Ditados populares: confira alguns muito usados no Brasil e seus significados Alguns são óbvios e outros nem tanto assim; com origens diferentes, às vezes quem não tem cão, caça com gato gplus
   

Ditados populares: confira alguns muito usados no Brasil e seus significados

Alguns são óbvios e outros nem tanto assim; com origens diferentes, às vezes quem não tem cão, caça com gato

Confira Também

Seja você mais jovem ou mais velho, dificilmente não se lembrará de alguma vez ter falado algum ditado popular para alguém, nas mais diversas situações. Os ditos populares, também conhecidos como provérbios, são frases curtas e muito famosas, que se tornam senso comum e perduram ao longo de décadas, séculos e até milênios.
No Brasil, assim como em muitas partes do mundo, os ditados são parte da cultura linguística de cada lugar, podendo ter variações em seus significados de região para região e até em diferentes cidades dentro do mesmo estado.

Vale dizer também que, além da mudança de finalidade de algumas frases em determinado lugar, as origens também nem sempre são exatas. Sempre haverá diferentes versões de como surgiu aquela frase famosa que sua avó sempre te falou.
Um exemplo da mudança que aconteceu com o tempo, foi a expressão "cuspido e escarrado", que é usada para enfatizar a semelhança entre duas pessoas. Mas alguns estudiosos do tema dizem que o original seria "esculpido em carrara", referência a esculturas feitas em mármore carrara, pedra nobre presente em regiões da Itália, muito usada em obras de representação humana feitas por Michelangelo. A população, provavelmente por desconhecimento, foi adotando a variação da expressão original com o passar dos anos.

Confira outras 10 expressões populares muito comuns aqui no Brasil, além de suas origens:

1 - O pior cego é aquele que não quer ver

Significado: Crítica a alguém que pode enxergar e mesmo assim não deseja ver a verdade, o real.
Origem: Em 1647, na França, um médico chamado Vicent de Paul D’Argenrt fez um transplante de córnea em um aldeão local. Mesmo o procedimento sendo um sucesso grandioso para a época, quem ficou decepcionado foi o paciente. Assim que passou a enxergar, o aldeão ficou descontente com a realidade que lhe cercava, imaginou que o mundo fosse muito melhor do que agora estava podendo enxergar. Pediu então ao doutor Vicent que lhe tirasse os olhos. Depois de discussão no tribunal, o paciente ganhou a causa e entrou para a história como "o cego que não quis ver". 

2 - Pagar o pato

Significado: Ser responsabilizado por algo, muitas vezes sem ter cometido o erro.
Origem: Há duas versões conhecidas sobre a origem desse ditado. A primeira delas é sobre um jogo antigo em que amarrava-se um pato a um poste, e o jogador, montado em um cavalo, deveria passar e arrancar o animal de uma só vez. Caso não conseguisse, ele que deveria pagar pelo animal sacrificado. Outra versão diz que um camponês vendeu um pato a uma mulher em troca de sexo. Ele queria mais, mas a moça se negava. O marido da mulher então chega e questiona o motivo da discussão; o camponês então mente dizendo que estava faltando dinheiro na venda do animal, e o rapaz, acreditando na palavra do vendedor, paga o pato. 

3 - Bicho de sete cabeças

Significado: Grande problema, situação difícil de lidar.
Origem: Esse provérbio surgiu com a história mitológica "Os 12 trabalhos de Hércules". Uma tarefa dessa dúzia era matar a serpente Hidra, um animal com 7 cabeças que ficava em um pântano grego. Além de ser assustadora, toda vez em que se cortava uma das cabeças da serpente, surgiam outras duas no lugar.

4 - Puxa-saco

Significado: Bajulador, adulação exagerada a alguém.
Origem: Essa expressão foi criada para se referir aos militares que, na intenção de agradar os seus superiores, ficavam responsáveis por carregar as cargas pesadas durante as viagens. Como a atitude não era bem aceita pelos outros subordinados, tornou-se uma expressão pejorativa.

5 - Fazer uma vaquinha

Significado: União para arrecadar dinheiro, geralmente atitude feita em grupo.
Origem: Conta-se que foi uma maneira que torcedores do Vasco da Gama encontraram na década de 1920 para incentivar os jogadores do time. Toda vez que a equipe vencia, davam o valor de 10 mil réis aos atletas (ou coelho - animal do Jogo do Bicho). Caso a vitória fosse grandiosa, o prêmio seria uma "vaca", um valor de 25 mil réis.

6 - Tirar o cavalo da chuva

Significado: Desenganar alguém, mostrar que algo não será possível.
Origem: Essa surgiu desde o tempo em que o cavalo era o meio de transporte mais utilizado. Quando alguém ia visitar outra pessoa, deixava o animal em algum lugar desprotegido e em frente a casa. O anfitrião, querendo que o visitante não fosse embora, dizia para "tirar o cavalo da chuva", pedindo à visita que acomodasse o transporte em um lugar melhor e desistisse da ideia de voltar para casa naquele momento.        

7 - A cobra vai fumar

Significado: Situação que ficará tensa, incontrolável.
Origem: Durante a Segunda Guerra Mundial, boa parte da população dizia que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar naquela guerra. Ao começar a fazer parte do confronto, a FEB (Força Expedicionária Brasileira), possuía como seu símbolo uma cobra fumando cachimbo. 

8 - Pão-duro

Significado: Avareza, característica de alguém excessivamente econômico.
Origem: Provavelmente essa expressão surgiu a partir de uma peça de teatro em que havia um mendigo que sempre abordava as pessoas na rua pedindo algo, nem que fosse um "pão duro" e velho. Porém, quando esse senhor morreu, descobriu-se que ele possuía um grande patrimônio e até contas em bancos do Rio de Janeiro.

9 - Pensando na morte da bezerra

Significado: Divagar, pensar profundamente, estar alheio ao que acontece em volta.
Origem: Esse dito popular é daqueles que possuem mais de uma origem. A primeira hipótese do surgimento é bíblica; os Hebreus costumavam sacrificar bezerros a Deus em um altar. Absalão, por não ter mais animais machos, resolveu então sacrificar uma fêmea, bicho pelo qual seu filho tinha grande carinho. Após a morte do animal, o menino passou muito tempo sentado ao lado do altar "pensando na morte da bezerra".
Outra versão fica por conta da morte de um rapaz chamado Bezerra, que acusado de cometer crime grave, foi assassinado de forma brutal. Começou-se a dizer então que aqueles que ficavam sentados distraídos estavam pensando na "morte do Bezerra".

10 - Quem não tem cão, caça com gato

Significado: Polivalência, capacidade de adaptação.
Origem: De acordo com especialistas, há duas diferentes versões sobre a origem desse ditado popular. A primeira é mais literal, quando não houvesse um cachorro para usar na caça, a solução seria usar um gato. A outra é uma variação: "quem não tem cão, caça como gato", em referência a necessidade de um humano caçar com a astúcia de um gato, já que não possui um cachorro para ajudá-lo.