maio, algumas semanas antes da Copa. A certeza mesmo é: todos eles correm contra o tempo.


Rudiney Freitas