Cada chuteira tem uma função diferente: confira a melhor para você Seja você um craque ou "perna de pau", é importante não fazer feio na escolha do calçado gplus
   

Cada chuteira tem uma função diferente: confira a melhor para você

Seja você um craque ou "perna de pau", é importante não fazer feio na escolha do calçado

Confira Também

Não é de hoje que jogar futebol é um dos passatempos prediletos de quem tem um tempinho. Desde que o esporte surgiu, no Século 19, os praticantes do esporte bretão aproveitavam a folguinha que tinham durante as jornadas de trabalho nas indústrias para jogar. Com a vestimenta adequada ou não, o importante era aproveitar o tempo disponível aplicando dribles (também levando) e marcando gols. Hoje em dia as coisas não são muito diferentes, quase todo amante de futebol está naquele grupo de amigos que marca de bater uma bola aos finais de semana. O dia chega, e junto com ele, a boa e velha companheira de todo boleiro, a chuteira.

A importante ferramenta para destilar o talento nas quadras e campos país afora já foi dos mais variados tipos: de couro, pesadas e com cravos grandes, de material sintético mais duradouro e, mais recentemente, surgiram até as sem cadarço. O terreno em que a bola correrá também faz diferença, como o campo de grama natural, o gramado artificial e as quadras de futebol de salão.

Além do estilo que uma chuteira pode trazer, ortopedistas afirmam que uma boa escolha do calçado pode prevenir lesões e impulsionar aquele pique nos minutos finais do jogo. Então é hora de calçar as suas e conferir as melhores escolhas para cada ocasião.

PARA CAMPO DE GRAMA NATURAL

Nesse tipo de solo, as melhores escolhas são as chuteiras de trava alta. Elas possibilitam boa estabilidade e fácil freada. Há também as mais espaçadas, com 6 ou 10 travas. As com seis dão mais fixação na grama e são mais indicadas para goleiros, que precisam de boa estabilidade e não dão grandes arranques. As com dez permitem maior mobilidade para os jogadores que precisam de velocidade. Lembre-se sempre: para gramados molhadas, as travas são de alumínio, e para secos, de  borracha (maior aderência).

CAMPO SOCIETY

Para esse tipo de gramado, há calçados específicos e as travas são mais curtas. Elas dão maior conforto durante o jogo e não expõem tanto os adversários a lesões, já que a grama no campo society costuma ser mais baixa do que a natural. Esse tipo específico de solado permite a prática debaixo de chuva ou sol. Não é recomendado jogar nesse terreno com tênis de futebol de salão, já que o gramado do society contém fibras de borracha, condições específicas para calçados com travas.

QUADRA DE FUTSAL

Para esse tipo de piso não tem muito segredo, o ideal são os solados lisos, seja para quadras de madeira ou até mesmo concreto. As chuteiras de futsal costumam ter a sola de cor clara para evitar marcas na quadra. Bons calçados para esse terreno possuem em suas solas um círculo chamado "ponto de giro", que auxilia o jogador em giros rápidos, diminuindo o risco de torções.

DÊ PREFERÊNCIA AO CONFORTO, NÃO AO PREÇO

Comprar uma chuteira nova deve ser visto como um investimento. É importante apostar em seu conforto e durabilidade, não apenas priorizar o preço. O calçado deve encaixar bem no seu pé, sem folgas excessivas, e te ajudar na tração e amortecimento. Também não se apegue somente a marcas famosas. A melhor chuteira para você é aquela que comporta bem suas necessidades e permita mostrar o seu talento, como posição em campo (ou quadra), superfície e até mesmo seu estilo de jogo.