Kung Fu Fighting! Famosa pelos socos e chutes acrobáticos de Bruce Lee e Jackie Chan, o Kung Fu tem mais de 360 estilos catalogados gplus
   

Kung Fu Fighting!

Famosa pelos socos e chutes acrobáticos de Bruce Lee e Jackie Chan, o Kung Fu tem mais de 360 estilos catalogados

Confira Também

Ícones do cinema de ação como Bruce Lee, Jet Li e Jackie Chan, que inclusive esteve no Brasil recentemente, tornaram o Kung Fu uma das mais famosas e populares artes marciais do mundo. Mas, além de ser uma luta essencial para quem busca aprimorar sua defesa pessoal, o Wushu (termo correto para se falar da arte marcial chinesa) é uma excelente forma de atingir e manter o condicionamento físico sempre em alta, além de alguns benefícios para a saúde.


Desenvolvido há mais de 2 mil anos na China, o Kung Fu chegou no Brasil na década de 60 quando alguns mestres de Cantão, província chinesa e de Hong Kong vieram a terras nacionais. Apesar de ter mais de uma centena de estilos diferentes, a prática do Wushu é comumente dividida em dois tipos: o Taolu e o Sanda. E entender suas diferenças é fundamental. Quem explica suas diferencias e curiosidades é Luiz Carlos da Silva, diretor de Wushu moderno da Federação Paulista de Kung Fu/Wushu e professor da Tonlon Academia de Artes Marciais.

Taolu - "É voltado para o treinamento específico de movimentos em forma de coreografia, com envolvimentos de saltos e chutes acrobáticos, sequências obrigatórias, flexibilidade, alongamento e trabalha bem o condicionamento fisico. Em uma competição oficial são avaliados a técnica, saltos e aterrissagem e performance do atleta", aponta Luiz.

Sanda - "É o treino de socos, chutes, quedas, projeções e luta de contato, mas que também trabalha condicionamento fisico. Em uma competição o atleta pode lutar diversas lutas até ser o campeão. Cada assalto tem cerca de dois minutos por trinta de descanso e é dividido por peso a cada cinco quilos", explica.

Logo, ambos treinamentos são bons para o condicionamento físico, mas seus benefícios vão além disso. É comprovado o aumento do bem estar e disposição (ganho de energia para o dia a dia), da qualidade da respiração e capacidade cardíaca, do tônus muscular e da redução da ansiedade. Não à toa o esporte é muito recomendado para crianças, adolescentes e até mesmo adultos hiperativos.

Diferentes estilos

Quem reparar bem nos filmes de Lee, Chan ou Li perceberá que suas formas de lutar não são idênticas. Mas, isso não quer dizer que não lutem Kung Fu, mas sim que se possuam diferentes estilos. "Jackie Chan treinou vários estilos como Wushu moderno, Taolu (apresentações), Wing Chum, Shaolin do norte, Punho do bêbado e Macaco. Bruce Lee treinou diversos estilos, mas se especializou em Kung Fu estilo Wing Chum. Já Jet Li se especializou em Wushu moderno parte de Taolu", explica Luiz Carlos.

Mas, essa é só a ponta do iceberg. Oficialmente o Kung Fu tem mais de 360 estilos catalogados. "No Brasil, os estilos mais comuns que se enquadram em Wushu tradicional são o Louva-a-deus, Shaolin do norte, Shaolin do sul, Garça, Serpente, Wing Chum, Punho de bêbado, Tigre, Macaco, Águia, Dragão, Estilos de família, Tai Chi Chuan, Xing Yi e Pakua. Já no Wushu moderno é subdividido em dois tipos: o Taolu, que é o Kung Fu de apresentações e tem estilos bem comuns como Changquan, Nanquan, Daoshu, Gunshu, Nanguan e Nandao; e o Sanda (que é de fato a luta de contato).

"A diferença é que o Kung Fu/Wushu é muito amplo, pois trabalha socos, chutes, quedas, torções, imobilizações, projeções, armas chinesas diversas como facão, espada, leque e bastão. Ele tem tudo que cada luta trabalha separadamente, ou seja, é como se juntassem o judô, jiu-jitsu, kickboxing, boxe e ainda armas chinesas, o que a maioria das outras lutas não tem".

Kung Fu no UFC
O principal expoente do esporte no Ultimate Fighting Championship é o vietnamita Cung Le, também famoso por seus filmes do gênero. Tudo bem que o lutador também tenha boa base no kickboxing com um invejável cartel de 17-0, e no taekwondo, no qual é faixa preta, mas seu estilo tem traços fortes de Kung Fu. Com ele, Le foi campeão do Peso Médio do Strikeforce e registra sete vitórias e apenas duas derrotas no UFC.

No Brasil, Valci Mendes, tricampeão brasileiro de Kung Fu e professor da mesma academia de Luiz Carlos, a Tonlon, foi o que mais se aproximou de se tornar o primeiro representante brasileiro da arte marcial no UFC, mas apesar da boa condição técnica e física, ainda não chegou a estrear na principal categoria de MMA da atualidade.


O campeonato mundial do esporte, o World Wushu Championship é realizado bienalmente desde 1991 e o Brasil, apesar de não ser uma grande potência, já obteve boas conquistas, somando uma medalha de ouro, três de prata e nove de bronze, ficando em 15º na classificação geral do evento, a frente de países como França, Reino Unido, Canadá e Alemanha. A China, como não poderia ser diferente, é ainda a grande potência da competição (disparada), com 114 medalhas de ouro, apenas seis de prata e uma de bronze. Será que o Brasil consegue rivalizar no futuro?