Os 10 momentos mais marcantes na carreira de Ronaldinho Gaúcho Após anunciar sua aposentadoria oficialmente, o "bruxo" deixa um legado de arte no futebol gplus
   

Os 10 momentos mais marcantes na carreira de Ronaldinho Gaúcho

Após anunciar sua aposentadoria oficialmente, o "bruxo" deixa um legado de arte no futebol

Confira Também

Já pensou se a Academia Brasileira de Letras tiver de lutar no futuro para conseguir evitar a mudança da palavra "drible" para "dibre"?
De início, a segunda opção era usada especialmente pelos amantes do futebol, em referência às peripécias que Ronaldinho fazia com a bola. Atualmente a variação já é usada em muitos tipos de "meme" pela internet e por pessoas de diversos perfis. Não é raro também ouvir muitos pronunciando intencionalmente "dibre" como forma correta. Isso ajuda a mostrar o tamanho da figura que é Ronaldinho Gaúcho, o craque que anunciou sua aposentadoria de forma oficial na última quarta-feira (17). O bruxo, como é carinhosamente chamado, deixa no esporte um legado de arte e simpatia, o que fez com que muitas crianças jogassem bola pelo mundo imaginando que eram o brasileiro dentuço que foi parar até nos gibis da Turma da Mônica.

Ronaldo de Assis Moreira colecionou genialidades dentro das quatro linhas, muitos troféus e uma legião de fãs ao redor do mundo. O menino que nasceu em Porto Alegre passou por países como a França, Espanha, Itália, e foi até ao Japão e Coreia ser campeão do mundo pela seleção brasileira.


Para relembrar a rica história de R10, montamos uma lista com 10 momentos marcantes na carreira do representante do futebol arte; confira:



"OLHA O QUE ELE FEZ, OLHA O QUE ELE FEZ!"

Foram essas as palavras que Galvão Bueno usou para se expressar diante do que tinha acabado de ver. Ronaldinho, que fazia sua estreia pela seleção em 1999, entrou na partida contra a Venezuela, válida pela Copa América. O garoto pareceu não sentir o peso da responsabilidade. Deu logo um chapéu no marcador e fuzilou para o gol, contribuindo para o placar elástico final de 7 a 0. Além da comemoração saltitante, o que marcou ainda mais o lance foi a narração histórica de Galvão.



GOL "SEM QUERER" CONTRA A INGLATERRA

Há quem diga que o Gaúcho não quis colocar a bola nas redes do goleiro Seaman daquela maneira, já Ronaldinho afirma que sua intenção foi chutar a gol naquela cobrança de falta. O jogo foi contra a Inglaterra, pelas quartas de final da Copa de 2002. O Brasil saiu atrás do marcador e tinha empatado, até que surgiu uma falta para R10 bater. Na lateral do campo e bem longe da meta adversária, a expectativa era de que o Gaúcho cruzasse, mas não foi o que aconteceu. A cobrança foi certeira para marcar o gol que, além de emblemático, deu a classificação para o Brasil.



CONQUISTA DA COPA DO MUNDO

Essa é uma das proezas que nem todo jogador de alto nível alcança na vida. O título veio em 2002, na Copa realizada em dois países, Coreia do Sul e Japão. Ronaldinho teve uma participação importante no torneio, seu primeiro na carreira. O Brasil venceu de maneira invicta o campeonato e colocou sua quinta estrela no peito com a ajuda do Gaúcho.



CHAPÉU TRIPLO

Em março de 2004, Ronaldinho protagonizou um dos lances mais famosos de toda sua carreira. Deu um chapéu triplo no jogador Carlos Gurpegui, do Athletic Bilbao. Apesar de ser sua primeira temporada no time catalão, Ronaldinho mostrou aos torcedores e ao mundo a sua magia. Todo mundo ficou maravilhado, menos Gurpegui, claro.

O TÍTULO DA CHAMPIONS

Foi na temporada 2005/06 que o bruxo conquistou sua Liga dos Campeões. Jogando a final contra o Arsenal, em Paris, o Barcelona venceu por 2 a 1 e conquistou sua segunda taça no torneio. Apesar do destaque na competição, Ronaldinho não marcou gols naquela final.


SAMBA, GAÚCHO!

Diante do Chelsea, em pleno Stamford Bridge, R10 fez um de seus melhores jogos pela equipe espanhola. O time inglês ganhava pelo placar de 3 a 1, até que o Gaúcho recebeu a bola sem espaço, ficou parado por frações de segundo, depois "sambou" na frente da marcação, e de biquinho, mandou a pelota para as redes de Petr Cech. O momento é relembrado até hoje, retrato da genialidade de Ronaldo.

BERNABÉU APLAUDE DE PÉ

Se vencer títulos internacionais já é tarefa árdua, imagine só ser aplaudido pela torcida rival no El Clásico, um dos maiores do mundo. Foi isso que aconteceu em mais uma noite memorável de R10 atuando pelo Barça. Na vitória dos catalães por 3 a 0, em plena casa do Real, o brasileiro marcou duas vezes e foi ovacionado pela torcida rival, que apesar da situação inusitada, não se conteve diante da atuação do bruxo.


O MELHOR JOGADOR DO MUNDO

O prêmio máximo individual concedido a um jogador pelo seu desempenho dentro de campo é a eleição de melhor jogador do mundo. Ronaldinho conquistou esse "título" por duas vezes, em 2004 e 2005. Jogando pelo Barça nas duas ocasiões, o bruxo desbancou Thierry Henry e Shevchenko na primeira vez, além de Lampard e Eto'o no ano seguinte.



PASSAGEM DE BASTÃO

Ronaldinho dá uma cavadinha e deixa Lionel Messi livre para finalizar e marcar seu primeiro gol pela equipe principal do Barcelona. Na vitória contra o Albacete, Ronaldinho passa mais do que a bola para um garoto de 17 anos fazer seu gol pela primeira vez, é a passagem de um legado, de um dos maiores jogadores que o Barcelona havia visto até então, para o gênio argentino que hoje é um símbolo do time catalão e um dos maiores da história do esporte. 

A TAÇA LIBERTADORES

Ronaldinho se consagrou ao vencer uma Liga dos Campeões, Libertadores e o prêmio de melhor do mundo. O jogador conquistou a tríplice após ganhar o campeonato Sul-Americano em 2013, jogando pelo Atlético Mineiro. O Gaúcho marcou 4 gols naquela edição e protagonizou lances admiráveis pelos campos da América.