As 10 melhores histórias em quadrinhos de super-heróis Nestes quadrinhos, super-heróis, ação e aventura se misturam para criar excelentes histórias e obras inesquecíveis da nona arte gplus
   

As 10 melhores histórias em quadrinhos de super-heróis

Nestes quadrinhos, super-heróis, ação e aventura se misturam para criar excelentes histórias e obras inesquecíveis da nona arte

Confira Também

Se hoje os filmes de super-heróis são os mais lucrativos e populares de Hollywood, responsáveis por atrair milhões de fãs aos cinemas a cada nova estreia e gerar lucros inimagináveis, devemos agradecer às histórias em quadrinhos, que deram origem a tudo. Antes de receberem o atual reconhecimento como nona arte, as HQs foram, durante décadas, uma forma de arte considerada puramente infantil e marginal. Mas o tempo passou e, com ele, fomos apresentados a histórias cada vez melhores e mais surpreendentes.

LEIA TAMBÉM

Hoje, as histórias em quadrinhos fazem sucesso tanto entre os fãs mais fervorosos quanto entre leigos, que ainda estão dando seus primeiros passos nas páginas tingidas de nanquim. Mas em meio à avalanche de novas obras que são lançadas a cada mês, pode ser muito difícil acompanhar as melhores histórias e conhecer personagens que ainda não receberam reconhecimento suficiente para ganharem adaptações nas telonas. E existem aquelas histórias que todo mundo, sem exceção, deveria ler ao menos uma vez na vida.

Por esse motivo, separamos, a seguir, as 10 melhores histórias em quadrinhos de super-heróis que todo fã precisa conhecer, ler e reler:

#1 - WATCHMEN

Considerada a obra suprema dos quadrinhos, Watchmen, publicada entre 1986 e 1987, tem autoria de Alan Moore e do desenhista Dave Gibbons. Na trama, os EUA enfrentam o risco de uma guerra nuclear com a União Soviética e vigilantes são considerados criminosos e forçados à aposentadoria. Nesse cenário, Rorschach, um anti-herói que segue as próprias regras, investiga o assassinato do Comediante, um antigo colega de equipe, sem imaginar que está se envolvendo em um plano que mudará o futuro da humanidade.

#2 - BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

Nas mãos habilidosas de Frank Miller, o Batman, até então um personagem mais amigável, ganhou sua versão sombria e violenta que dá as caras até hoje. A ótima HQ Batman - O Cavaleiro das Trevas trouxe um velho Bruce Wayne, já aposentado de suas atividades noturnas, voltando à ativa para combater a crescente onda de violência e crimes de Gotham City. Com uma abordagem mais realista, a obra ajudou a redefinir as histórias em quadrinhos para os dias modernos, em que heróis e vilões se confundem facilmente.

#3 - BATMAN: A PIADA MORTAL

Outro acerto do escritor Alan Moore, a graphic novel A Piada Mortal é considerada um dos contos mais perturbadores do Batman, além de um dos melhores - se não o melhor. Na trama, o Coringa, arqui-inimigo do morcego, foge do Asilo Arkham e persegue o comissário James Gordon. Sua intenção: provar que qualquer homem pode ficar louco. Para provar, o vilão atira em Bárbara Gordon, filha do comissário (e secretamente Batgirl), aleijando-a. A HQ traz também a inédita e trágica origem do palhaço do crime.

#4 - CRISE NAS INFINITAS TERRAS

Se hoje é comum no universo das histórias em quadrinhos grandiosas sagas que reúnem os maiores (e até os menores) personagens de uma editora, isso se deve a Crise Nas Infinitas Terras, de 1986. Na trama, que viria a redefinir todo o universo DC até então, o Monitor, uma entidade cósmica, recruta diversos heróis para viajar pelo espaço e pelo tempo para deter uma onda de antimatéria que está erradicando universos inteiros. Criada para celebrar os 50 anos da editora, Crise é simplesmente essencial.

#5 - REINO DO AMANHÃ

Em um futuro distópico do Universo DC, o Superman e outros super-heróis dos tempos dourados estão aposentados, mortos ou loucos. Em seu lugar, surgem milhares de seres super poderosos egoístas, que travam batalhas entre si sem se preocupar com os inocentes que ficam feridos. Quando uma batalha causa uma detonação nuclear que varre cidades do mapa, o último filho de Krypton decide voltar à ativa e recrutar antigos heróis e seus sucessores para salvar o planeta. Da autoria de Mark Waid e Alex Ross.

#6 - A SAGA DA FÊNIX NEGRA

Considerada até hoje uma das maiores histórias dos quadrinhos, a Saga da Fênix Negra (1980) é uma continuação da Saga da Fênix, lançada três anos antes. Na trama, a telepata mutante Jean Grey, dos X-Men, torna-se hospedeira de entidade cósmica conhecida como a Força Fênix após uma missão espacial. Ao retornar para a Terra, mais poderosa do que nunca e conhecida agora como Fênix Negra, Jean torna-se alvo de uma raça alienígena que deseja destruí-la e um criminoso mutante que deseja controla-lá.

#7 - A QUEDA DE MURDOCK

Um personagem menos conhecido da Marvel, que não competia nem de longe com nomes como Capitão América ou Homem-Aranha, o Demolidor destacou-se sob o comando de Frank Miller, a partir do início dos anos 80. Em A Queda de Murdock, Miller leva o personagem ao limite quando Wilson Fisk, O Rei do Crime, descobre a identidade secreta do Demolidor e arma um plano para causar a derrocada do Homem sem Medo. A HQ foi recentemente adaptada na terceira temporada da série Demolidor, da Netflix.

#8 - GRANDES ASTROS: SUPERMAN

Nesta que é considerada uma das melhores histórias sobre o personagem, o Superman está com os dias contados. Contaminado por uma superdosagem de radiação proveniente do sol após uma missão, o homem de aço decide, então, realizar doze tarefas antes de morrer. Na obra, toda a mitologia do personagem construída ao longo dos 80 anos de sua existência são revistos e desconstruídos, desde o absurdo de sua "identidade secreta", seu relacionamento com a repórter Lois Lane, seus inimigos, poderes e mais. Imperdível.

#9 - BATMAN: ANO UM

Frank Miller, o mesmo autor de Batman - O Cavaleiro das Trevas, desta vez volta ao passado do personagem para contar sobre seus primeiros dias como um vigilante fantasiado. Em Ano Um, Bruce Wayne retorna a Gotham City após anos viajando pelo mundo todo para encontrar uma cidade entregue ao crime. Paralelamente, um novato Jim Gordon chega à cidade e precisa lidar com a corrupção dentro da própria polícia enquanto espera seu primeiro filho. A HQ serviu de inspiração para o excelente filme Batman Begins.

#10 - MARVELS

Os anos 90 foram especialmente propícios para o surgimento de personagens e histórias muito mais violentos nas histórias em quadrinhos. Nesse cenário, o escritor Kurt Busiek e o artista hiper-realista Alex Ross se uniram para criar a graphic novel Marvels, que relembra grandes momentos da história do Universo Marvel, como o surgimento dos Vingadores e dos X-Men, recontadas sob o ponto de vista de um simples ser humano, o fotojornalista Phil Sheldon. Um presentão para os fãs mais nostálgicos.


Luis Carvalho