Guia do churrasco: 6 maneiras rústicas e eficazes de acender a churrasqueira Saiba como alastrar o fogo no carvão sem que ele se apague antes gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Guia do churrasco: 6 maneiras rústicas e eficazes de acender a churrasqueira

Saiba como alastrar o fogo no carvão sem que ele se apague antes

Confira Também

Você chamou a galera, temperou a carne e comprou o carvão. Está tudo no esquema para o churrasco começar, só falta acender o fogo. O carvão já está encharcado de álcool e o fósforo está nas mãos. Você joga o fósforo em chamas e, com uma bandeja (ou uma tampa de panela), começa a abanar. Abana, abana e abana. O fogo pega, mas logo apaga.

Fazer o fogo da churrasqueira vingar pode ser uma das tarefas mais árduas enfrentadas por um churrasqueiro de fim de semana. Além de ser uma operação de risco, o fogo nem sempre se alastra com facilidade. Para o seu alívio, existem algumas técnicas simples e eficazes para acender a churrasqueira. Essas técnicas podem ser executadas com muito combustível ou com muito vento. Confira.

Método Padeiro
Sabe aquele pão velho que já está quase mofando no forno de sua casa? Ele pode servir de combustível. Umedeça-o no álcool e o coloque na churrasqueira. Cubra o pão com o carvão e jogue um pouco de álcool por cima. Jogue o palito de fósforo aceso. E espere até que o fogo se espalhe por todo carvão.

Método Tecnológico 
Não precisa bancar o tiozinho que fica abanando a churrasqueira. Estamos no século XXI e todo esse esforço pode ser substituído por um ventilador ou secador de cabelos. Basta colocar um pouco de álcool no carvão, jogar o fósforo e apontar o ventilador ou secador na direção da churrasqueira. A grande quantidade de vento vai fazer com que a brasa rapidamente se alastre de forma que o fogo fique forte e consistente.

Método Sustentável
Você está em um lugar sem tomada para ligar o ventilador? Fique tranquilo. Para jogar bastante vento na churrasqueira, você vai precisar de duas garrafas pet grandes e similares. Retire as partes debaixo das garrafas e, sem suas bases, ponha uma dentro da outra de um jeito que cada bico fique em uma ponta. Mantenha a tampa de uma das extremidades fechada e a outra aberta. Como uma bomba de bexiga, faça o movimento de "vai-e-vem" para que o ar seja jogado na churrasqueira.

Método Alcoólico
Não quer ter o trabalho de abanar, ligar o ventilador ou cortar garrafas pet? Então é melhor ter bastante álcool em mãos. Digo... álcool de verdade.

Coloque o carvão na churrasqueira de modo que eles fiquem bem amontoados. Espelhe uma quantidade razoável de álcool concentrado (95%) sobre o carvão e espere por um minuto.  Após esse tempo, o carvão terá absorvido o álcool. Tome distância da churrasqueira, acenda o fósforo e jogue-o no carvão.

Método Fogareiro
Dessa vez você vai precisar de álcool comum e uma latinha de cerveja, além do fósforo. Corte a latinha ao meio e a encha com 2 ou 3 centímetros de álcool. Coloque a latinha na churrasqueira e, em cima dela, faça uma “cabana” de carvão. Acenda o fosforo e jogue-o dentro da latinha. O álcool começará a queimar e o calor esquentará o carvão, fazendo-o queimar.

Método Sóbrio
Para usar esta técnica, você vai precisar de folhas de jornal e uma garrafa de cerveja – acredite, esse é o método sóbrio. Primeiramente, passe as folhas de jornal em volta da garrafa e coloque-a na vertical dentro da churrasqueira. Como se tentasse esconder a garrafa, jogue bastante carvão em volta dela. Tire a garrafa, mas deixe o papel no meio dos carvões. Com um fósforo aceso, incendeie algumas partes do papel. Após uns quinze minutos e muita fumaça seu carvão estará em chamas, prontinho para o churrasco.

Dicas essenciais
- Espere o fogo se alastrar por todo carvão antes de colocar a carne para assar.
- Antes de acender o fósforo, lave as mãos e deixe a garrafa de álcool em um lugar distante de você e da churrasqueira.
- Nunca acenda a o carvão com a cabeça dentro ou próxima à churrasqueira.
- Quem brinca com fogo pode se queimar. O seguro morreu de velho. (Chega de ditados populares. Bora assar a carne!)