5 motivos para visitar a exposição 'A Era dos Games', em São Paulo O AreaH visitou a exposição sobre a história dos videogames na Bienal de São Paulo e separou alguns motivos para você conferi-la gplus
   

5 motivos para visitar a exposição 'A Era dos Games', em São Paulo

O AreaH visitou a exposição sobre a história dos videogames na Bienal de São Paulo e separou alguns motivos para você conferi-la

Confira Também

Quem cresceu jogando videogames antigos como Atari, Nintendo 64, Mega Drive, Super Nintendo ou se divertiu em máquina de fliperama (verdadeiras relíquias hoje em dia) não pode deixar de conferir a exposição "A Era dos Games", que acaba de chegar em São Paulo. Com mais de 150 jogos de diferentes épocas, a mostra leva o visitante para uma verdadeira viagem no tempo para recontar o caminho percorrido pelos jogos eletrônicos até como os conhecemos hoje. 

Dividida em 13 seções temáticas (jogos espaciais, esportivos, de luta, realidade virtual, infantis, de corrida, de ação etc) que ocupam cerca de 2.400 m² do terceiro andar do pavilhão da Bienal, a exposição promete deixar muito marmanjo com saudade dos tempos de criancinha e apresentar aos mais jovens jogos dos tempos de seus pais.

VEJA TAMBÉM

Ficou interessado? Então confira 5 bons motivos para você não deixar de visitar a exposição "A Era dos Games", que fica até dia 12 de novembro em São Paulo antes de seguir para o Rio de Janeiro. 

#1 VOCÊ PODE JOGAR TODOS OS GAMES DISPONÍVEIS, INCLUSIVE OS CLÁSSICOS

Ao contrário de outras exposições de videogames, que fazem questão de manter os consoles atrás de vidros para que sejam apenas admirados, 'A Era dos Games' permite que os visitantes joguem os 150 games que fazem parte da mostra. Jogos como o clássico Pong (1972), Pitfall (1982), o primeiro Prince of Persia (1989), Doom (1994), Daytona USA (1993), games inspirados em filmes como Star Wars e Tron e até mesmo ligados a desenhos como Pokémon, entre muitos outros, estão ao alcance dos dedos para quem quiser reviver os anos de juventude ou ter contato pela primeira vez com os jogos mais primitivos que antecederam os atuais. 

#2 VOCÊ IRÁ SE LEMBRAR DOS TEMPOS DE INFÂNCIA COM OS JOGOS 

A nostalgia é um sentimento difícil de ser evitado para quem visita o exposição 'A Era dos Games'. Em meio aos 150 jogos espalhados pelo espaço que abriga a mostra, é praticamente impossível não encontrar dois ou três que fizeram parte da sua infância e lembra-se dos bons tempos. Os mais velhos com certeza irão querer levar seus filhos para conhecer os jogos que fizeram parte de sua infância e que os mais novos possivelmente nunca teriam a chance de conhecer, enquanto os jovens têm na exposição a oportunidade de levar seus pais para relembrar as horas divertidas gastas em frente aos consoles. Tanto pais quanto filhos têm lembranças a serem resgatadas na exposição.

#3 VOCÊ PODE CONVIDAR A GALERA PARA JOGAR COM VOCÊ

Convenhamos, uma das melhores partes de jogar videogames é poder estar acompanhados de amigos e familiares para se divertir. Reunir todo mundo para derrotar o chefão daquela fase difícil, revezar o controle ao perder e poder torcer a favor ou contra um jogador são experiências que todo mundo já vivenciou e que, felizmente, podem ser revividas na exposição. Na mostra, os jogos multiplayer, que necessitam mais de uma pessoa para serem jogados, têm seu próprio espaço para que os visitantes divirtam-se com seus amigos e familiares. É possível até mesmo pegar em controles com o formato de instrumentos musicais e encarnar sua banda ou artista favorito com direito a plateia.

#4 DIVIRTA-SE EM SIMULADORES EXTREMAMENTE REALISTAS

Os videogames sempre tornaram possível viver aventuras, viajar a outros lugares e ter habilidades especiais com que sempre sonhamos, mas também tornaram possível viver experiências mais próximas da realidade. Na 'Era dos Games', os simuladores permitem que qualquer pessoa se torna um piloto de corrida (quase) profissional ou até mesmo um piloto de avião. As telas gigantes e os comandos complicados oferecem uma experiência bastante próxima do real, porém sem todos os riscos envolvidos. Quem quiser viver fortes emoções e se colocar à prova, os simuladores oferecem a oportunidade perfeita com muita diversão.

#5 VOCÊ PODE SE DIVERTIR COM JOGOS EM REALIDADE VIRTUAL 

Não pense que apenas de jogos eletrônicos "velhos" é composta a mostra 'A Era dos Games'. Em meio a tantos clássicos que fizeram parte da história dos videogames, sobra espaço para homenagear os jogos em realidade virtual, que oferecem experiências inéditas aos jogadores acostumados a joysticks e botões. Por meio dos óculos de realidade virtual, os visitantes podem defender um castelo de uma invasão usando apenas um arco e flecha, criar seu próprio sistema solar, lutar contra zumbis para sobreviver e mais. Uma das maiores atrações da mostra nesse quesito, porém, fica por conta de uma gigantesca esfera que permite que os visitantes se movimentem por esse mundo virtual. Experiência imperdível.

A ERA DOS GAMES
QUANDO? De 16/08 a 12/11, de terça a domingo, das 11h às 20h
ONDE? Pavilhão da Bienal (av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 3)
QUANTO? R$ 40 (compre aqui)


Luis Carvalho