Os 13 melhores filmes baseados em HQs sem super-heróis Cansado das roupas coloridas e frases de efeitos? Que tal, então, conhecer alguns filmes baseados nos quadrinhos, mas sem heróis? gplus
   

Os 13 melhores filmes baseados em HQs sem super-heróis

Cansado das roupas coloridas e frases de efeitos? Que tal, então, conhecer alguns filmes baseados nos quadrinhos, mas sem heróis?

Confira Também

Após a estreia, em 2008, do filme Homem de Ferro, sucesso de crítica e bilheteria, que adaptava para o cinema as aventuras do super-herói milionário em seu traje tecnológico avançadíssimo, o que veio a seguir foi uma verdadeira enxurrada de obras do gênero. 

Hoje, dez anos depois, os filmes das editoras Marvel e DC competem entre si pela atenção e gosto do público, composto em sua maioria por leitores de HQs que aguardaram anos para ver seus personagens favoritos ganharem vida nas telonas.

LEIA TAMBÉM

Mas, às vezes, essa "saturação" pode cansar até os fãs mais fervorosos. Aí, uma boa pedida pode ser dar atenção a outros filmes baseados em HQs, mas que passam longe dos clichês dos super-heróis, como as fantasias, os gadgets, os planos mirabolantes e vilões caricatos. Opções, é claro, não faltam. 

Nos últimos anos, com o sucesso das adaptações dos quadrinhos para o cinema, os estúdios têm se voltado para obra menos conhecidos pelo grande público, mas com um enorme potencial para bom filmes.A seguir, selecionamos 13 filmes baseados em histórias em quadrinhos, mas sem super-heróis, que também merecem a sua atenção; confira.

#1 - V DE VINGANÇA (2005)

Talvez pouquíssimas pessoas saibam que o filme V de Vingança, que ficou conhecido depois da máscara do personagem principal ser adotada pelo grupo ativista Anonymous, tenha saído das páginas de quadrinhos. Escrita por Alan Moore, aclamado autor, a trama da HQ aborda uma sociedade futurista dominada por um líder autoritário que vigia a todos. Surge, então, o misterioso "V", um homem com um passado ligado ao governo que deseja vingança e justiça pelo que fizeram a ele. No filme, poucas alterações foram feitas.

#2 - ATÔMICA (2017)

Baseado na pouca conhecida HQ A Cidade Mais Fria, de Antony Johnston e Sam Hart, Atômica traz a bela Charlize Theron na pele de Lorraine Broughton, uma espiã do MI6 que é enviada para Berlim durante a Guerra Fria para investigar o assassinato de um oficial e recuperar uma lista perdida de agentes duplos. Merecem destaque as cenas de sexo entre a protagonista e Delphine, uma agente secreta francesa interpretada por Sofia Boutella, além das ótimas e violentas cenas de ação, de tirar o fôlego.

#3 - SIN CITY: A CIDADE DO PECADO (2005)

Já indicamos Sin City: A Cidade do Pecado como um dos 10 filmes que todos os homens durões deveriam assistir, mas você sabia que ele também foi baseado em uma HQ? Escrita e desenhada pelo genial Frank Miller, Sin City reúne uma série de personagens - o detetive durão John Hartigan, a stripper Nancy, o misterioso Dwight e outros - em diversas tramas, onde precisam lutar para sobreviver e fazer justiça em uma cidade suja e corrupta. O filme ganhou uma boa sequência, Sin City: A Dama Fatal, em 2014.

#4 - ESTRADA PARA PERDIÇÃO (2002)

Um dos melhores filmes de máfia já feito - tanto que mereceu um lugar em nossa lista -, você jamais imaginaria que Estrada Para Perdição é baseado em uma HQ. Na história, Michael Sullivan (Tom Hanks) é um assassino profissional que trabalha para o gângster John Rooney (Paul Newman). Depois de ter sua esposa e um de seus filhos assassinados por Connor Rooney (Daniel Craig), filho de John, Michael foge para Perdição, uma cidade rural, para planejar sua vingança. É um dos últimos filmes de Paul Newman antes de sua morte, em 2008.

#5 - 300 (2006)

Dirigido por Zack Snyder (que futuramente dirigiria também Batman vs Superman e Liga da Justiça) com base na HQ homônina de Frank Miller (sim, o mesmo de Sin City), 300 conta história de Rei Leônidas (Gerard Butler), que lidera 300 espartanos na batalha contra o "deus-rei" Xerxes (Rodrigo Santoro) da Pérsia e o seu exército invasor com mais de 30.000 soldados. Uma das melhores adaptações das páginas para a telona, ganhou uma sequência em 2014 intitulada 300: A Ascensão do Império, que funciona como prequela e sequência do filme de 2006.

#6 - SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO (2010)

O divertido Scott Pilgrim Contra o Mundo leva para as telonas a história de Scott Pilgrim (Michael Cera), um rapaz de 23 anos com uma vida normal até que que conhece Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead), por quem se apaixona. Porém, para conquistar seu amor, ele precisa enfrentar e derrotar os sete ex-namorados dela, um mais malvado que o outro. Recheado de referências à cultura pop, principalmente aos videogames, este é um filme que a dialoga diretamente com a HQ de Bryan Lee O'Malley que o inspirou.

#7 - OLDBOY (2003)

Ao contrário dos outros filmes desta lista, Oldboy foi inspirado em um mangá, histórias em quadrinhos mais populares nos países orientais. De autoria de Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya, a história acompanha Oh Dae-su (Choi Min-sik), que após passar 15 anos trancafiado em um pequeno quarto aparentemente sem motivo algum, é libertado e decide buscar o responsável por sua "prisão". Com algumas das melhores cenas de ação que o cinema já foi capaz de criar, Oldboy é um filme espetacular que merece sua atenção.

#8 - O CORVO (1994)

Toda a história relacionada a O Corvo é trágica: seu autor, James O´Barr, escreveu a HQ após perder uma pessoa que amava em uma acidente de carro, como forma de expressar o que sentia. Na história, um homem assassinado junto com a namorada retorna dos mortos um ano depois para vingar-se e fazer justiça pelo crime. Durante a adaptação do obra para o cinema, o ator Brandon Lee (filho do astro Bruce Lee) morreu ao ser atingido acidentalmente por uma bala de verdade. Ainda assim, é uma grande adaptação. 

#9 - AZUL É A COR MAIS QUENTE (2013)

À época de seu lançamento, o filme Azul é a Cor Mais Quente, adaptação da HQ de autoria da francesa Julie Maroh, gerou polêmica. Isso porque trazia cenas de sexo exageradamente explícitas entre as duas protagonistas, interpretadas por Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux. Na história, Adèle é uma adolescente que vê sua vida tomar um rumo inesperado ao conhecer uma encantadora garota de cabelo azul, com quem começará uma intensa relação e uma viagem de autodescobertas e muito, mas muito prazer.

#10 - MARCAS DA VIOLÊNCIA (2005)

Diretamente do selo Vertigo, uma linha mais adulta da DC, nasceu Marcas da Violência. Na história, Tom Stall (Viggo Mortensen) leva uma vida tranquila em uma cidadezinha, onde mora com esposa e filhos. Mas tudo muda quando Tom impede um assalto a seu restaurante, matando os criminosos. Considerado um herói, ele passa a ser perseguido pela mídia, até um misterioso homem de seu passado ressurge. Para os fãs de HQs, boas histórias e cinema, é um filmaço imperdível. 

#11 - CONSTANTINE (2005)

Quando Keanu Reeves foi escalado para interpretar o clássico personagem sobrenatural criado por Alan Moore em uma adaptação cinematográfica da HQ Hellblazer, choveram críticas. Afinal, pouquíssimo da essência do personagem, seu universo e origem permanecerem na versão hollywoodiana do mago inglês John Constantine. Fora isso, Constantine é, sim, um bom filme. Apesar de pouco respeitar o material original, ele consegue trazer com sucesso o melhor da magia e ocultismo dos quadrinhos para as telonas.

#12 - EXPRESSO DO AMANHÃ (2013)

Baseado na HQ francesa O Perfuraneve, Expresso do Amanhã conta a história dos últimos sobreviventes de uma tragédia ambiental que congelou toda a superfície do planeta. Eles vivem a bordo de um enorme trem que nunca para de correr e que é divido por castas: os mais endinheirados habitam os vagões da frente, enquanto os que não possuem nada vivem amontados no último vagão. Tudo muda quando um dos miseráveis (interpretado por Chris Evans) decide que não irá mais aceitar viver daquela maneira.

#13 - VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS (2017)

Considerando sua popularidade no anos 60 e 70, é difícil acreditar que demorou 50 anos para que a HQ Valérian finalmente ganhasse uma adaptação cinematográfica. Responsável por inspirar até mesmo a clássica franquia Star Wars, a história acompanha as aventuras de Valérian, um agente viajante do tempo e do espaço que luta ao lado de Laureline, por quem é apaixonado, em defesa da Terra e seus planetas aliados. Apesar da fidelidade ao material original, Valerian e a Cidade dos Mil Planetas ficou um pouco abaixo da expectativas, mas ainda é uma space operas de encher os olhos.


Luis Carvalho