Veja dicas para treinar ao ar livre, aposta para a primavera O momento ideal para se exercitar ao ar livre e dar um pontapé inicial no projeto verão é agora, durante a primavera gplus
   

Veja dicas para treinar ao ar livre, aposta para a primavera

O momento ideal para se exercitar ao ar livre e dar um pontapé inicial no projeto verão é agora, durante a primavera

Confira Também

Com o final das baixas temperaturas do inverno, a primavera é a estação do ano mais propícia para a prática de atividades físicas ao ar livre. O clima ainda não está quente demais, é o momento ideal para entrar em forma, colocando em prática o 'projeto verão'.

Atleta e ex-proprietária de uma academia em Belo Horizonte, Cris Senna é entusiasta dos treinos ao ar livre. "Nas grandes cidades, é crescente o número de pessoas com deficiência de vitamina D, devido à falta de contato com o sol e de atividades ao ar livre. Além de ser mais saudável, o treino junto à natureza pode ser muito mais dinâmico e menos monótono", comenta.

VEJA TAMBÉM:

Cris desenvolveu um método que mistura exercícios de alta intensidade com artes marciais, o Desafio VIP 60. Os movimentos foram criados pensando nas pessoas que dispõem de um curto período de tempo do dia para treinar, e também funcionam muito bem se realizados em locais públicos, como praças e parques. Por meio do aplicativo, é possível 'levar' as aulas a qualquer lugar.

A especialista dá dicas para aproveitar ao máximo os treinos ao ar livre:

1 - Dê a largada!
Sabe aquela sensação de estar "enferrujado"? O inverno pode ter sido o responsável por isso, se você não tiver mantido a rotina de exercícios. "Para quem ficou a estação inteira sem fazer atividade física, a volta aos treinos deve ser gradativa. Nada de se esforçar demais no primeiro dia", recomenda.

"Caminhadas e alongamentos são ótimos para essa retomada", sugere. "É possível notar que perdeu flexibilidade e força muscular ao realizar atividades corriqueiras, como subir um lance de escadas. Mexa-se o quanto antes!".

2 - Proteja sua pele

Mesmo nas praças e nos parques bem arborizados e com sombra, o protetor solar é indispensável -- principalmente nos horários mais quentes do dia, entre as 10h e as 16h. Mesmo aquele sol do início da primavera, que parece inofensivo, pode causar danos à sua pele, e até mesmo prejudicar sua saúde.

"Por isso, nunca deixe de lado o protetor solar, tanto no rosto quanto no corpo. Se possível, dê preferência aos treinos nos períodos do dia em que a temperatura é mais amena- de manhã cedo, entre 6h e 10h, ou após as 16h. Assim você terá menos risco de exposição exagerada ao sol", recomenda ela.

3 - Hidrate-se
Como em qualquer outra estação do ano, o corpo perde líquido durante os treinos. Por isso, vale lembrar de ter um "squeeze" sempre à mão. "O clima mais ameno da primavera pode enganar, mas é importante repor os líquidos eliminados com os exercícios. Por isso, leve sempre uma garrafinha para manter o seu corpo bem hidratado", ensina a atleta.

Dê preferência à água mineral, que é a 'melhor amiga' de quem se exercita. "Sucos e outros líquidos não têm o mesmo poder de hidratação que a água. Por isso, é melhor apostar mesmo na água durante os treinos, e deixar para tomar aquele suco em outro momento do dia", ensina Cris.

4 - Invista no conforto

Cris lembra a necessidade de usar trajes adequados para malhar. "Não adianta querer caprichar no visual para paquerar ou se sentir bem vestido e se esquecer de que a roupa deve, acima de tudo, ser confortável e adequada", alerta.

Segundo a atleta, um dos erros é usar tênis ou roupas apertados demais, ou trajes que façam a pessoa se sentir incomodada quando em movimento. "É importante usar peças que garantam o conforto pois, sem ele, o treino deixa de ser tão prazeroso, e até mesmo o resultado pode ficar comprometido", diz.