Universidade cria o primeiro Museu de Memes do Brasil Espaço relembra informações sobre as famosas brincadeiras da internet gplus
   

Universidade cria o primeiro Museu de Memes do Brasil

Espaço relembra informações sobre as famosas brincadeiras da internet

Confira Também

Os memes, atualmente, são as maiores figuras de humor na internet, afinal, a maioria daquelas imagens e vídeos que se espalham rapidamente e fazem você morrer de rir no Facebook, Twitter e  WhatsApp, fazem parte da moderna "ícone da cultura digital". Mas a fama deste tipo de conteúdo ficou tão grande na internet que acabaram de inaugurar o primeiro Museu do Meme do mundo. E ele é brasileiro! 

Se sua reação neste momento foi 'TÁ DE BRINCADEIRA?', fique tranquilo, pois não se trata de um espaço físico, mas sim de um acervo digital. O #MUSEUdeMEMES, como foi apelidado, é definido como "o maior acervo de memes brasileiros do país". 

A iniciativa foi feita por alunos da graduação em Estudos de Mídia e professores do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, além de alunos da pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Ao clicar em um dos memes do museu virtual, é possível ler sobre sua origem, época em que ele começou a se espalhar pela internet e como ganhou repercussão na rede. Eles vão desde os mais bem-humorados, como o conhecido "O forninho caiu" e "John Travolta Confuso", até os mais sérios, com temas que retratam casos de machismo e assédio. 

O acervo é colaborativo, logo, caso você algum dia tenha pensado em testar suas habilidades “memistícas” na internet, eis a oportunidade.

“Um museu de memes não é apenas um espaço que os reúne [e mostra] a todos, mas um espaço que lhes dá sentido, experiência. Um meme sozinho não faz Verão. Como piadas internas, é preciso que compartilhemos seu significado, seu contexto, para que o meme se efetive”, diz o site do museu.

Além de tudo isso, o site ainda traz entrevistas reais com pessoas ligadas, seja voluntária ou involuntariamente, ao universo dos memes, como o ex-candidato à presidência Eduardo Jorge, e até exposições temáticas, como a relativa ao período das Olimpíadas.


Nathalia Marques