Confira os estádios da Copa do Mundo de 2018 Com sua estreia marcada para 14 de junho, o evento possui arenas com arquitetura peculiar gplus
   

Confira os estádios da Copa do Mundo de 2018

Com sua estreia marcada para 14 de junho, o evento possui arenas com arquitetura peculiar

Confira Também

O maior evento de futebol do mundo demora para ser realizado, só acontece de quatro em quatro anos, mas enfim ele está aos poucos chegando. Depois do sucesso da Copa do Mundo de 2014 (não para a seleção anfitriã), a vez de receber os 32 times classificadas e milhares de turistas, fica por conta da Rússia. O país milenar está localizado no Leste Europeu e na Ásia Setentrional, é o maior país em extensão territorial e muito conhecido pela sua rica história e cultura.

A Rússia foi escolhida para sediar a Copa do Mundo em dezembro de 2010, após se candidatar junto a países com grande tradição no futebol, como Inglaterra e Espanha.
Porém, dentro de campo, a seleção russa não precisou vencer adversários para se classificar ao torneio, até porque os países anfitriões se classificam ao mundial de maneira automática. Em 2018 é a 11° participação dos russos no maior evento do futebol mundial. 

Os estádios também chamam atenção quando o assunto é futebol. Na Rússia serão 12 arenas espalhadas por 11 cidades, e a capital Moscou comportará dois estádios durante o torneio. O que inicialmente surpreendeu a todos foi a arquitetura peculiar de alguns destes palcos. Confira abaixo as sedes, as cidades e os valores estimados na construção dessas obras.


1. Estádio de Luzhniki

Localizado em Moscou, capital russa, a arena é o principal palco do torneio. Ela abrigará a abertura e final, além de uma semifinal, oitavas de final e jogos da fase de grupos. Foi inaugurado em 1980 para a Olimpíada de Moscou e atualmente possui capacidade para 81 mil espectadores.

2. Arena Zenit 

É o segundo maior em capacidade de público e fica na cidade de São Petersburgo. Receberá o jogo da disputa de terceiro lugar, uma das semifinais, além de partidas das oitavas e da fase de grupos. A casa do time Zenit demorou 10 anos para ficar pronta e comporta mais de 68 mil pessoas.

3. Fisht Stadium

Inaugurado em 2013, o estádio de Sochi recebeu a Olimpíada de Inverno em 2014. Abrigará um jogo das quartas de final, outro das oitavas e partidas da fase de grupos. O estádio pode abrigar 47 mil torcedores.

4. Kazan Arena

Casa de um time tradicional da cidade, o Rubin Kazam, o estádio inaugurado em 2013 já recebeu a Olimpíada Universitária no mesmo ano. Na Copa vai receber uma partida das quartas de final, uma das oitavas e jogos da fase de grupos. Comporta cerca de 45 mil torcedores.

5. Samara Arena

Outro estádio que começou a ser construído do zero, a arena fica localizada na cidade de Samara. Vai comportar uma partida das quartas de final, uma das oitavas e jogos da fase de grupos. Sua capacidade fica em volta de 44 mil espectadores.

6. Estádio Spartak

Com poucos anos de uso e inaugurado em 2014 também na capital russa, tem uma fachada parecida com o estádio do Bayern de Munique. Sediará jogos da fase de grupos e um das oitavas de final. Tem mais de 45 mil lugares à disposição para o público.

7. Rostov Arena 

Na cidade de Rostov, o estádio fica próximo ao Rio Dion, área turística da cidade. Receberá um jogo das oitavas de final e partidas da fase de grupos. Poderá receber mais de 45 mil torcedores. 

8. Nizhny Novgorod Stadium 

Também saiu do zero e foi planejado especificamente para o mundial desse ano. Localizado em Novgorod, abrigará um duelo das quartas, outro das oitavas de final e quatro da fase de grupos. Tem capacidade para cerca de 45 mil fãs.

9. Volgograd Arena

Localizado em Volgogrado, será casa do FC Rotor após a Copa. Receberá apenas partidas da fase de grupos e comporta cerca de 45 mil espectadores.

10. Mordovia Arena

O estádio fica na cidade de Saransk e mistura estruturas fixas com temporárias. Será palco de quatro partidas da fase de grupos, com capacidade de abrigar quase 45 mil torcedores.

11. Ekaterinburg Arena

É mais um palco especificamente produzido para a Copa do Mundo. Fica em Iecaterimburgo e receberá apenas jogos da fase de grupos. Sua capacidade é de pouco mais de 35 mil pessoas.

12. Kaliningrad Stadium

Se localiza em uma ilha do território russo que geograficamente fica isolada do restante do país. A justificativa da Fifa é que a região será desenvolvida após recepcionar o mundial. Será palco para partidas da fase inicial do torneio e consegue comportar mais de 35 mil pessoas.