Como se organizar melhor para ler mais A falta de tempo é inimiga de todo bom leitor, mas adotar novas atitudes e hábitos podem ajudar você a colocar sua leitura em dia gplus
   

Como se organizar melhor para ler mais

A falta de tempo é inimiga de todo bom leitor, mas adotar novas atitudes e hábitos podem ajudar você a colocar sua leitura em dia

Confira Também

Pergunta: quantos livros você leu no último mês? E nos últimos seis meses? E no ano anterior, quantos? Se a resposta for bem menor do que gostaria, você não está sozinho. 

Infelizmente, a rotina muitas vezes nos impede de cumprir nossos objetivos literários. Como podemos, então, conciliar nossas obrigações diárias com o bom (e enriquecedor) hábito da leitura?

LEIA TAMBÉM

Nos últimos meses, assombrado pelo mesmo dilema, resolvi colocar em prática um novo método para me organizar e colocar os (muitos) livros que gostaria de ler em dia. 

Tendo em mente que, para mim, ler apenas um livro ou menos por mês era insuficiente, estipulei uma meta de "consumir" pelo menos dois em um período de 30 dias, apenas para começar.

Deu certo. E, de lá para cá, conquistei duas vitórias: diminuir drasticamente  a quantidade de livros acumulados e assimilar mais conteúdo relevante e boas histórias.

Para você que, assim como eu, está cheio de livros na estante, mas não sabe por onde, quando, ou como começar, compartilho aqui algumas dicas cruciais que me ajudaram a organizar melhor minhas leituras. Confira:

#1 - NO INÍCIO DE CADA MÊS, ESCOLHA QUAIS LIVROS IRÁ LER

Para dar um start na sua nova rotina de leitura com o pé direito, escolha quais serão os dois livros que você lerá no mês. Se você tem livros de sobra na sua estante na espera por serem lidos, comece por eles.

Não tem necessidade de começar lendo logo um "Senhor dos Anéis" ou "It - A Coisa". Deixe os livros mais longos e, consequentemente, cansativos para ler mais para frente, quando você já estiver acostumado à nova rotina. Além disso, livros maiores geralmente demandam mais atenção e concentração, algo que apenas duas semanas de leitura não permite.

Minha dica é: comece por aqueles livros menores e mais leves, apenas para pegar o jeito da coisa, e vá aumentando o ritmo e intensidade da leitura com o tempo e conforme você se sentir mais à vontade.

#2 - ESTIPULE UMA QUANTIDADE DE PÁGINAS A SEREM LIDAS POR DIA

Uma ótima técnica que aprendi durante meu tempo de experiência neste novo método de leitura é estipular um número de páginas x para ler por dia, em vez de apenas ler desordenadamente até alcançar o final.

Digamos, por exemplo, que o livro de sua escolher tenha algo em torno de 400 páginas - já pode ser considerado um senhor livro pela grossura. Agora, divida esse número de páginas pela quantidade de dias que você pretende ler este livro, umas duas semanas (15 dias). O resultado dessa simples equação é, mais ou menos, 26 páginas lidas por dia. Não é uma meta difícil de ser alcançada, concorda?

É importante, neste esquema, sua total dedicação a esta meta. Portanto, procure não "perder" o dia ou ficar vários dias sem encostar no livro, ou todo o plano vai por água abaixo. Se atrasar a leitura, tente compensar no dia seguinte, sem falta.

#3 - DEDIQUE TODOS OS MOMENTOS LIVRES QUE TIVER PARA LER

Na correria do dia a dia, sabemos como é difícil encontrar um tempinho de paz e tranquilidade para ler sossegado e dedicar toda a atenção que a obra merece. Porém, a fim de cumprir o objetivo de ler ao menos dois livros por mês, é necessário fazer um esforço e encaixar a leitura nas atividades diárias.

Se você usa o transporte público para se locomover até o trabalho ou faculdade, por exemplo, aproveite os seus preciosos minutos de que você dispõe naquele ambiente para adiantar umas boas páginas no caminho. Durante a pausa para o almoço, adiante mais algumas. Ao chegar em casa, antes de dormir, leia mais um pouco e sua meta do dia estará completa.

Muita gente reclama da falta desses preciosos minutos durante o dia, alegando estarem ocupadas em infinitas outras tarefas e por aí vai. Mas, se você analisar friamente os hábitos dessa pessoa, verá que ela gasta todos os minutos que tem de sobra nas redes sociais ou na Netflix, por exemplo. Que tal repensar suas prioridades?

#4 - NESSE MEIO-TEMPO, TENTE NÃO ADQUIRIR NOVOS LIVROS

Ok, ok. Sei que para qualquer apaixonado por livros como eu, qualquer livraria ou sebo é um convite tentador a adquirir novas obras. Muitas vezes, porém, simplesmente ignoramos todos os livros em casa que ainda não tivemos tempo de ler e compramos vários outros mais, que apenas são adicionados à já interminável fila.

Em vez de sair comprando todos os livros que você deseja e vê pela frente, que tal resistir um pouco à tentação e deixar para adquirir novas obras apenas quando todas em casa já tiverem sido lidas? Você pode, por exemplo, fazer uma lista de todos que deseja comprar e ir comprando aos poucos, conforme o preço abaixa e sua pilha de leitura fica menor.

Além disso, você verá, segurar-se um pouco na hora de comprar novos livros pode mostrar-se uma economia mensal considerável - dinheiro que você pode guardar para investir ou pagar aquela conta ao final do mês. 

#5 - POR ÚLTIMO (E MAIS IMPORTANTE), NÃO DESISTA NO MEIO

No começo, você pode estranhar este novo método de leitura que proponho - eu mesmo pensei "que besteira!" inúmeras vezes e pensei em ceder aos velhos hábitos -, mas conforme você se acostuma, verá as vantagens em adotá-lo em sua rotina. Por isso, insista um pouco mais antes de pensar em abrir mão.

Após alguns meses, tente responder novamente àquela pergunta que fiz ao começo do texto. Se, dessa vez, a resposta for mais satisfatória para você, quer dizer que seus novos hábitos de leitura estão dando certo e vale a pena continuar investindo neles.

Além disso, você deverá perceber também algumas outras mudanças: sua capacidade de leitura e compreensão estarão mais aguçadas, seus pensamentos e argumentos ficarão mais afiados, suas conversas ficarão mais ricas em conteúdo; além, é claro, da sua visão sobre a vida e o mundo se expandirem.

 


Luis Carvalho