8 lições de vida que aprendemos com Game of Thrones A série, uma das mais premiadas da atualidade, tem muito o que nos ensinar gplus
   

8 lições de vida que aprendemos com Game of Thrones

A série, uma das mais premiadas da atualidade, tem muito o que nos ensinar

Confira Também

“Game of Thrones” é uma daqueles séries fantásticas que não tem dó e nem piedade de eliminar alguns dos personagens favoritos dos espectadores. Criada por George R.R Martin, e exibida nas telas pela HBO, a história medieval é uma das mais pirateadas na internet, e uma das mais caras também para a televisão. 

Todo esse sucesso, no entanto, tem uma justificativa: a obra é recheada de elementos capazes de conquistar qualquer fã de série que se preza e até mesmo quem não é muito “chegado” no assunto. Há vários elementos-chave, como as disputas por poder, a fantasia, a ação, as matanças, as cenas mais quentes, entre outros atrativos. 

A história também não é para aqueles que sonham com finais felizes: aqui, os mocinhos sempre se dão mal. Nunca na história da televisão os espectadores forem presenteados pelo autor com tanta injustiça, episódio após episódio. 

Mas entre tanto orgulho, preconceito, injustiça e justiça – mesmo que em poucas doses –, há muitas lições de vida que aprendemos com Game of Thrones. Quer saber quais são elas? Então continue lendo!

#1 – NUNCA CONFIE EM NINGUÉM 
O mundo de Westeros cansou de provar que não se pode confiar em ninguém, às vezes nem na própria família. Basta lembrar do "O Casamento Vermelho", um dos episódios mais surpreendentes da série. Nele, a família Stark, liderada por Robb, é traída pelo Lorde Walder Frey junto de Lorde Roose Bolton – até então, aliados da casa Stark. Por confiar em quem não devia cegamente, Robb pagou um alto preço: perdeu mãe, esposa, amigos e até mesmo o próprio filho.

#2 – NÃO SEJA UM COMPLETO CRETINO 
Certamente você não quer ser uma pessoa odiada por todos, não é mesmo? Há outras maneiras de ser respeitado sem ser cruel – coisa que Joffrey Baratheon não entendeu muito bem e sua mãe esqueceu de ensinar. Por outro lado, vale lembrar que a gentileza pode salvá-lo de muitos problemas (aqui a casa Stark serve de exemplo novamente).

#3 – INFORMAÇÃO VALE MAIS DO QUE OURO 
Na série, um dos personagens mais admirados é Lorde Varys, também conhecido como Aranha e Eunuco. Dentro e fora da Fortaleza Vermelha, local em que reside o rei, ele possui diversos espiões que adquirem conhecimento para ele. Dessa maneira, Varys se utiliza de informações para conquistar a lealdade dos líderes de Westeros. Apesar da fidelidade duvidosa e da maneira utilizada para colher informações, o personagem mostra bem como gerenciar as informações à seu favor, fazendo alianças duradouras mesmo sem ser dotado de grandes riquezas.

#4 – NUNCA SUBESTIME UMA MULHER
Durante toda a série podemos notar que as mulheres são muito mais fortes que homens – muitas intelectualmente e, vez ou outra, fisicamente. O que dizer de Daenerys, por exemplo? No início, era uma menininha inocente e que, aos poucos, foi conquistando reinos e aliados mesmo com poucos recursos. Brienne de Tarth, então? Uma guerreira que não abaixa a cabeça, ou melhor, a espada, para nenhum homem e mediu sua força de igual para igual numa batalha contra Sandor Clegane, o Cão de Caça. 

#5 – A UNIÃO FAZ A FORÇA 
Em uma das cenas, o rei Robert diz como o poder de um exército é a solução. Robert levanta um dedo em uma mão e cinco dedos na outra, e então pergunta para a rainha Cersei qual número é melhor. A rainha erra. Robert diz que o poder é fruto de uma união. Um time unido é mais poderoso do que indivíduos que trabalham por si só. Você deve escolher, ao longo da vida, pessoas que são apaixonadas pelo que fazem e que estão focadas no mesmo objetivo que você.

#6 – SEMPRE PAGUE SUAS DÍVIDAS 
Um Lannister sempre paga as suas dívidas, essa é frase que a Casa Lannister carrega. Além de ser a família mais rica dos sete reinos, ela também é conhecida por pagar bem quem os atende da mesma maneira. Bem, na vida real, isso não pode ser diferente. Mesmo que você não seja bem afortunado, seja conhecido por pagar sempre o que deve.

#7 – A VIDA NÃO É UMA MARAVILHA 
Desde o começo, o autor preocupa-se em contar uma história épica. Isso que dizer que finais felizes e romances não são bem-vindos aqui. Na Guerra dos Tronos ou você vence ou você morre. A série está repleta de reviravoltas e, se você cometer qualquer vacilo, pode pagar amargamente por isso. Ned, Drogo, e até o pobre dragão Viserion pagaram caro terem se distraído um momento.

#8 – EXERCITE A SUA EMPATIA
A série conta a única história através de inúmeros personagens. Isso faz com que o público tenha perspectivas bem diferentes de cada acontecimento e decisão dos protagonistas. Essa amplitude de perspectivas – tanto no livro quanto na série – ajudam a expandir seu próprio ponto de vista e deixa com que você observe o mundo com mais empatia antes de julgar os outros e a maneira como as suas decisões irão afetá-los. 


Nathalia Marques