Tiros, porradas e bombas no cinema cult Nem só do grande Chuck Norris vivem os filmaços de ação. Confira essa seleção de filmes cult de pancadaria para ver com a namorada gplus
   

Tiros, porradas e bombas no cinema cult

Nem só do grande Chuck Norris vivem os filmaços de ação. Confira essa seleção de filmes cult de pancadaria para ver com a namorada

Confira Também

Guest Post de João F. Barros (*)

Então chega a sexta-feira e tudo que você quer é dar uma relaxada vendo um bom filme e tomando aquelas duas últimas garrafas de cerveja guardadas no freezer. Sua preferência, claro, é assistir a algo com algumas belas explosões e um monte de sopapos sendo trocados na telinha - provavelmente enquanto você imagina o seu chefe pé no saco indo pelos ares junto com os últimos gangsters da película.

Mas a verdade é que sua mulher também está de folga, o negócio dela são filmes alternativos, com bons roteiros, planos de fotografia inovadores e, tanto eu quanto você sabemos que a última palavra é sempre dela, não é? E agora, companheiro? Calma, não se preocupe. A solução para evitar crises conjugais está nessa lista com cinco filmes cults, criada para que você possa se esbaldar com muita selvageria, sem ter que parecer um brucutu sem cultura na frente da sua senhora. Acompanhe!

>>>ALERTA DE SPOILER<<<

Oldboy (2003)
Vencedor do grande prêmio do júri em Cannes. Top 100 no IMDB. Roteiro desafiador, cheio de reviravoltas e com uma história surpreendente. Tudo isso e ainda porradaria intensa, com direito a dente arrancado com martelo, língua cortada com tesoura e polvo sendo engolido vivo sem efeitos de pirotecnia (sim, a cena foi filmada "na vera"). Esses são apenas alguns dos elementos viscerais que compõem este grande clássico sul-coreano dirigido por Chan-wook Park. Vale lembrar que o filme tem uma versão de 2013 conduzida por Spike Lee. Essa não vale a pena. Fique com o original e você não fará feio na frente de sua esposa/namorada e dos amigos diferentões.

Drive (2011)
O filme mais recente de nossa lista, Drive, já nasceu cult. Vou tentar fazer um resumo para você: pegue alguns carrões, adicione um roteiro para lá de decente, uma fotografia impecável, atuações grandiosas e você terá um pequeno vislumbre da película. Não me parece exagero comparar este petardo dirigido por Nicolas Winding Refn com Taxi Driver. Semelhante ao clássico de Martin Scorsese, o filme é cheio de raiva silenciosa (ainda que embalada por músicas eletrônicas), além de muitas cenas de perseguição e ainda mais tiros e pancadaria.

Pulp Fiction – Tempos de Violência (1994)
Fazer uma lista de grandes filmes cults em que a trama envolve tiroteios (além de cérebros indo de encontro aos vidros de um carro) e não incluir Pulp Fiction chega a ser uma ofensa. Vencedora dos principais prêmios do cinema - Palma de Ouro em Cannes, Oscar de melhor roteiro e outras dezenas de troféus -, a fita é dirigida por um Tarantino no auge de sua psicose criativa e conta ainda com um elenco espetacular. Pulp Fiction é uma obrigação para qualquer fã de uma história bem contada. Se você cometeu o crime de ainda não ter assistido, corre lá que eu não conto para ninguém. Se já, vale sempre rever sobre o pretesto de conferir mais uma vez a cena de dança entre Uma Thurman e John Travolta. 

Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998)
Guy Ritchie é um talentoso diretor britânico com mão cheia para bons filmes de ação. Antes de atingir o sucesso comercial em trabalhos como Sherlock Holmes, o inglês dirigiu alguns clássicos do cinema alternativo, em especial: Snatch: Porcos e Diamantes e, o melhor deles, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, no qual Ritchie (não vale fazer piada bobalhona com abajures cor de carne porque Deus castiga) conta uma história louca envolvendo gangsters, assassinos e, claro, uma infinidade de espingardas, revolveres e armas de colecionador, como uma bela Holland & Holland que aparece em uma das cenas centrais do filme.

Hooligans (2005)
Elijah Wood não é só o carinha que fez o Frodo na saga Senhor dos Anéis. Neste filme com direção da alemã Lexi Alexander, o ator vive um estudante americano que se muda para Inglaterra após ter sido expulso da universidade. Na terra da rainha, ele entra em contato com o universo dos Hooligans e cai de amores à primeira vista – ou à primeira porrada. O ponto mais interessante deste trabalho é o realismo com que o filme trata de rivalidades históricas do futebol inglês, como West Ham United e Milwall Football Club. Mas atenção: passe longe das sequências do filme. Elas não têm a mesma intensidade do original e vão tirar pontos de sua recém-adquirida carteirinha de nerd.

Agora é contigo, meu amigo. Você está com a faca e o queijo na mão para provar que os brutos também veem filmes cult. Acredito sinceramente que irá curtir a lista, mas, se não gostar, hoolligans, gângsters e trapaceiros de toda espécie vão ter uma palavrinha contigo logo, logo.

 

* Sobre o autor deste conteúdo
João F. Barros é jornalista e fã inveterado do Adam Sandler. Livros, filmes, jazz, bandas de rock esquisitas e os bons e velhos Camels fazem a sua cabeça.